Resenha #6: O Apanhador de Sonhos - Stephen King (Suma de Letras)

Título: O Apanhador de Sonhos
Título Original: Dreamcatcher
Autor: Stephen King
Páginas: 656
Ano: 2001
Editora: Suma de Letras
Sinopse: O Apanhador de Sonhos une, numa mesma história, terror, amizade e ficção científica. O cenário é a pacata cidade de Derry, no Maine, estado onde mora Stephen King e eleito pelo escritor para ilustrar grande parte de suas mais famosas tramas. E é lá que quatro garotos presenciam uma cena chocante: Duddits, um menino portador de síndrome de Down, é torturado por uma gangue de adolescentes. Num ato de coragem os quatro conseguem salvar a vida do indefeso menino.
O que os amigos não ficam sabendo é que Duddits é um menino especial, com poderes para penetrar na mente de outras pessoas e compartilhar pensamentos e lembranças. Uma espécie de apanhador de sonhos. Em pouco mais de duas décadas, esse encontro será fundamental para salvar a vida de toda uma cidade.
Uma floresta do Maine, 25 anos depois: os quatro, agora homens, mais uma vez se encontram diante de uma cena que os atormenta. Um homem aparentemente perturbado solta frases desconexas sobre luzes vindas do céu. Em meio à noite, os sussurros soam como uma terrível profecia que se concretiza. Seres alienígenas invadem a cidade de Derry, matando gente, bichos e vegetação. Assim como o apanhador de sonhos, capturam mentes. Menos a de Duddits. E ele, que tem a mesma capacidade especial dos asquerosos e malignos extraterrestres, será o único que poderá salvar a cidade dos alienígenas e, conseqüentemente, impedir que agentes do FBI levem a cabo o plano de dizimar toda espécie viva da região e afastando, definitivamente, a ameaça que veio do espaço.

Não sei o que se passava na minha cabeça de adolescente quando li TRÊS livros do King em seguida. Eu sempre fui uma pessoa que nunca gostou de terror (nunca assisti Boneco Assassino e até hoje sou traumatizada com o filme Os Outros). Porém, os livros do Stephen me conquistaram de um jeito que eu não queria largar esse gênero de jeito algum.

Quando li O Apanhador de Sonhos, já havia assistido o filme mas, não lembrava muito bem da história. Algumas partes do livro foram reavivando algumas cenas na memória.

A história se passa na cidade de Derry, cidade onde também protagonizou It (PENNYWISE LIVES). Um dia, voltando da escola, os amigos Henry, Jonesy, Beaver e Peter se depararam com alguns bullies maltratando um menino. Mal sabiam eles que ao ajudar Duds, o menino, as suas vidas mudariam para sempre.

Passados alguns anos, o quarteto tem uma tradição de todo ano se encontrar numa casa de campo. Nesse ano, eles encontraram um homem ferido perto da casa e decidiram lhe ajudar. Falando coisas desconexas, logo os quatro descobrem que alienígenas estão na cidade e a única esperança de salvá-la é o garoto, agora adulto, que eles salvaram quando criança.

Quando a gente pensa que Stephen King não pode usar nada mais assustador, ele me vem com aliens nojentos. Sim, nojentos. Não vou entrar em detalhes porque seria spoilers mas, eles soltam uma substância que vai comendo seu hospedeiro por dentro até sair por um lugar não muito legal.

A história é bem eletrizante. Lembro que passava as aulas todas na escola, sentada lá no fundo da sala, escondida só pra terminar de ler. (Crianças, não façam isso). A cada página, você fica preso, querendo descobrir o que vai acontecer.

Como falei antes, eu li o livro depois que vi o filme. Na verdade, eu só sabia que havia visto a adaptação porque eu sentia aquela sensação de deja vu em várias passagens (lerda nem um pouco). Depois que acabei, não revi o filme mas, pretendo fazer isso algum dia, apesar não ter sido bem recebido pela crítica.

Apesar de ter umas partes que me deixaram confusas - como sempre - foi uma leitura prazerosa e mais leve, se comparada com O Iluminado. Indico esse livro pra quem quer começar a ler algo do King mas não quer começar com um palhaço psicopata, cão homicida ou carro possuído.

