Resenha #27: O Ladrão de Raios - Rick Riordan (Intrínseca)

Título: O Ladrão de Raios
Título Original: The Lightning Thief
Autor: Rick Riordan
Série: Percy Jackson and the Olympians #1
Páginas: 400
Ano: 2008
Editora: Intrínseca
Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os Olimpianos, O Ladrão de Raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


Em O Ladrão de Raios, conhecemos um garoto de 13 anos que sofre de hiperatividade, déficit de atenção e dislexia chamado Perseu Jackson, mais conhecido como Percy Jackson. Já não bastava esses problemas, ele descobre que é filho de um deus grego. E descobre do jeito mais peculiar possível: sua professora de matemática tenta matá-lo. Com essa descoberta, vem mais outras: seu melhor amigo é um sátiro – e seu protetor júnior, como ele sempre deixa claro -, seu professor é um centauro, o Olimpo fica em cima do Empire State, os monstros que ele sempre estudou são REAIS...

Para fugir de todos os monstros que vivem em Nova York – e não são poucos -, Percy vai para o Acampamento Meio-Sangue, o que não adianta muito. Após ser quase morto por Clarisse (filha de Ares), ele é reclamado por Poseidon como seu filho. Tecnicamente, isso deveria melhorar sua imagem, mas isso não acontece. Nenhum dos 3 grandes – Zeus, Poseidon e Hades – deveriam ter filhos após a 2ª Guerra Mundial – que foi causada por seus filhos. Aparentemente, só Hades cumpriu o trato: Poseidon teve Percy e Zeus, Thalia, que, quando estava à beira da morte, Zeus a transformou num pinheiro, localizado na entrada do Acampamento. Como eu disse, aparentemente Hades cumpriu, mas, isso é assunto de outra resenha.

Continuando, após ser reclamado, Percy é mandado ao Oraculo – segundo Percy, parece uma múmia usando roupas hippies – e este o manda para uma missão: resgatar o raio mestre de Zeus, que foi roubado. Lhe acompanhando na missão está Grover – seu protetor Junior – e Annabeth que, no começo, não é muito amigável com Percy. Com direito de ataque da Medusa, passeio na montanha russa de Hefesto, explodir um museu, lutar com a mãe de todos os monstros, luta de espada com Ares, Percy finalmente descobre o ladrão foi Luke, filho de Hermes. O que Luke quer fazer com o raio? Tomar o lugar de Zeus? Não. Ele simplesmente que ressuscitar Cronos, o terrível titã.

Além de conhecer alguns personagens que ficaram fora do filme – Dionisio, Cronos, Clarisse, entre outros – O Ladrão de Raios é um livro de leitura fácil e divertida. O livro é em 1ª pessoa então, vemos tudo do ponto de vista do Percy, o que é bem legal. Algumas observações são bem sarcásticas e algumas descrições são bem engraçadas. O modo como se desenrola a história é bem cativante. E no quesito ação, não deixa a desejar.

A relação de Percy com Annabeth também é muito engraçada. Diferente do filme, eles não passam um minuto perto um do outro sem querer se matar. De inicio, ela não é muito amistosa com ele, mas decide ajudá-lo na sua missão. Por que? Bem, alem de ser muito inteligente – o que já é uma grande ajuda – Annabeth, assim como vários campistas, quase nunca saiu do Acampamento. O Acampamento é o único lugar onde os monstros não podem entrar. Toda vez que um campista cruza a fronteira, parece que – segundo Percy - setas de neons apontam para ele, mostrando sua localização. A mesma coisa acontece com celulares.

Como os monstros acham um herói? Todo filho semideus tem o cheiro diferente dos “normais”. Acho que é por causa do sangue. Os monstros acham os semideuses pelo seu cheiro, farejando. E quando um semideus descobre que é semideus, seu cheiro se torna mais forte.

Um dos meus personagens favoritos é Dionisio ou senhor D, como ele gosta de ser chamado. Sr D é o diretor do Acampamento. Punição de Zeus. Ele não gosta muito dessa “ocupação” e faz questão de deixar claro. As partes em que ele aparece são hilárias e as suas tiradas são ótimas.

O que eu acho mais legal nisso tudo é o fato de Riordan usar a mitologia grega no mundo atual. Eu já comentei que amo mitologia grega. Confesso que nunca vi livros assim. Sem perceber, você aprende varias coisas sobre mitologia. Monstros, como Medusa ou Minotauro, de repente aparecem na sua frente. Deuses com aparência normal, como Poseidon no seu 1º encontro com Percy: bermuda, camisa havaiana e sandálias.

