Resenha #649: Chain Of Iron - Cassandra Clare (Margaret K. McElderry Books)

Título: Chain of Iron
Título Original: ---
Autor: Cassandra Clare
Série: The Last Hours #2
Páginas: 688
Ano: 2021
Editora: Margaret K. McElderry Books
Sinopse*: Cordelia Carstairs parece ter tudo o que sempre quis. Ela está noiva de James Herondale, o garoto que ela ama desde a infância. Ela tem uma nova vida em Londres com sua melhor amiga Lucie Herondale e os charmosos companheiros de James, os Merry Thieves. Ela está prestes a se reunir com seu amado pai. E ela carrega a espada Cortana, a lâmina de um herói lendário.
Mas a verdade é muito mais sombria. O casamento de James e Cordelia é uma mentira, planejada para salvar a reputação de Cordelia. James está apaixonado pela misteriosa Grace Blackthorn cujo irmão, Jesse, morreu anos atrás em um terrível acidente. Cortana queima a mão de Cordelia ao tocá-la, enquanto seu pai fica amargo e zangado. E um assassino em série tem como alvo os Caçadores de Sombras de Londres, matando sob o manto da escuridão e depois desaparecendo sem deixar vestígios.
Junto com os Merry Thieves, Cordelia, James e Lucie devem seguir o rastro do assassino empunhando uma faca pelas ruas mais perigosas da cidade. O tempo todo, cada um guarda um segredo chocante: Lucie, que ela planeja ressuscitar Jesse dos mortos; Cordelia, que ela fez um perigoso juramento de lealdade a um poder misterioso; e James, que está sendo atraído cada vez mais para a teia negra de seu avô, o arquidemônio Belial. E que ele mesmo seja o assassino que procuram.

ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Chain of Iron é a aguardada continuação de Chain of Gold. Após os acontecimentos bombásticos no final do livro anterior, eu estava super ansiosa para saber o que a Cassandra Mercenária Clare iria aprontar por aqui. Bem, o livro foi bom mas poderia ter sido melhor.

Desde Peças Infernais, basicamente eu leio Cassandra Clare pelos personagens do que pelo plot em si. Mesmo o casal principal sendo James e Cordelia, os personagens secundários (e basicamente todos os casais que são formados entre si) são bem carismáticos e interessantes de se acompanhar. Aqui praticamente ela repetiu o feito em Príncipe Mecânico: desenvolver mais os personagens que o plot em si. Certo que alguns tiveram mais destaque outros, porém verdades que há muito eram necessárias serem faladas foram ditas.


Cordelia segue sendo uma ótima protagonista. O seu jeito um tanto ingênuo e inocente é a sua melhor qualidade porque isso faz com ela queira lutar pelo bem-estar das pessoas que ama. Mas sua relação com Cortana segue um pouco abalada desde o embate com Belial e isso faz com que ela comece a ter dúvidas se é mesmo digna de portar a espada. 

Já James segue sendo um protagonista que precisa ser mais proativo e firme em suas ações. Pelo menos ele aprendeu a confiar em seus amigos quando se trata de assuntos envolvendo Belial, principalmente em Cordelia. A convivência com sua esposa de mentirinha vai fazer com que ele abra os olhos para muita coisa que sempre esteve na sua frente.

O livro começa quatro meses após o final de Chain of Gold. Se comparado com o livro anterior, achei o ritmo do livro bem mais devagar. Conhecida por seus capítulos gigantes, demorei um pouco a engatar na história. Além de ainda seguir Cordelia e James, temos uma história em paralelo envolvendo Lucie e Jesse. E foi nesse ponto que eu senti a história empacar.

Por mais que eu goste de Lucie e Jesse, eu não consegui me envolver tanto assim com eles principalmente em consideração ao lado amoroso da sua relação. Senti uma vibe muito Romeu e Julieta vindo dos dois: bastante emocionados para quem se conhece a meros quatro meses. A sensação que fica é que o relacionamento deles foi desenvolvido nesse intervalo entre um livro e outro, o que não nos foi mostrado. Então fica bem difícil me envolver com um certo instalove.

Entretanto, um ponto que gostei bastante no livro foram os flashback envolvendo Grace(let) Blackthorn. Ao final do livro passado, eu já tinha começado a sentir uma certa simpatia por ela, mas você vendo tudo que ela passou na mão da doida da Tatiana, a vontade que dá é de acionar o conselho tutelar shadowhunter. Ela tem um bom desenvolvimento durante o livro, finalmente saindo um pouco das garras da sua mãe adotiva.

Um ponto que me deixou gritando de raiva foram os acontecimentos no último capítulo. Aquilo tudo foi simplesmente um surto psicótico da cabeça dessa autora. Sinceramente, não havia espaço e nem desenvolvimento decente para todas aquelas decisões. Eu acho que ela tem que aceitar que os dias de escritora de fanfic já ficaram pra trás e que certos artifícios que faziam sucesso lá em 2010 já não funcionam mais aqui.

Chain of Gold segue sendo meu favorito dentre os dois e agora eu quero saber como tudo vai se resolver em Chain of Thorns, que será lançado ano que vem.


Resenhas anteriores
Livro 1 - Chain of Gold

6 Comentários

  1. Oi Lu, que pena pelos pontos negativos. Ás vezes tenho vontade de me aventurar no mundo da Cassandra outras vezes eu desisto mesmo rsrsrss

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,
    Eu e Cassandra Clare ainda não nos entendemos... A Pâm insisti para eu tentar novamente com outra série, mas preciso tomar coragem. O universo que ela cria é muito bom, mas algo não me cativou na escrita dela ainda...
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. OI Lu! Eu amo os livros da autora, mas tem vezes que ela dá um escorregada mesmo. Esta série eu tenho o volume um, mas vou ler apenas depois de finalizar outras duas delas que já tenho completas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, tudo bem?

    Mesmo gostando bastante da escrita da Cassandra, não dá para negar que ela volta e meia dá suas escorregadas. Estou doida para ler essa série, mas primeiro quero terminar de ler Artifícios das Trevas.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Não consigo sentir simpatia pela Grace haha. Me dá um certo medo ler esse livro porque já vi várias resenhas negativas. Eu amei tanto o volume 1 e não queria me decepcionar kk.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Gente me tirem uma dúvida o livro tem Chain of iron tem quantas páginas porq eu achei um com 600 páginas só e tenho medo de baixar e tiver faltando páginas??

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)