Resenha #746: The Mistletoe Motive - Chloe Liese (Kobo Books)

Título: The Mistletoe Motive
Título Original: ---
Autor: Chloe Liese
Série: ---
Páginas: 185
Ano: 2021
Editora: Kobo Books
Sinopse: Da autora da série THE BERGMAN BROTHERS vem um romance de férias lento, de inimigos para amantes, perfeito para fãs de THE HATING GAME e YOU'VE GOT MAIL.
Ele detesta os feriados. Ela os ama. Ela está cheia de alegria festiva. Ele está cheio de Bah, Humbugs. Além de nomes pouco razoáveis, a única coisa que Jonathan Frost e Gabriella Di Natale têm em comum é uma boa dose de desprezo mútuo. Bem, esse e o mesmo local de trabalho na livraria independente mais querida da cidade, a Bailey’s Bookshop. Mas quando os donos da loja confessam sua terrível situação financeira, Jonathan e Gabby descobrem outra infeliz semelhança: a ameaça iminente de desemprego.
Com os pedidos dos Baileys para minimizar despesas, conquistar novos clientes e fazer vendas recordes dançando em suas cabeças, Jonathan e Gabby concluem - exceto um milagre financeiro de Natal - um deles logo será cortado da folha de pagamento. Nenhum dos dois quer demitir-se, então fazem um trato: quem tiver mais vendas em dezembro fica no ano que vem; o perdedor vai renunciar. Com uma vida inteira de truques festivos na manga, Gabby deveria facilmente vender mais que seu nêmesis, exceto que cada movimento ilegível do Sr. Frost parece puramente projetado para tirá-la de seu jogo.
Como se isso não bastasse, o enganador ex de Gabby não para de persegui-la, e sua amiga anônima online sugere que façam uma pausa. Pior de tudo, conforme aumenta a pressão para salvar a livraria e seu emprego, Gabby conhece um novo lado terno de Jonathan. Este é o mesmo homem que ela chamou de inimigo de coração frio?
Talvez ele tenha um motivo que ela simplesmente não consegue descobrir - ou talvez Jonathan Frost não seja tão frio quanto ela pensava. Talvez Jonathan e Gabby já se conheçam - e se amem - de maneiras que nunca pensaram ser possíveis.

Gabriella Di Natale ama o Natal. Jonathan Frost não suporta a época. Os dois coadministram a pequena Bailey's Bookshop e foi inimizade à primeira vista. Quando os donos anunciam um corte de gastos para evitar que a livraria feche, Gabby lança uma competição: quem dos dois vender mais livros antes de entrarem em recesso, fica com o emprego. O que Gabby não contava era descobrir que há muito mais por baixo da fachada fria de Jonathan.

Quem me acompanha sabe o quanto eu gosto das histórias da Chloe e essa não foi diferente. Apesar de ser um pouco mais curto que seus outros trabalhos, ainda assim é muito fofa e envolvente, principalmente por causa do clima natalino.


Gabby é uma protagonista e narradora super divertida. Ela é leal e super protetora, principalmente para seus chefes e a livraria que tanto ama trabalhar. De primeira, Jonathan parece ser tão frio quanto seu sobrenome sugere, mas por dentro ele é um homem carinhoso, cuidado e apaixonante.

Boa parte da narração aqui é por conta de Gabby (exceto o epilogo, sendo Jonathan) e cada capítulo é embalado por uma música de Natal. Adorei acompanhar Gabby descobrindo e conhecendo melhor Jonathan. As suas provocações são bastante divertidas e eles possuem uma química incrível. Típico mal-humorado/raio de sol ódio ao amor que tanto gosto. Mesmo na fase da inimizade vemos nos pequenos detalhes como é cuidadoso e se importa com a moça. Por Gabby ser autista, é bastante difícil pra ela identificar e entender Jonathan e ele, mesmo sem saber, de certa forma já colaborava para ajuda-la e tornar o ambiente seguro para ela. 

A história é cheia de referencia natalina (já começando pelo sobrenome dos personagens) e também aos romances, principalmente Jane Austen e uma certa cena da adaptação de Orgulho e Preconceito. Os personagens secundários, apesar de suas pequenas participações, também são ótimos. É simplesmente incrível como Chloe faz você se apegar aos personagens em apenas poucas páginas.

Como sempre temos representatividade aqui. No caso Gabby é autista e demissexual, o que faz a história #ownvoices sendo uma realidade da própria autora. Jonathan é portador de diabetes do tipo 1 e achei interessante o foco (mesmo sendo bem singelo) na doença. Eu convivo com diabético (a diferença é que meu pai é do tipo 2) e entendo bem as frustrações que a doença traz. Há também um certo destaque ao ex-namorado tóxico de Gabby, então fica aí um pequeno alerta de gatilho.

1 Comentários

  1. Oi Luiza, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei da ideia da trama se passar numa livraria e de todo clima natalino. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)