Resenha #66: Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes (Intrínseca)

Título: Como Eu Era Antes de Você
Título Original: Me Before You
Autor: Jojo Moyes
Série: Me Before You #1
Páginas: 320
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.


Quando esse livro foi lançado, eu não senti a menor vontade de ler. Veio a notícia sobre a adaptação e a escolha dos autores e essa vontade perdurou. Foi então que saiu o primeiro trailer e mudou toda minha concepção.

Não sei se foram as cenas escolhidas, os atores caracterizados, a música do Ed Sheeran de fundo, ou o conjunto disso tudo, mas, ao final do trailer, eu pensei: tenho de ler esse livro. Não me arrependo de não ter lido antes porque sei que não teria sido a mesma experiência.

Comecei a leitura já sabendo do final - super spoiler de sua continuação - mas esse fato não atrapalhou. Na verdade, ele só incrementou. Sabendo como terminaria o livro, eu vi a história com outros olhos. Apesar de já saber do final, isso não me preparou para a enxurrada de emoções que eu iria sentir.

Narrado não só por Louisa, foi interessante ver outros pontos de vista de pessoas presentes na vida de Will e como seu acidente e sua decisão os afeta. Não é a toa que dizem que um segundo pode mudar toda uma vida. Mas, o certo seria dizer que muda várias vidas.

Algo que gostei bastante na história foi o romance que, de certa parte, não aconteceu. Will e Louisa viraram de estranhos a amigos, de onde surgiu um sentimento que poderia não ser correspondido por conta de vários aspectos. Acima de tudo isso, Louisa queria dar a Will mais razões para viver. Porém, quando alguém perde a vontade de viver, fica complicado fazê-la mudar de ideia.

Agora, a família da Lou me tirava dos nervos. Na moral. Gente, o jeito que tratavam a menina não tem condição. Eu tinha vontade de gritar para eles pararem de tratá-la daquele jeito porque não eram melhores que ela. Fora o fato que praticamente dependiam dela.

Não me prolonguei muito na resenha porque creio que esse livro não é daqueles que você tem de falar muito sobre ele. É daqueles que você tem de ler e sentir o que as palavras de outros não foram capazes de expressar o que sentiram na leitura.

28 Comentários

  1. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro, mas já tenho ele aqui comigo. Todos me disseram como é lindo, como iremos chorar horrores no fim. Concordo com você, mesmo já sabendo qual é o final, não tem como não se emocionar, pois você passa a conhecer o personagem e torcer por ele e não querer ver ele fazendo essa escolha. Mas ao contrário de você, não gostei dos atores escolhidos para o filme, mas assim mesmo irei ver, risos... Não vejo a hora de ler!!! Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    menina todo mundo tem falado tanto deste livro/filme que estou doida para ler o livro e depois ir correndo ver o filme.
    Adorei a resenha, estou bem curiosa

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que linda resenha. Ainda não li mas falam bem demais! Quero muito ler.
    Adorei tua última frase. Me deixou ainda mais instigada a ler.

    Beijos.

    Jovens Mães

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luiza.
    Esse livro parece trazer um romance bonito, sem falar que nos faz refletir sobre a brevidade da vida e também sobre o cotidiano dos tetraplégicos.
    Talvez acabe dando uma chance para a obra.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Realmente é um livro maravilhoso, chorei horrores.

    seguindo.
    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu li a metade em 2014, mas parei. Pense numa penssoa arrependida? sou eu! não devia ter parado, porque ai saiu o trailer e eu tomei tanto spoiler e tive que voltar a ler. Eu amei o livro,me prendeu tanto, a leitura flui muito bem, e eu adoro a Lou! ela é incrivel! O final me deixou em choque,não chorei e me senti a pessoa mais insensivel do mundo :(
    Beijosss
    http://leitoraemsagas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Estou muito curiosa para ler esse livro.
    Gostei bastante da resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu não li e nem tenho vontade de olhar o filme. Sei que todos estão amando, mas eu sou muito sentimental, a história parece ter um final não muito legal, e isso me deixa chateada, por isso não leio esse tipo de história :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiiiiiiiiiiiii
    Exatamente, tem de ler e sentir
    Não tem mt o que explicar hehehhe
    Já assistiu o filme?

