Música #51: Alabama Shakes


E a dica musical de hoje é essa banda talentosíssima chamada Alabama Shakes

Alabama Shakes é uma banda americana de blues rock formada em Athens, Alabama, em 2009. A banda atualmente consiste na vocalista e guitarrista Brittany Howard, o guitarrista Heath Fogg, o baixista Zac Cockrell e o baterista Steve Johnson. O grupo ganhou destaque no início de 2010 e vendeu mais de 1,5 milhão de álbuns nos Estados Unidos.

A banda começou sua carreira fazendo turnês e se apresentando em bares e clubes ao redor do Sudeste por dois anos enquanto aprimorava seu som e escrevia música. Eles gravaram seu álbum de estreia Boys & Girls com o produtor Andrija Tokic em Nashville enquanto ainda não tinham contrato. A aclamação online levou a ATO Records a assinar a banda, que lançou Boys & Girls em 2012 com sucesso de crítica. O single de sucesso do álbum "Hold On" foi nomeado para três prêmios Grammy. Depois de um longo ciclo de turnês, a banda gravou seu segundo disco Sound & Color, que foi lançado em 2015 e estreou em primeiro lugar na Billboard 200, e ganhou quatro prêmios Grammy.

Brittany Howard cresceu interessada em música, enchendo cadernos com letras e aprendendo a tocar bateria, baixo e guitarra. Howard, da East Limestone High School, tocou em várias bandas enquanto crescia que ajudaram a formular e moldar seu gosto musical. Sua banda mais séria em seus primeiros anos foi Kerosene Swim Team, uma banda de rock formada por Owen Whitehurst e Jonathan Passero. Eles tiveram um single intitulado "Coffins and Cadillacs" em uma compilação do extinto selo indie Volital Records. Eles treinariam diariamente depois da escola na garagem de Passero, na garagem de Whitehurst e na casa de Howard. Eles tocavam principalmente em festas de house e suas canções consistiam em uma mistura de covers e originais escritos por Howard. Whitehurst e Passero continuaram tocando como back-up de Howard, com Whitehurst tocando com Howard e o baixista de Shakes, Zac Cockrell, no que viria a se tornar The Shakes. Whitehurst tocava bateria e piano, com Howard e Cockrell tocando seus respectivos instrumentos atuais.

Howard conheceu Heath Fogg no colégio quando ele tocava guitarra em festas. Ela conheceu o colega e baixista Zac Cockrell em uma aula de psicologia algum tempo depois, e eles logo começaram a passar um tempo ouvindo suas músicas favoritas juntos e escrevendo suas próprias. Após a formatura, Howard organizou jam sessions duas vezes por semana na antiga casa de seus bisavós. O baterista Steve Johnson, que tinha ouvido Howard cantando em uma festa anos antes, começou a frequentar as jam sessions por sugestão de Cockrell. Eles começaram a fazer música juntos e gravar demos caseiros, tendo pouco mais para fazer na pequena cidade.

O grupo fez sua estreia ao vivo em maio de 2009 sob o nome de "The Shakes". Fogg, a essa altura um guitarrista do Tuco's Pistol, de Tuscaloosa, convidou o grupo para abrir sua banda no Brick Deli & Tavern em Decatur. A banda estava nervosa para se apresentar para o público, pois se sentiam "vulneráveis". Seu conjunto incluiu covers de Led Zeppelin, James Brown, Otis Redding e AC / DC. O show correu bem e Fogg logo se juntou ao grupo. Durante este tempo, os membros da banda tiveram outros empregos diurnos: Howard como cozinheiro e depois funcionário dos correios, Johnson na usina nuclear de Browns Ferry, Cockrell em uma clínica de animais e Fogg pintando casas. Durante grande parte de seus primeiros anos, os Shakes realizaram shows nos fins de semana em "bares esportivos e mergulhos country". Eles também começaram a gravar seu álbum de estreia no Bomb Shelter Tokic - a casa do produtor Andrija Tokic - em Nashville, financiando as gravações eles próprios. A banda escolheu o Tokic's em vez de outros estúdios porque eles gravaram principalmente ao vivo para a fita, e eles acreditaram que isso estimularia uma performance mais animada. A banda iria completar os arranjos em sua cidade natal e dirigir uma hora e meia ao norte até Nashville para gravar em intervalos ao longo de 2011.

A descoberta veio quando Justin Gage, um blogueiro de música de Los Angeles e apresentador do SiriusXM, encontrou uma foto de Howard se apresentando online. Depois de entrar em contato com a banda, ele postou um MP3 de sua música "You Ain't Alone" em seu blog de música, Aquarium Drunkard, em julho de 2011. Na manhã seguinte, o grupo foi inundado por ofertas de gravadoras e empresas de gerenciamento. Gage também contatou Patterson Hood, vocalista da banda Drive-By Truckers, que compareceu a um show pouco depois. Ele organizou a formação da banda com seus empresários, Christine Stauder e Kevin Morris. Alabama Shakes lançou um EP de quatro canções, Alabama Shakes, em setembro de 2011, que ganhou atenção da mídia (incluindo NPR) e ganhou um convite para tocar no showcase da indústria CMJ Music Marathon em Nova York. A banda começou a negociar um contrato de gravação com a ATO Records e adicionou "Alabama" ao seu nome depois que Joseph Hicks, do Halo Stereo, notou quantos grupos compartilhavam o nome "The Shakes". Eles começaram a abrir para os Drive-By Truckers.

