Resenha #757: Os Cem Mil Reinos - N.K. Jemisin (Galera Record)

Título: Os Cem Mil Reinos
Título Original: The Hundred Thousand Kingdoms
Autor: N.K. Jemisin
Série: Inheritance #1
Páginas: 378
Ano: 2021
Editora: Galera Record
Sinopse: A jovem Yeine é convocada para a majestosa cidade Céu, onde, para sua surpresa, é nomeada herdeira do rei Dekarta Arameri, o avô que jamais conheceu. Antes de seu nascimento, sua mãe abandonou a realeza para viver um grande amor. Deixando para trás também a família, o sobrenome, o legado e, principalmente, as intrigas envolvendo a família Arameri. Deserdada e distante, ela não preparou Yeine para a vida no palácio, que além de abrigar a família mais poderosa dos cem mil reinos, serve de prisão para deuses de verdade.
Yeine não esperava cruzar com os deuses nos corredores do palácio e muito menos que eles tivessem que satisfazer a vontades e caprichos de seus parentes (e rivais) mais poderosos. O trono dos cem mil reinos não é fácil de ser conquistado e Yeine precisa sobreviver em meio a segredos, traições, magia e o interesse dos deuses por ela. Em especial, o mais perigoso de todos, Nahadoth, também conhecido como Senhor da Noite, o primeiro ser vivente do universo.

Após a morte de sua mãe, Yeine é convocada pelo seu avô para concorrer como herdeira e assim governar os Cem Mil Reinos. Disposta a descobrir a verdade sobre a morte de sua mãe, cada vez mais a jovem se vê envolvida com os Enefadeh (deuses antigos que foram aprisionados há muitos anos pela sua família) e na rede de intrigas que tece na cidade do Céu.

Já não é segredo o quanto que eu virei fã da Jemisin no ano passado. E mais uma vez a mulher arrasou em uma história bem construída e cheia de emoções. A autora soube ligar muito bem a busca de Yeine por respostas ao mesmo tempo que vai desenvolvendo sua ligação com Enefadeh. 


Yeine é uma jovem teimosa, cabeça-dura e um tanto impulsiva, mas na convivência na cidade do Céu ela vai aprender que isso não é suficiente para sobreviver. Com essas características, ela tinha de tudo para não me agradar, mas eu gostei bastante da personagem. Ela também é de uma grande sensibilidade, o que faz equilibrar sua personalidade. Por mais que não queira se envolver nas intrigas políticas, ela vai ter que ceder se quiser proteger o reino que nasceu.

Como sempre o universo criado por essa mulher é algo de outro mundo. Aqui temos deuses acorrentados aos humanos, temos uma sociedade completamente matriarcal e temos também a história de deuses que se amavam tanto que acabaram sendo sua própria derrota.

A narração é Yeine narrando os fatos desde sua chegada ao Céu até um acontecimento que promete mudar a vida de todos. Nesse ponto, confesso não saber mais o que poderia acontecer. Como ávida leitora de fantasia, em alguns livros já consigo identificar como irá finalizar, mas como sempre a Jemisin me dá uma rasteira e mostra que sempre pode nos surpreender.

Temos um certo romance que de início pode até parecer algo que não vá ter muita importância. Entretanto, no decorrer da história vemos que ele está conectado a tudo e de forma que não se ofusque a parte fantástica. Apesar da capa fofinha e jovial da Galera Record, não se deixe enganar; este livro é fantasia adulta, ou seja, terá conteúdo adulto. E não, conteúdo adulto não se trata apenas de sexo.

Finalizei Os Cem Mil Reinos já querendo sua continuação. A impressão que fica é um final fechado, já que o próximo será focado em outro personagem, mas as ações aqui com certeza influenciarão no futuro. A continuação se chama Os Reinos Partidos e já foi anunciado lançamento para o segundo semestre.

5 Comentários

  1. Oi, Lu! Tudo bom?
    Esse livro tá na minha TBR de Fevereiro por motivos de surto, saudades da Jemisin. Tudo que essa mulher cria é ouro, eu fico impressionada.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos !!

    Meu Blog: Loterias e Prêmios 2022

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu,
    Não tinha visto esse livro ainda, mesmo sendo da Record! Tomara que a continuação venha logo, mesmo com o final fechadinho.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! Sempre te vejo elogiando a autora e dos livros dela que vi aqui, este foi o que mais me interessou. Vou anotar a dica para ler assim que possível. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Amei a sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura... sem dúvida parece ser um ótimo livro!
    Tomara que lancem logo a continuação.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)