O Ladrão de Raios abre as portas de uma grande série que envolverá muita aventura, ação e mitologia grega.

37 Comentários

  1. A premissa do livro é muito boa, realmente. Além disso, Rick foi um dos primeiros a desbravar essa mistura de mitologia e realidade na literatura contemporânea juvenil, o que faz a obra ganhar em originalidade.
    Apesar de alguns problemas, a obra é bem agradável. Gostei bastante da leitura.
    Senhor D é realmente hilário.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!
    Dá para acreditar que ainda não li Percy. Eu tenho aqui em casa a coleção, que comprei porque meu filho adora e é fã dos filmes também. Ele recentemente me sugeriu colocar a coleção na minha meta de leitura e acabei adicionando. Com a sua resenha fiquei ainda mais motivada a começar a ler.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luiza! Tudo bem? Eu adoro mitologia grega, mas sei lá... Nunca tive interesse em ler o livro. Mas algo me diz que um dia vou acabar lendo todos os livros do Rick Riordan! rs Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Luiza, sabe que ler sua resenha me deu uma baita vontade de pegar o livro e ler?! Pois é, tenho todos os livros e nunca li, só vi os filmes, você escreveu sua resenha maravilhosamente bem! Parabéns!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-blackbird-fuga-vreditorasbr.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Luiza,
    Acredita que ainda não li Percy?
    Só vi os filmes e adorei e olha que só vejo criticas nas adaptações.
    Tenho certeza que vou amar os livros. Assim como você adoro mitologia grega.
    Bjs
    Diário dos Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu...
    Eu amo mitologia grega, e depois de ler Percy, aprecio mais ainda... gosto muito desta saga... e o Sr D é Demais!!!!!

    Belas terapias

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Vi apenas um filme do Percy, fui mais porque meu namorado curte, não é o tipo que me atrai, mas que bom que curtiu!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu adoooooooorei os livros do Percy Jackson! Torcia o nariz até que ganhei O Ladrão de Raios de presente de Natal e me apaixonei! Quero agora ler logo a nova saga.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  9. Este foi o único livro da série e do autor que li até hoje, li por curiosidade pois, não sou muito chegada no tema, mas confesso que gostei do que encontrei nas páginas de O Ladrão de Raios.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu! Acredita que nunca li nada deste autor? Esta história só conheço pelo filme, mas já me avisaram que não tem nada em comum com o livro. Acredito que eu vá gostar, adoro seres mitológicos e aventura.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu! Tudo bem?

    Eu comecei a me aventurar na mitologia esse ano. Mas apesar de ter gostado desse universo, eu ainda não tenho interesse em ler PJ. Sei lá... já assisti alguns pedaços dos filmes e achei bem bobo, sabe? Mesmo sabemdo que adaptações não são fiéis, senti que não gostaria da leitura... mas eu nunca digo nunca! Quem sabe um dia!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Luiza! Eu não li os livros, mas assisti aos filmes. Não achei nada demais nem chamaram minha atenção. Mas ouvi muita gente ao longo do tempo dizendo que os filmes são beeem diferentes dos livros. Talvez dê uma chance algum dia, quem sabe.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu, tudo bem?
    Eu já li esse livro, na verdade, li a série em menos de 1 mês e meio (haha).
    Ainda bem que gostou do livro, o meu preferido é o 3° (A Maldição do Titã), espero que possa ler todos, porque vai adorar!
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Eu adoro essa série de livros, minha queridinha e o filme é uma porcaria. Vai aparecer ainda personagens interessantes como o Nico. Adoro a escrita do Rick

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu!
    Essa série é tãaao famosa, e até hoje nunca li um dos livros! Admito que não me interesso muito por não ser muito fã de infanto-juvenis e aventura, mas o fato de haver tanta mitologia grega me atrai. Adorei saber sua opinião <3
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Luiza!
    Também acho interessante essa proposta de trazer a mitologia grega para o mundo de hoje. Já ouvi falar muito bem da série, mas nunca me empolguei a ler.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Menina sou louco pra ler essa série. Eu assisti aos filmes e uma pena que não continuou, achei bem fraquinhos, mas gostava assim (rs.).
    Agora quero ler a série tão bem comentada e querida.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oii (:
    ah, eu gosto tanto dessa série.
    li faz uns anos mas lembro que foi o primeiro livro que comprei com meu dinheiro haha tem um lugar especial na minha vida, e só de falar que um livro é do Riordan, já quero ler :D


