Resenha #47: O Último Olimpiano - Rick Riordan (Intrínseca)

Título: O Último Olimpiano
Título Original: The Last Olympian
Autor: Rick Riordan
Série: Percy Jackson and the Olympians #5
Páginas: 384
Ano: 2010
Editora: Intrínseca
Sinopse: O aguardado desfecho da série que já ultrapassou a marca de 500 mil exemplares vendidos e é destaque nas principais listas de best-sellers do país.
Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

O Último Olimpiano é o quinto e último livro da saga Percy Jackson e os Olimpianos. Vamos aos acontecimentos passados. Cronos está de volta. Sim, ele conseguiu voltar do fundo o Tártaro e se apossou do corpo de Luke. Com a ajuda de outros titãs e deuses menores, Cronos segue em marcha para o Olimpo. Cronos também conta com a ajuda de vários semideuses ressentidos por não serem reconhecidos por seus pais. E, para apimentar a história, tem A Grande Profecia, que aponta para Percy o semideus que irá salvar ou destruir o Olimpo.

Um meio-sangue, dos deuses antigos filho,
Chegará aos dezesseis apesar de empecilhos
Num sono sem fim o mundo estará
E a alma do herói, a lâmina maldita ceifará
Uma escolha seus dias vai encerrar
O Olimpo preservar ou arrasar.

Com esses acontecimentos, O Último Olimpiano começa com Beckenford (filho de Hefesto) recrutando Percy para sua próxima missão: afundar o Princesa Andrômeda, quartel-general flutuante de Cronos, que segue em direção à Nova York. Mas essa missão não dá certo, pois há um espião no Acampamento, que passa pra Cronos tudo o que estão planejando.

Derrotado e triste pela perda do amigo, Percy volta para o Acampamento super desesperado, tentando achar um jeito de salvar não só o Olimpo, mas toda a civilização ocidental. E é com esse enredo que tudo começa.

Percy aceita a proposta de Nico (que não vou revelar para não estragar a surpresa). Mas, antes disso, ele conhece a mãe de Luke. Ele se impressiona com o estado da mãe do seu ex-amigo. Depois desse encontro e de um telefonema para sua própria mãe, Percy faz exatamente o que Nico lhe propôs e volta para a batalha.

Depois de muitas lutas, decepções, perda de amigos, ajuda de alguns e reaparecimento de outros, Percy e Annabeth conseguem chegar ao Olimpo. E quem eles encontram? Ponto para quem disse Cronos! É nesse momento que saberemos se a Grande Profecia será cumprida ou não.

Em O Último Olimpiano, serão respondidas todas nossas dúvidas, principalmente: será que Cronos conseguirá destruir o Olimpo? Será que a Grande Profecia irá se realizar? Ele te prende a cada página, a trama vai se desenrolando e você pensa: Meu Deus! Como eles vão conseguir? São tantas perguntas que você se pergunta se elas serão respondidas. Eu mesma já estava fazendo uma relação de perguntas pra me guiar e saber se todas foram respondidas.

Somos apresentados à mãe de Luke, motivo maior por ele ter se revoltado com os deuses. Também ficamos sabendo como Annabeth, Thalia e Luke se conheceram. Conhecemos alguns deuses inferiores e mais alguns titãs pra nossa lista.

E para quem estava com saudades da Rachel, ela volta e com grande estilo. Sempre ajudando o Percy e fazendo Annabeth ficar com ciúmes, ela tem um final surpreendente. Outro personagem importante é Nico, filho de Hades. Praticamente por causa dele que Percy consegue lutar sem sair ferido.

Como não poderia deixar de faltar, as cenas de ação são muito bem elaboradas. Ora rimos com Percy e suas descrições, ora sentimos sua tristeza por perder amigos nessa batalha.

O final é TOTALMENTE surpreendente. Quando eu digo TOTALMENTE porque é TOTALMENTE. Me surpreendi muito com os últimos capítulos e o tão esperado final. Sinceramente, não deixou a desejar. Foi perfeito *-* Falando em final, na época eu, inocente, não sabia que havia um gancho para a próxima série, Herois do Olimpo.

