Resenha #645: Um Caminho Para A Liberdade - Jojo Moyes (Intrínseca)

Título: Um Caminho Para A Liberdade / Intrínsecos #12
Autor: Jojo Moyes
Páginas: 368
Ano: 2019
Editora: Intrínsecos
Sinopse: Cinco mulheres vão enfrentar uma cidade inteira por amor aos livros. E juntas vão descobrir o poder do conhecimento, da liberdade e da amizade.
Em uma época em que não seguir os costumes e a religião era transgressão gravíssima, o caminho de um grupo de mulheres se cruza de maneira inesperada. A década de 1930 está chegando ao fim, e, em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, a ideia de que as moças administrem uma biblioteca itinerante desafia o status quo.
Com o compromisso de levar livros para os moradores mais pobres da região, Margery, Alice, Beth, Sophia e Izzy aceitam trabalhar na biblioteca. E à medida que enfrentam inúmeras dificuldades, como aprender a cavalgar, percorrer rotas de difícil acesso e suportar o preconceito dos mais conservadores, elas fortalecem o laço que as une e descobrem mais sobre si mesmas. Em pouco tempo, toda a cidade se volta contra o grupo, colocando em risco a sobrevivência do projeto. E as mulheres vão se perguntar mais uma vez se o poder das palavras será suficiente para salvá-las.
Inspirado em uma história real, Um Caminho Para a Liberdade fala de lealdade, independência e justiça. Com uma trama envolvente e emocionante, Jojo Moyes faz o leitor refletir sobre as redes de apoio e amizade entre mulheres e como é preciso ir além dos nossos — supostos — limites. Afinal, conquistar a liberdade nunca é fácil.

Depois de Como Eu Era Antes de Você, o único livro da Jojo Moyes que realmente me chamou atenção foi Um Caminho Para a Liberdade. Inspirado no programa da Biblioteca a Cavalo (que realmente existiu), vamos acompanhar a jornada de cinco mulheres enfrentando preconceito e machismo numa pequena cidade do interior do Kentucky.

Em Um Caminho Para a Liberdade, vamos acompanhar cinco mulheres de personalidades distintas mas que acabam formando uma grande união e amizade através de seu trabalho na biblioteca itinerante. O programa realmente existiu nos EUA na década de 30 e consta em levar leitura para comunidades mais afastadas, usando cavalos como meio de transporte.


Apesar de não ter muitas reviravoltas, a história dessas mulheres me envolveu do início ao fim. De início, cada uma tinha seu motivo particular para participar do programa e tinham suas diferenças. Uma amizade verdadeira nasce entre elas, que estão sempre dispostas a se ajudar e a ajudar a comunidade que vivem, mesmo que em sua maioria nem mereça.

O começo pode ser um pouco lento, com narrações sobre idas e vindas do trajeto da biblioteca, o que achei bom para que se possa conhecer melhor as personagens. Das mulheres, dou destaque para Alice e Margery. Alice é uma mulher que se casou para fugir da indiferença e críticas dos pais e foi morar em outro país na esperança que sua vida fosse ser diferente. Já Margery é marcada pela má fama de sua família e tida como má influência por ser uma mulher que simplesmente não abaixa a cabeça pro primeiro homem que berra em cima dela. As duas formam um vínculo de amizade bem bonito.

Além de amizade, sororidade e determinação, Jojo também aborda assuntos como preconceito, machismo, violência doméstica, negligência conjugal dentre outros. A ambientação do livro é bem envolvente e, mesmo com raiva de alguns habitantes, você se sente com parte daquela cidadezinha.

Um Caminho Para a Liberdade cumpriu todas as expectativas que tive sobre ele e fica mais que recomendado se deseja ler uma história com mulheres fortes e levando a leitura para os lugares mais improváveis.

8 Comentários

  1. Também não li mais nada da Jojo depois de "Como eu era antes de você", alias, nem mesmo terminei de ler a trilogia e olha que amei demais esse livro. Fiquei curiosa com sua resenha por gostar desse tipo de narrativa.

    ResponderExcluir
  2. Olá....
    Eu estou loooooouca pra ler esse livro! Desde que a Intrínseca o lançou ele está nos meus desejados :)
    Eu amo demais a Jojo e UM CAMINHO PARA A LIBERDADE é uma história que parece ser muito inspiradora, sendo assim, já quero ler!
    Bjo

    Vem participar do Top Comentarista de Março, valendo os livros NÃO É ERRADO SER FELIZ e CLUBE DO LIVRO DOS HOMENS.

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Eu gosto muito da escrita da Jojo, e não sei a razão de não ter lido os livros dela depois de 'a garota que você deixou para trás'.
    O livro trata sobre tantos temas que falamos ainda hoje e que já existiam décadas atrás.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu

    Não conhecia esse projeto da biblioteca e achei bem legal. Eu amei Como Eu Era Antes de Você, mas não consegui me interessar por nenhum outro livro dela. Acho que vou ler somente as continuações da história da Lou , que são desnecessárias, mas né, vou ler, e depois só vou ler algo se realmente chamar minha atenção.Que bom que foi uma boa leitura para você!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Eu só li os dois primeiros livros de Como Eu Era Antes de Você, da autora, mas esse livro também me chamou atenção. Por mais que eu esteja curiosa, não é um gênero que leia muito ultimamente.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu,

    Que bom que você curtiu a leitura.
    Eu só li Como Eu Era Antes de Você da autora e gostei bastante.
    Esse já está na minha listinha desde o lançamento.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Adorei ler sua resenha desse livro. Li somente os primeiros livros da autora e parei por ter uma sensação parecida com a sua, ao que parece, eles não me encantavam como eu esperava. apesar disso, sempre bate aquela dúvida se vale uma nova oportunidade. Acredito que se tomar coragem e ler um novo livro dela, será esse. Só de abordar essa força da mulher em luta contra o machismo já me encantou.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  8. Eu quero ser uma garota forte, otimista e feliz, então eu quero ler este livro.
    lace wigs human hair

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)