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Luiza!
    Eu adorei esse livro também.
    Percy é tão amorzinho, rs.
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, Luiza.
    Eu amo os livros do Rick e já li quase todos. Percy Jackson foi muito mal visto depois dos filmes. Quem assistiu o filme e não leu o livro fica com aquela sensação de que é ruim. Porque vamos combinar a adaptação é a pior que eu já vi na minha vida. Mas os livros são bons e a mitologia presente faz valer a pena.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  21. Ahh, acho incrível ver que esse livro continua agradando tanta gente mesmo depois de tanto tempo hahahah Percy Jackson foi parte da minha pré-adolescência e tem um lugar muito especial na minha vida <3 É como Harry Potter foi pra tantos...
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  22. olá, tudo bom? Meu Deus já li essa série inteira e adorei <3 Devorei o livro todinho e um dia só...confesso que tinha assistido o filme antes de ler e me surpreendi no quanto tudo é tão diferente no livro e no filme ^^ Adorei a resenha <3

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Adoro Percy Jackson. Sempre envolve a gente naquele mundo de criaturas, heróis e vilões :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oie...
    Essa série parece ser muito legal!
    Também amo mitologia grega e esse fato me fez desejar o livro agora :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, Lu!
    Eu amo os livros de PJO, justamente por ser uma aventura envolvente e a escrita engraçada.
    Beijinhos

    Borboletas de Papel
    | Dossiê Cultural
    Conheça o projeto literário #12HistóriasBrasileiras e participe!

    ResponderExcluir
  26. Por incrível que pareça ainda não li esse livro, mas morro de vontade pois a me interesso muito pela história dele! Beijos!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  27. Amo esse livro! Li toda a saga e é muuuito boa! A leitura é rápida e dinâmica, pena que os filmes não são tão fiéis, porém, se vc esquecer do livro, eles ficam até interessantes! Beijoss

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi, Luiza!
    Confesso que só assisti ao filme desse livro... rsrs... mas gostei bastante... um dia tomo coragem para ler.

    Te indiquei para responder uma TAG:
    http://gatitaecia.blogspot.com.br/2016/02/tag-sisterhood.html#more
    Espero que goste!
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  29. Oi Lu,
    Já ouvi bastante sobre essa série e já assisti o filme que confesso ter amado! Más ainda não tive a oportunidade de ler...está na minha lista nada pequena de leituras para 2016 *-*

    Beijocas; *

    http://mundodosonhos2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá Lu,

    Eu adora essa série e li os cinco primeiros livros rapidamente, agora preciso começar os Heróis do Olimpo que estão na minha lista de espera, excelente resenha...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi Luiza, sua linda, tudo bem
    Peço desculpas pela demora, espero que tenha tido um ótimo feriado. Eu sempre gostei de mitologia desde pequena, sou fascinada por esse universo. Ainda não tive a oportunidade de ler essa série, mas adorei saber que o autor colocou esse mundo na frente dele com a linguagem moderna. Tenho certeza de que irei me divertir com Annabethe.
    Sua resenha ficou ótima, não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. LOie,
    eu amo esta série. O primeiro livro é o mais fraco de todos, mas a série é ótima.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi Luiza, tudo bem?
    Tenho um relação de amor e ódio com essa série sabe?
    Os dois primeiros livros não me prenderam por nada nesse mundo,
    mas acredito que ter visto os filmes antes influenciou negativamente.
    A partir do 3º livro comecei a ficar realmente interessada, e agora
    quero terminar logo toda a série =)

    Um beijo!
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oi Luiza, tudo bem?
    Adorei sua resenha e fiquei até com vontade de ler...
    Eu nunca li nada do autor, mas esta série é super elogiada, então pode ser que leia uma hora dessas.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oiii Lu, tudo bem??? Eu adoro os livros do percy =D Quero dizer, só li essa primeira coleção. os outros eu ainda não li, mas desejo ler. Assim como outros livros do autor. Ele é o máximo hahahhah. E a narrativa do garoto é demais mesmo. os nomes dos capítulos então... nem se fala hahahha
    Ahhhhh , nem sei se dá pra dizer que é spoiler, já que a maioria já leu o livro ou viu o filme hahahhahah, mas quando você disse quem é que havia roubado o raio quase morri aqui hahahha :3 Eu já li, mas... :3
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Adorei como foi trazida a mitologia em PJO/HDO, mas o tio Rick lança tanto livro que se eu fosse começar hoje em dia não teria coragem!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi Luiza,

    Eu tenho o box com a série tem uns 2 anos e nunca li o primeiro livro. Sempre ensaio de ler e acabo pegando outra coisa. Tenho vontade de ler exatamente por envolver mitologia grega.

    Espero que quando eu pegar pra ler goste também. =)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)