Queria muito agradecer pessoalmente ao tio Riordan. Nunca uma saga me prendeu e me agradou tanto como essa. Juntou duas coisas que amo: mitologia grega + ler. Recomendo muito muito muito mesmo essa saga.

O Último Olimpiano é o último livro de uma saga muito especial e interessante com personagens especiais e interessantes e feita para pessoas especiais e interessantes.

Resenhas anteriores
Livro 1 - O Ladrão de Raios (The Lightning Thief)
Livro 2 - O Mar de Monstros (The Sea of Monsters)
Livro 3 - A Maldição do Titã (The Titan's Curse)
Livro 4 - A Batalha do Labirinto (The Battle of the Labyrinth)

13 Comentários

  1. Olá Luiza!
    Também gostei muito da saga. Eu torcia o nariz mas foi só ganhar o primeiro livro de presente para me apaixonar. Estou lendo agora a série Herois do Olimpo. O primeiro livro é meio chatinho mas estou adorando o segundo!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - MEGA SORTEIO DE ANIVERSÁRIO! LANÇAMENTO STEPHEN KING + TIMOTHY ZAHN E RENATA VENTURA AUTOGRAFADOS!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!
    AHHH, Percy Jackson é meu amorzinho. Amei cada momento que passei lendo essa primeira parte da série, embora meu favorito entre os cinco seja o terceiro <3 e o segundo o que menos gosto. Mas gostei muito de Último Olimpiano. Sofri um bocado com algumas mortes, e fiquei na agonia esperando outros personagens que gostava morrerem. Espere até você lê Os Heróis do Olimpo, ai você vai ver o que é tiro.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi, oi.

    vou confessar que essa série nunca me chamou muito a atenção por tratar de assuntos que não me interessam muito. contudo, acompanhando as tuas resenhas, senti que to perdendo muita coisa, sabe? vou dar uma chance pra ela e ler o primeiro. vamos ver se eu me empolgo tanto até chegar ao último.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza, tudo bem?
    Eu não curto muito o estilo desta saga, mas sempre ouço muitos elogios, e pela sua resenha dá pra sentir o quanto a série é interessante.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse livro final é demaais! Lembro que bateu aquela sensação de tristeza profunda por acabar as aventuras do Percy, e aí o tio Rick me surge com Os Heróis do Olimpo e uma felicidade infinita hahaha adoreeei a sua resenha! Tô ansiosa pelo livro do Apolo que tá pra sair mês que vem <3

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. oi, tudo bom? Esse livro é sensacional mesmo, eu devorei ele em um dia hahaha Agora preciso ler as outras séries do autor, espero que elas sejam tão boas quanto essa foi haha Adorei sua resenha <3

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii Lu, tudo bem???
    Essa série é o máximo mesmo :)
    Eu demorei um tempão para começar a ler, mas assim que comecei li tudo rapidinho :)
    Eu ainda pretendo ler a série que vem a seguir, mas já vi muitas pessoas falando mal, algo que acaba me desanimando um pouquinho :P
    Mesmo assim, ainda pretendo ler outros do Rick :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu estou morrendo de vontade de reler essa série, Percy é um personagem que amooo profundamente, um menino incrível, gostaria que ele fosse meu aluno para amar, apertar, morder... enfim! Adoro quando as pessoas amam ele como eu amo!!!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha! Já li o livro.
    blogmichaelvasconcelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ouço falar muito bem dessa saga! Tenho amigos que são muito fãs!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  11. OOi! Não lembro se cheguei a comentar nas resenhas anteriores, mas enfim... Não sou adepta a Percy Jackson, mesmo com tantos elogios nunca senti desejo real de iniciar a leitura. Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Quando você falou que fez uma lista com as perguntas para saber se ele iria respondê-las, não aguentei, tive que rir. E o tio Rick não decepcionou!!! Não acredito que ainda não li essa série, parece ser realmente fantástica e como você adoro mitologia. Eu já tenho os livros aqui e da outra série também, é falta de tempo mesmo. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu,
    Vejo que todos os jovens curtem essa série e tenho que me animar em começar a ler e poder acompanhar a turma aqui de casa.
    Beijinhos


    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)