O primeiro álbum completo da banda, Boys & Girls, foi lançado em abril de 2012. Ele estreou no número 16 nas paradas nacionais como um lançamento apenas digital, mas subiu para o número oito quando os lançamentos físicos foram distribuídos. O álbum recebeu aclamação quase universal. Depois de uma turnê europeia, eles abriram para Jack White em uma turnê de verão e se apresentaram em vários festivais de música importantes, incluindo Sasquatch, Bonnaroo e Lollapalooza. O primeiro single do álbum, "Hold On", foi um sucesso de rádio (chegando ao número um na parada de canções alternativas adultas da Billboard) e foi considerada a melhor música do ano pela Rolling Stone. [16]

O New York Times creditou sua "rápida ascensão" à "presença singular de palco de Howard". O grupo recebeu três indicações para o Grammy Awards de 2013: Melhor Revelação, Melhor Performance de Rock por "Hold On" e Melhor Pacote de Gravação por seu álbum de estreia, Boys & Girls. Após a apresentação do Grammy, Boys & Girls voltou ao top ten, chegando ao sexto lugar um ano após seu lançamento. Boys & Girls foi certificado Ouro pela RIAA por vendas de mais de 500.000 nos Estados Unidos em 13 de março de 2013. Desde então, vendeu mais de 744.000 cópias nos Estados Unidos.

O segundo álbum de estúdio do grupo, Sound & Color, foi lançado em 21 de abril de 2015. Ele estreou em número um na Billboard 200 nos Estados Unidos, tornando-se o primeiro álbum da banda em primeiro lugar. O primeiro single do álbum, "Don't Wanna Fight", foi um hit número dois na parada de canções alternativas adultas. O álbum finalmente ganhou três prêmios Grammy, incluindo Melhor Álbum de Música Alternativa.

A banda tocou na VMworld 2015 Party no ATT park em San Francisco em 2 de setembro de 2015 e no Barclays British Summer Time em Hyde Park, Londres em 8 de julho de 2016.

Em 2018, a banda ganhou o prêmio Grammy de Melhor Performance American Roots por sua interpretação de "Killer Diller Blue" no filme The American Epic Sessions, dirigido por Bernard MacMahon. Eles gravaram a música ao vivo no primeiro sistema de gravação de som elétrico restaurado da década de 1920. Em 2018, a banda entrou em um hiato devido ao foco de Howard em seu projeto solo Jaime, que o levou a uma turnê solo em 2019.

As primeiras análises críticas de seu debut, Boys & Girls (2012), notaram que a banda tomou emprestado do rhythm and blues de meados do século 20. Junto com a voz de Howard, as canções foram comparadas a artistas como Janis Joplin, Otis Redding e Aretha Franklin. A própria Howard se inspirou em Bon Scott do AC / DC em seu estilo vocal, elogiando sua maneira "emotiva" de cantar. Enquanto a aclamação crescia, "críticos especulavam" que seu som era uma homenagem à música produzida em Muscle Shoals, Alabama, quase cinco décadas antes. Cockrell e Fogg estavam cientes do legado de Shoals, mas Howard foi mais influenciado por bandas como Led Zeppelin e artistas como David Bowie. O sucesso do single de estreia "Hold On" levou alguns a acreditar que o grupo "[estava] tentando se passar por revivalistas, algo que eles nunca aspiraram ser."

Alabama Shakes é daquelas bandas que o único defeito é não ter mais trabalhos lançados. Olha sinceramente... essa vida de fã é difícil demais. Lembro que conheci a banda quando eles vieram se apresentar no Lollapalooza.

- Música favorita - Sound & Color (faixa 1 do álbum Sound & Color)


- Primeira música que ouvi - Don't Wanna Fight (faixa 2 do álbum Sound & Color)


- Último clipe lançado - Gimme All Your Love (faixa 5 do álbum Sound & Color)




Álbuns
- Boys & Girls (2012)
- Sound & Colors (2015)

Singles
- Heavy Chevy
- Hold On
- Be Mine/You Ain't Alone
- Always Alright
- I Ain't the Same
- Hang Loose
- Don't Wanna Fight
- Gimme All Your Love
- Future People
- Sound & Color
- Joe (Live from Austin City Limits)
- Killer Diller Blues

EPs
- Alabama Shakes EP (2011)
- Heavy Chevy (2012)
- iTunes Session (2013)

5 Comentários

  1. Se tem um lugar onde eu tenho certeza que sempre vou conhecer música nova é aqui!
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,
    Não sou uma ouvinte recorrente, mas eu conheço a banda e também fico chateada quando uma banda que gosto não lança mais nada.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a banda e amei o post. O som deles é muito bom, já vou seguir no spotify para ouvir tudo com calma
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Lu! Você é super eclética nas indicações musicais e aí está outro grupo que não conhecia. Dei uma ouvida nas músicas selecionadas e gostei bastante. Ótima dica. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oii, como vai?

    Nossa, eu sempre digo que tenho que renovar a minha playlist mas nunca o faço kkkkk gostei da vibe deles, é gostosinha de ouvir. Nunca tinha ouvido falar então obrigada pela dica

    Abraço,
    Larissa - Parágrafo Cult: Instagram | Blog

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)