16 Comentários

  1. Oi Luiza, tudo bem?
    Menina, quando eu era adolescente lia e via muito terror. Acho que com o passar dos anos fui ficando mais sensível, medrosa, sei lá. Hoje em dia não curto mais. Mas adorei a resenha. Leve e divertida... fiquei curiosa para assistir ao filme.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii Luiza, tudo bom?
    Só a sinopse desse livro deixa você cheia de curiosidade. Achei engraçado que você tenha ficado traumatiza com o filme Os Outros, haha, min ha mãe me fez assistir tantas vezes aquele filme para ela entender que parei de sentir medo, apesar de que nas primeiras vezes que assisti passei noites en claro.
    Estou cheia de livros do Stephen King pra ler, é cada um melhor que o outro! Não sei nem por onde começar e agora tenho mais um pra lista <3
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luiza.
    Tinha uma época que li todos os livros que tinha na biblioteca da escola onde eu estudava, por isso li todos do King que tinha lá. Esse estava entre eles, e confesso que mal me lembrava da história até assistir o filme um dia. Eu gostei, mas não tanto assim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza!
    Eu nunca sei por qual livro começar, rs. Boa dica \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Luiza!!
    King é mestre em tudo o que escreve.Leria até a lista de comprar dele hahahahahhaa
    Lembro que vi algumas partes do filme e não gostei muito,mas como se trata de King ainda quero ler o livro pra tirar minhas conclusões.Mais um livro gigante dele,tô com It e Sob a Redoma pra ler hahahahhahaha
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Luiza!
    Preciso confessar que, pela premissa, eu jamais leria esse livro. Mas em se tratando do SK sei que ele consegue fazer algo genial com absolutamente qualquer coisa (até aliens nojentos).
    Tenho outros livros do autor como prioridade, mas, como boa fã que sou, um dia lerei esse também (e o do palhaço psicopata, e o do cão homicida e o do carro possuído, rsrs)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oiii, tudo bem???? Cê gosta do King mesmo né???? hehehhehe
    Eu não gosto muito dele e também não gosto de Aliens, kkkk, então passo a vez hahahah
    Ahhh e eu amo o filme Os Outros hahaha
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    Poxa, não curto muito os livros do autor, todos que li achei muito chato e sem pé nem cabeça rsrsrs
    vou passar a dica

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luiza! Tudo bem? Menina, eu quero muito ler mais livros do King! Esse tem uma premissa ótima e os seus comentários só fizeram com que eu ficasse com ainda mais vontade de lê-lo! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  10. King sempre usando as coisas mais loucas para causar terror. <3
    Carro amaldiçoado é tudo de bom. haha
    Quanto ao livro, ainda não li. Infelizmente ainda não pude conferir essa obra. Contudo, o simples fato de haver alienígenas no meio já me chama a atenção.
    Vou conferir, com certeza.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  11. Oláá Luiza, tudo bem??
    Ainda não havia lido uma resenha desse livro do Stephen King então não tinha muita curiosidade em ler esse, porém agora fiquei mais empolgada, apesar e você dizer que tem umas partes confusas haha
    Espero ainda ler esse. ^^
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Eu não gosto de filme de terror e nem O boneco assassino tenho coragem de assistir.
    Só que tenho curiosidade de ler esse livro. Algum dia vou ter que ler algo desse homem, pois tenho curiosidade. Acho que já vi falarem do filme e não do livro. Deve ser bom mesmo já que passava as aulas lendo. Gostei da sua resenha.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Luiza, tudo bem com você?
    Amo filmes de terror, mas igual a você ainda não assistir ao filme.
    Não conhecia o livro, mas adorei a sua resenha.
    Parabéns pelo blog, ele está maravilhoso.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esse eu ainda não tenho, mas já quero comprar...uauhahua

    Adorei a resenha!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  15. Queria ter lido essa resenha antes de comprar IT sem nunca ter lido nada do autor hahahaha. Aqui estou eu, adiando essa leitura há mais de um ano, por ser gigante e por medo de não gostar.
    Sua resenha me deixou muito curiosa. Provavelmente entrará na minha listinha caso tudo der certo com o palhaço assassino :P


    Conhece o nosso blog? Estamos sempre retribuindo visitas e comentários de nossos amigos blogueiros :D
    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  16. Eu assisti o filme muitos anos atrás, logo após ser lançado em vhs (o tempo passa muito rápido) e por incrível que pareça estou assistindo o filme nesse momento que escrevo. Eu gostei do filme, não sou fã de terror, prefiro os suspenses e ficções científicas, acho que por isso gostei do filme, apesar de ser nojento, e meio escroto. Mais gostei do enredo, estou com o livro para ler. Resolvi assistir o filme é ver qual sera minha opinião após ler o livro. Visto que foi um filme muito criticado negativamente. Ou eu gosto de coisas ruins, ou talvez o filme não seja tão ruim assim.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)