Resenha #713: The House In The Cerulean Sea - T.J. Klune (Tor Books)

Título: The House in the Cerulean Sea
Título Original: ---
Autor: T.J. Klune
Série: ---
Páginas: 400
Ano: 2020
Editora: Tor Books
Sinopse*: Uma ilha mágica. Uma tarefa perigosa. Um segredo ardente.
Linus Baker leva uma vida tranquila e solitária. Aos quarenta, ele mora em uma casinha com um gato tortuoso e seus velhos discos. Como encarregado do caso no Departamento Encarregado da Juventude Mágica, ele passa seus dias supervisionando o bem-estar das crianças em orfanatos sancionados pelo governo.
Quando Linus é inesperadamente convocado pela Administração Extremamente Alta, ele recebe uma tarefa curiosa e altamente classificada: viajar para o Orfanato da Ilha Marsyas, onde seis crianças perigosas residem: uma gnomo, uma duende, um wyvern, uma mancha verde não identificável, um metamorfo e o anticristo. Linus deve deixar de lado seus medos e determinar se eles provavelmente causarão o fim dos dias.
Mas as crianças não são o único segredo que a ilha guarda. Seu zelador é o charmoso e enigmático Arthur Parnassus, que fará de tudo para manter seus pupilos seguros. À medida que Arthur e Linus se aproximam, segredos de longa data são expostos, e Linus deve fazer uma escolha: destruir uma casa ou ver o mundo queimar.
Uma história encantadora, contada com maestria, The House in the Cerulean Sea é sobre a profunda experiência de descobrir uma família improvável em um lugar inesperado - e perceber que a família é sua.

Linus Baker é um assistente social do Department in Charge Of Magical Youth (Departamento Encarregado da Juventude Mágica). Um certo dia ele é chamado pelo Extremely Upper Management (Administração Extremamente Alta) que lhe dá uma tarefa curiosa e de alta classificação: inspecionar o orfanato localizado na Ilha Marsyas. Com o passar do tempo convivendo com as crianças "super perigosas" e seu cuidador, Linus vai descobrir que há muito mais naquele orfanato do que é dito nos arquivos.

The House in the Cerulean Sea é uma história bem fofinha e divertida. Assim como Linus, é impossível você não se deixar envolver e se importar com as crianças residentes naquele lugar. E quando você descobre a história de cada um, aí mesmo que você deseja protege-los de todos os males. Afinal, mesmo que o grupo seja formado por um anticristo, wyvern, gnomo-fêmea, sprite, uma forma desconhecida e um metamorfo, e que seja dito que são altamente perigosos, eles são apenas crianças.


Linus até tenta ser bastante objetivo e manter uma certa distância de todos, mas isso se torna meio impossível já que ele realmente se importa com o bem-estar das crianças dos orfanatos que visita. O desenvolvimento do relacionamento dele com as crianças, principalmente Lucy (aka o Anticristo) é bem bonito e bastante divertido.

Eu já vi muita resenha vendendo essa história como um grande romance LGBT+, mas não é bem assim. Há sim um pequeno romance, mas é desenvolvido em plano de fundo e de forma sutil. Apesar de ser quase um instalove ele é bem fofinho, porém não é nem de longe o foco aqui. Então, se você está procurando um romance LGBT+ bastante avassalador aqui, sinto muito mas você está no livro errado.

A escrita do autor é bem fácil e simples, visto que o público do livro é a galera infanto-juvenil. Apesar de alguns capítulos serem um pouco grandinhos, a leitura é bem fluída e o fato das crianças serem um amor faz com que você se envolva e não queira parar.

Sobre a polêmica envolvendo a criação da história, eu fiquei sabendo após ter inicado a leitura e eu decidi continuar para poder comentar com propriedade. Há uma leve analogia ao evento que o autor diz ter se inspirado, porém como não é meu lugar de fala, não posso afirmar com certeza se há elementos que indiquem apropriação cultural.

The House in the Cerulean Sea é sobre encontrar sua família, é sobre encontrar seu lugar no mundo, é sobre pertencer, e é, principalmente, sobre as pessoas pelo que elas realmente são.

5 Comentários

  1. Oii, gostei da resenha. A história me pareceu divertida com certeza é um livro que conquistaria meu coraçãozinho.
    Beijos
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Adoro leituras fofinhas e divertidas e, levando em conta tudo que você disse na resenha, acho que seria um livro que ganharia várias estrelinhas se lesse.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu,
    Não conhecia o livro e não faz tanto meu estilo... E por ser em inglês, vou deixar a dica passar hoje!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. OI Lu! Eu já havia visto o livro e achado a proposta legal, a sua resenha só me fez ter mais vontade de conferir. A história de cada criança me deixou bem curiosa e também saber o quando elas cativam fácil o leitor. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, parece uma boa leitura, fiquei curiosa com a fofoca do autor rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)