Resenha #699: Escola De Contos Eróticos Para Viúvas - Balli Kaur Jaswal (Essência)

Título: Escola De Contos Eróticos Para Viúvas
Título Original: Erotic Stories for Punjabi Widows
Autor: Balli Kaur Jaswal
Série: ---
Páginas: 304
Ano: 2021
Editora: Essência
Sinopse: Nikki, filha de imigrantes indianos, passou a maior parte de seus vinte e tantos anos distanciando-se da tradicional comunidade sikh em que nasceu, preferindo uma vida mais independente e, em outras palavras, ocidental. No entanto, após a morte repentina de seu pai, sua família acaba ficando com problemas financeiros. Sentindo-se na obrigação de ajudar a mãe e a irmã, Nikki encontra a oportunidade perfeita de um trabalho extra: dar aulas de escrita criativa em um centro comunitário no coração da comunidade punjabi, em Londres.
Quando chega lá, percebe que as viúvas sikh que serão suas alunas precisam primeiro aprender inglês para escrever pequenas cartas e ler placas... e não contos literários. Frustrada, Nikki duvida que seja apta a essa tarefa. Porém, ao notar uma das mulheres compartilhando um livro de contos eróticos com a turma, Nikki percebe que, por baixo de suas vestimentas brancas, suas alunas escondem uma enorme riqueza de fantasias e memórias. Logo, Nikki e as viúvas embarcam em uma jornada juntas, contando e escrevendo essas histórias que estavam guardadas dentro delas.

Escola de Contos Eróticos para Viúvas foi um livro que me despertou interesse desde a primeira vez que vi esse título. Por isso, não se deixem enganar pelas aparências, já que a história vai muito além disso.

Nikki é uma protagonista que vive em dois mundos. Ela é descendente de punjabi, mas foi nascida e criada na Inglaterra. Ela bate de frente sobre algumas regras da comunidade punjabi, principalmente envolvendo o modo como as mulheres são tratadas, ao mesmo tempo que em companhia das viúvas ela aprende que nem sempre é tudo preto no branco.


Com certeza o ponto forte da história são justamente as viúvas que escrevem esses contos eróticos. Elas foram um grupo pequeno e um tanto marginalizado na cultura punjabi justamente por serem viúvas e são nesses encontros para externar seus desejos sexuais mais secretos que uma grande amizade e sororidade se forma.

Outro ponto que gostei bastante foi conhecer um pouco mais da cultura punjabi. De certo que é uma cultura bastante patriarcal, onde as mulheres possuem pouca liberdade (ou quase nenhuma), mas que também é uma comunidade bastante unida. Através desse grupo de escrita criativa vemos algumas mulheres se empoderarem e ir atrás do que desejam.

Fazendo jus ao nome do livro, temos sim alguns contos eróticos narrados durante a história, com cenas bastante explícitas. O legal é que eles não são jogados de forma aleatória. Além de fazer você se matar de rir com as viúvas dando seus pitacos sobre termos a serem utilizados nos contos, eles também servem de ponto de partida para discussões importantes, como a sexualidade da mulher e casamento.

O livro traz discussões bem válidas sobre situações que até hoje ainda acontecem, como casamento arranjado e/ou com menores de idade (no caso as mulheres), misoginia, conservadorismo, entre outros. Em paralelo com as viúvas e seus contos, há também o desenvolvimento de um romance envolvendo Nikki e um mistério envolvendo a morte de uma mulher punjabi. Inclusive, fica o alerta de gatilho para feminicídio.

4 Comentários

  1. Oi, Lu! Tudo bom?
    Vi seus comentários no IG sobre esse livro e fiquei muito curiosa??? Parece bem engraçado, e ainda traz uma cultura diferente/protagonistas que não costumam protagonizar histórias assim. Adorei!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,
    Esse livro está na minha lista de desejados! Gostei muito da proposta e da capa.
    Tanto eu, quanto minha mãe estamos de olho nele, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, eu adorei o título e a premissa! e ainda tem plus cultural, acho que vou curtir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. OI Lu! Eu gosto de conferir obras que trazem novas culturas, sempre é bom saber sobre novos costumes. Eu achei o livro muito interessante e me fisgou totalmente quando vi que há um mistério também. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)