Resenha #67: O Sangue do Olimpo - Rick Riordan (Intrínseca)

Título: O Sangue do Olimpo
Título Original: The Blood of Olympus
Autor: Rick Riordan
Série: The Heroes of Olympus #5
Páginas: 432
Ano: 2014
Editora: Intrínseca
Sinopse: No desfecho da série Os heróis do Olimpo, os tripulantes gregos e romanos do Argo II têm feito progresso em suas constantes missões, mas ainda não estão nem perto de vencer a sanguinária Mãe Terra, Gaia. Os gigantes estão de volta mais fortes do que nunca , e os semideuses precisam impedi-los antes da Festa de Spes, momento em que Gaia planeja despertar, derramando o sangue do Olimpo.
Para piorar, visões frequentes da terrível batalha no Acampamento Meio-Sangue assombram os sete semideuses. A legião romana do Acampamento Júpiter, comandada por Octavian, está se aproximando das fronteiras do acampamento grego. Por mais que seja tentador usar a Atena Partenos como arma secreta contra os gigantes, eles sabem que a estátua é necessária em Long Island, onde talvez consiga impedir uma guerra entre os acampamentos.
A Atena Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II segue para o leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os jovens conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar onde estão. E se Gaia despertar, será o fim.
No desfecho da série Os Heróis do Olimpo, os tripulantes gregos e romanos do Argo II têm feito progresso em suas constantes missões, mas ainda não estão nem perto de vencer a sanguinária Mãe Terra, Gaia. Os gigantes estão de volta mais fortes do que nunca , e os semideuses precisam impedi-los antes da Festa de Spes, momento em que Gaia planeja despertar, derramando o sangue do Olimpo. Para piorar, visões frequentes da terrível batalha no Acampamento Meio-Sangue assombram os sete semideuses. A legião romana do Acampamento Júpiter, comandada por Octavian, está se aproximando das fronteiras do acampamento grego. Por mais que seja tentador usar a Atena Partenos como arma secreta contra os gigantes, eles sabem que a estátua é necessária em Long Island, onde talvez consiga impedir uma guerra entre os acampamentos. A Atena Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II segue para o leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os jovens conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar onde estão. E se Gaia despertar, será o fim.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

É hora de dar tchau... É hora de dar tchau... 

Bom, chegamos ao final da eletrizante série Os Heróis do Olimpo e posso dizer que terminou de um jeito que não me agradou muito.

O nosso grupão foi dividido em dois grupos: Nico, Reyna e treinador Hedge estão levando Atena Partenos ao Acampamento Meio-Sangue a fim de acabar com a guerra entre os acampamentos, enquanto o resto do povo segue para evitar que Gaia renasça. Acho que é o máximo que posso falar sem dar spoilers.

Nesse livro, os narradores são Nico, Reyna, Jason, Piper e Leo. Essa escolha gerou controvérsia entre os fãs. Enquanto todo mundo adorou Nico e Reyna narrando, muitos odiaram a narração de Jason e Piper. Na minha opinião, não achei tão ruim. OK que eu queria mais narração da Annabeth, mas, a todos que queriam narração de Percy, tivemos os CINCO livros anteriores narrado só por ele. Então, eu acho que é a vez dos coleguinhas. Fora que não acho porre os capítulos de Jason e Piper.

Sobre a narração de Reyna e Nico, eu amei! Depois da grande revelação de Nico no livro passado, achei muito interessante saber como ele está lidando com isso e conhece-lo melhor, já que nos outros livros, só o víamos pelos olhos de outras pessoas e o definiam como: emo gótico rockeiro punk antissocial que não gosta de ser tocado. Descobrimos que não é bem assim, sociedade. Quanto a Reyna, eu sempre gostei muito dela desde que ela apareceu em O Filho de Netuno. Só acho que ela deveria ter aparecido bem mais nos outros livros, mas tudo bem... Pelo menos, podemos conhecer um pouco do seu passado, que está ligado em como ela se tornou.

Agora chegamos a parte mais importante: o final. Confesso que esperava bem mais nesse final. Gente, se formos parar pra pensar, esse livro não só encerra a série Os Heróis do Olimpo, mas também Os Olimpianos. Por isso eu esperava uma guerra com mais ações, sangue, mortes, espadadas, tiro, porrada, bomba e tudo mais. Teve uma guerra OK, com ações OK e mortes OK. O cara é trollador até no final dos finais. Não foi o final dos finais, mas foi OK.


Diferentemente de O Último Olimpiano, esse livro não termina com uma profecia ou final aberto. Então significa que tio Riordan acabou mesmo com essa mitologia greco-romana. Maaaaaaaaaaaas, não fiquem tristes. Nesse livro, ele dá uma dica sobre a próxima série, Magnus Chase e os Deuses de Asgard. Confesso que ele não foi muito sutil tanto na dica quanto no sobrenome, mas já me deixou com aquela ansiedade. Alem do mais, ele acabou de lançar O Oráculo Perdido, da nova série As Provações de Apolo. Então, sempre podemos torcer pros nossos velhos semideuses darem uma aparecida.

