Resenha #915: Hello Stranger - Katherine Center (St. Martin's Press)

Título: Hello Stranger
Título Original: ---
Autor: Katherine Center
Série: ---
Páginas: 336
Ano: 2023
Editora: St. Martin's Press
Sinopse: O amor não é cego, é apenas um pouco embaçado.
Sadie Montgomery nunca viu o que estava por vir. . . Literalmente! Em um minuto ela está comemorando a maior conquista de sua vida - ficando como finalista na competição North American Portrait Society - no próximo, ela está deitada em uma cama de hospital diagnosticada com uma condição "provavelmente temporária" conhecida como cegueira facial. Ela pode ver, mas cada rosto que ela olha agora é um quebra-cabeça confuso de características desconexas. Imagine tentar ler um livro de cabeça para baixo e em outro idioma. Esta é a nova realidade de Sadie com cada rosto que ela vê.
Mas, enquanto ela luta para sobreviver, agarrar-se ao seu sonho artístico, resolver os principais problemas familiares e cuidar de seu amado cachorro, Peanut, ela se apaixona? Luxúria? Uma obsessão temporária para distraí-la dos problemas reais de sua vida? Não com um homem, mas com dois homens muito diferentes. O momento não poderia ser pior.
Se ao menos sua vida estivesse um pouco mais em foco, Sadie poderia encontrar seu caminho. Mas perceber qualquer coisa claramente agora parece impossível. Mesmo que existam coisas que só podemos encontrar quando não estamos procurando. E tem gente que aparece quando a gente menos espera. E há sempre, sempre outras formas de ver.

Em um momento, Sadie Montgomery está comemorando sua aceitação em um concurso que pode mudar sua vida, mas no momento seguinte, ela está sofrendo de prosopagnosia, mais conhecida como cegueira facil, como consequência de um procedimento. Com isso, a pintora se vê incapaz de reconhecer seu próprio rosto e muito menos conseguir trabalhar na pintura que poderia render sua vitória no concurso.

Enquanto tenta seguir em frente e esperar pela recuperação, Sadie embarca em uma jornada de autodescoberta, encontrando surpresas e talvez até o amor em lugares inesperados. 


Eu gostei muito de A Guarda-Costas e estava super ansiosa por esse livro. Infelizmente ele acabou não atendendo às expectativas. Pelo menos a escrita da autora continua aquela delicinha de fluída e fácil, mesmo com todos os problemas que tive com Sadie.

É difícil não simpatizar com a situação de Sadie. Imagina você de repente não poder reconhecer ninguém. Pela narração ser em primeira pessoa, Katherine conseguiu passar muito bem todo o sofrimento de Sadie, mesmo ela tentando se manter positiva e com esperança. Entretanto, Sadie muitas vezes se mostra infantil, mimada e muuuuuito orgulhosa. Isso dificultou em alguns momentos, pois claramente ela precisa de ajuda mas acaba até tentando ignorar sua situação. Eu sei que ficou meio contraditório tudo isso que falei da pintora, mas foi como eu me senti. Em um momento eu estava triste por ela e no outro, estava gritando "para de ser teimosa assim e abre o jogo".

Por outro lado, Joe, um personagem adorável, demonstra uma paciência incrível ao lidar com Sadie. Juntos, eles formam um casal fofo, apesar dos momentos difíceis enfrentados por ela. Já tinha sacado desde o início como se daria o lance do romance e interesses amorosos, não atrapalhou tanto a leitura, apesar de ter se tornado um pouco cansativo já que Sadie amava tirar conclusões precipitadas sobre a pessoa que mais lhe ajudou durante esse tempo.

Outro ponto que me incomodou um pouco foram os personagens secundários. Eles pareciam muito caricatos em suas participações. Katherine até tenta em certo momento nos fazer entender porque uma certa personagem agia da forma que agia com Sadie, mas é completamente sem justificativa.

Por mais que eu tivesse meus problemas, não posso deixar de destacar o crescimento de Sadie durante a história. Como falei a escrita da autora é bem gostosa e por isso a leitura flui. 

2 Comentários

  1. Oi Lu, tudo bom?
    Acabei de ler meu primeiro livro da autora e gostei bastante.
    É algo mais feijão com arroz, mas funciona porque a gente lê sem cansar!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OI Lu! Quero ler o livro da autora que acabou de ser lançado aqui. Pena esse não ter superado suas expectativas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)