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Luiza, tudo bem?
    Eu ainda me sinto como você no início de sua resenha. Gostei do Trailer, mas ainda não me sinto tentada a ler o livro. Mesmo com todos os elogios e tal, sinto que ainda não é o meu momento. Também não sei se irei assistir ao filme, sou manteiga derretida e acho que sairia de lá desidratada. kkkk
    Ótima resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Luiza!
    Vi o filme semana passada e adorei. Adorei a mistura entre o tragico e o engraçado e a quimica entre os atores ficou fantastica. Fiquei curiosa para ler.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do ANIME FRIENDS <3

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, e estou louca para ler esse livro. Ainda não posso comprar por causa da grana, mas vou ver se encontro ele para baixar e ler no celular rs
    Beijinhos

    Passe lá no meu cantinho Pequenamineirinha.blogspot.com 😍

    ResponderExcluir
  13. OI Lú...
    Amo de paixão este livro e estou louca para ver o filme. Sabe que li a continuação e não me surpreendeu tanto, mas recomendo também.
    ótima resenha.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi
    que bom que gostou de ler, eu ainda não li mas também peguei um spoiler do final, só que ainda quero muito ler todos falam bem e parece ser bem emocionante.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Luiza, tudo bem??

    Toada resenha que leio desse livro é super positiva, acho que só eu ainda não ,leu nada da autora, já passei da hora de ler....kkk...ótima resenha..bjssss.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu, tudo bem?
    Eu tenho vontade de ler esse livro, pois todos falam muito bem :) Queria ver o filme também, mas ando tão pobre para ir olhar em outra cidade (esse não virá para o cinema da cidade) :P
    Mas fico feliz que tenha curtido. Acho que eu demorarei um pouco mais para conseguir ler hahahah
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie
    Eu estou bem louca pra ler o livro. Vou me recusar a assistir o filme até tê-lo lido. Adorei a resenha.
    beijo

    Minha Vida Por Acaso

    ResponderExcluir
  18. Olá, Luiza.
    Eu li esse livro logo que lançou e logo no começo já dá para saber como vai terminar. Mas ainda assim fica aquela esperança de que aconteça alguma coisa e mude tudo hehe. Mas é um ótimo livro e o mais bonito são as lições que ele passa.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Oie Luiza =)

    Vou ser bem sincera. Achei o livro lindo e claro que me emocionei com a história. Mas, não achei "aquilo tudo", sabe. Logo no começo já percebi o que ia acontecer, e acho que nesse caso o clichê não funcionou muito comigo.
    É um livro bonito e triste e só, ao menos para mim.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  20. De roubar o coração e todo o nosso estoque de lágrimas, né? *_*

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  21. OI Lu! Este foi o primeiro livro que li da Jojo e desde então não deixo nenhum passar. É uma história maravilhosa e de partir o coração, chorei muito e até o ultimo parágrafo tinha esperança de um outro final.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  22. Oi Lu!!!

    Eu só vi o filme e chorei tanto, tanto que não sei se quero ler o livro e chorar mais ainda!!! Mas quero ler a continuação Depois de você e saber como a Lou toca a vida!!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  23. Oi Lu, tudo bem?
    Eu li o livro já faz um tempinho e confesso que, na época, não me emocionei nada com a estória. Não caiu uma miníma lágrima dos meus olhos... Achei o livro legal e bonito, mas nada que me tocou de forma extraordinária...
    Mas eu assisti o filme. Menina do céu! Eu me acabei de chorar e ele me tocou até no último pedacinho da alma!!!! <3 Foi o que você falou, a escolha dos atores, a música do Ed... Tudo aquilo te leva para um outro mundo, o mundo de Louisa e Will. É sensacional! Se você ainda não assistiu, assista!!!
    Beijinhos

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do blog, já tem nova seguidora! beijosss

    literalizza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Miga sua loka, vc não tinha lido o livro ainda? Que heresia! Hahahahhaa
    Fico muito feliz que tenha curtido, essa é uma história como poucas!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Luiza!
    Eu tbm li n faz muito tempo, e tbm já sabia do q iaacontecer no final, mas acho q n muda muita coisa saber kkkk
    Eu concordo cntg, acho q o livro é tudo, menos um romance. Tem tanta coisa que ele passa que a relação do Will com a Lou é meio q muito em segundo plano.
    Que bom q vc curtiu, e agora vamos ao filme! Hahaha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
    Ps: tem sorteio rolando no blog ;)

    ResponderExcluir
  27. Olá Lu, como você está?

    É mesmo um livro que precisa ser sentido, porque emoções é que não vão faltar durante a leitura! Ainda bem que você leu antes do filme, a experiência é incrível né? Concordo com você que quando uma pessoa não quer viver é difícil convencê-la do contrário.

    A mensagem desse livro é linda <3
    Beijos,
    https://queremosmaislivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)