Sentirei falta do Cabeça de Alga e seus amigos, assim como dessas mitologias, que são as minhas preferidas. Desde que li O Ladrão de Raios, eu sabia que essa história seria uma das minhas preferidas. Acabou e veio O Herói Perdido e eu fiquei feliz por reencontrar velhos personagens e conhecer alguns novos. Apesar dos comentários sobre o final, foi uma saga que eu realmente gostei, sofri e chorei.

I'll miss you, guys!

Resenhas anteriores
Livro 1 - O Herói Perdido (The Lost Hero)
Livro 2 - O Filho de Netuno (The Son of Neptune)
Livro 3 - A Marca de Atena (The Mark of Athena)
Livro 4 - A Casa de Hades (The House of Hades)

12 Comentários

  1. Oie,
    menina eu amei este livro, alias a série inteira neh?
    Você vai adorar o livro do Apolo, tem alguns personagens de volta :D

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luiza.
    Uma pena que o livro não tenha tido um final épico, apesar de encerrar mais um estágio da série do autor. Ainda assim, acredito que vale a pena pelo percurso.
    Talvez eu dê uma chance.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Oi Luh,
    eu tenho vontade de ler esses livros. Tenho um primo de 15 anos que não lia nada, dava até uma dor no coração de ver o tamanho do desinteresse da criança. Mas de tanto falar desses livros pra ele, ele começou a ler e adorou. E melhor ainda: não parou de ler mais.
    Não li causa do seu aviso rsrs
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  4. Também não achei um porre os capítulos de Jason e Piper, até entendo a escola do Rick, mas foi impossível não senti a falta do meu cabeça de alga! #ProntoConfessei

    Adorei conhecer melhor o Nico, adorei a Reyna também, uma guerreira valorosa! Aliás, amooo as meninas do Rick Riordan, amo a Piper e como ela resgata e colocar em evidencia o poder do amor, da delicadeza e o sentido real da beleza ao longo dessa série. Apesar de ter sentido falta da narração do Percy, já disse isso aqui???? hahaha

    Seu ultimo paragrafo resume bem meus sentimentos com essa série, me deixou nostálgica ler sua série de resenhas sobre os semi-deuses e deu um cheiro de prologo a minha leitura de Magnus e Apolo que será feita em julho #FÉRIAAAAAASSSS \o/

    Ah, também deu saldades de ler "O ladrão de raios", estou paquerando o box há uma vida... estou em perigo de compra-lo.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oii, mais uma resenha sua que não vou ler porque não li os anteriores haha. Não sinto tanta vontade de ler PJO e as outras coisas do Rick Riordan, mas é melhor não ter spoiler porque ninguém sabe o dia de amanhã.

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu,

    Cada vez que leio uma resenha do Rick Riordan aqui no blog, sei que será perfeita e cheia de sentimentos, depois eu penso que devo ler os livros do autor logo.

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu *---*
    Já disse que amo as suas resenhas? Morro de rir com os gifs que tu coloca <3
    Esse gênero não é muito o meu estilo, mas as suas resenhas acabam me dando vontade de ler *---* Quem sabe não leio um dia?
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não li nenhum deles, mas adorei as resenhas. Quem sabe incluo como próxima meta.

    Beijos.

    Blog Jovens Mães

    ResponderExcluir
  9. Ah tá, lá vem você de novo me mostrar que eu estou muuuito atrasada nas leituras do Rick Riordan!!! Hiuahiuaiua
    Péra, calma, um dia coloco em dia!!!

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não sou muito fã de livros desse gênero, mas suas resenhas sempre me convencem! hehe
    Adorei a sua opinião a respeito e se te fez chorar no final, eu preciso ler, porque adoro livros que me emocionam. hehe
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  11. Olá Luiza!
    Vi a publicação da sua resenha mas estava na metade da leitura. Terminei e agora venho aqui comentar hehehe
    O segredo de Nico acabou sendo o que eu imagina e eu PIREI! PIREEEI mais ainda no livro anterior quando eles cairam em Evora, em Portugual. Estive na cidade a alguns anos e pude visualizar tudo o que foi descrito. Achei animal!
    No último livro, também gostei muito da narração do Nico e da Reyna. Acho o Jason um porre no primeiro livro mas nos demais ok, aprendi a gostar, então não incomodou. O que me incomodou foi o Leo. Dos sete é o personagem que menos gosto. Suas gracinhas não me descem.
    Também esperava mais da batalha final. Como você disse, foi ok. Tinha potencial para ser muito maior e o Rick devia aprender um pouco com o Sr. George R. R. Martin e nos coroar com umas mortes dramaticas para a gente se acabar de chorar. Espero que ele não pare por ai e daqui uns anos nos brinde com os personagens mais velhos ainda. Gostaria muito de ver Percy e Anabeth em Nova Roma, quem seria o par de Reyna, o crescimento de Nico e tudo o mais. Agora vou começar o Magunus Chase :)
    Bjs e desculpe o comentário longo huahua
    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do ANIME FRIENDS <3

    ResponderExcluir
  12. Gente, o que foi o Nico nesse livro ? Ele merecia uma série só dele <3

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)