Resenha #620: A Torre de Nero - Rick Riordan (Intrínseca)

Título: A Torre de Nero
Título Original: The Tower of Nero
Autor: Rick Riordan
Série: The Trials of Apollo #5
Páginas: 336
Ano: 2020
Editora: Intrínseca
Sinopse: No último livro da série As provações de Apolo, lágrimas, aliados improváveis e um confronto decisivo aguardam o deus mais petulante e adorado do Olimpo
Não tem chororô, a jornada de Apolo na Terra acabou! Depois de libertar antigos oráculos, enfrentar criaturas assustadoras, derrotar imperadores malignos e passar por humilhações indescritíveis, o ex-imortal se prepara para sua aventura derradeira entre os mortais. Se quiser retornar ao Olimpo e de quebra salvar seus amigos semideuses, ele terá que derrotar o temido Nero e a arqui-inimiga Píton, que não vê a hora de dominar para sempre o Oráculo de Delfos.
Por isso, Apolo e Meg retornam ao lugar onde tudo começou: Manhattan, em Nova York. Lá, terão que se infiltrar na terrível torre de Nero e impedir que o imperador ponha em prática seu plano megalomaníaco de destruição e faça picadinho deles. Com a ajuda dos amigos semideuses, de seres obcecados por chapéus e até da flecha falante mais dramática que existe, eles se preparam para enfrentar uma macabra profecia e seu destino final.
Conseguirá Apolo sair vivo desse embate e retornar ao Olimpo?
Conseguirá Meg confrontar seu padrasto cruel e manipulador?
E, mais importante: conseguiremos sobreviver sem Apolo?
Unindo mitologia greco-romana, tiradas hilárias e momentos de tirar o fôlego, o último livro da série As provações de Apolo traz todos os elementos que consagraram Rick Riordan como um dos escritores mais importantes da literatura infantojuvenil. Considerado “o contador de histórias dos deuses”, o autor já vendeu quase sete milhões de exemplares no Brasil, e suas obras continuam sendo um sucesso absoluto.

ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler


E chegamos ao final de mais uma série do Riordanverso. Esse final é bastante dolorido já que marca o término das aventuras pela mitologia greco-romana. E por isso eu esperava aclamação e acabei levando decepção.

Algo que não posso negar é a evolução de Apolo ao longo da série. Na pele de um simples mortal como Lester, durante suas provações ele aprendeu e passou a compreender melhor os semideuses e como é ser humano. Tudo bem que, de todos os narradores do Riordan na vida, ele não foi meu narrado favorito porque às vezes ele pecava demais nas brincadeirinhas e piadas, mas seu crescimento é bem perceptível durante a série.

Já em contrapartida, Meg McCaffrey não foi uma personagem que sempre teve meu apreço. Apesar de me simpatizar muito da questão dela ter crescido em um lar abusivo, diferente de Apolo, eu senti que demorou nela cair a ficha da seriedade do que ela estava fazendo. Fora que houveram vários momentos que ela era de uma ignorância e patada com todo mundo sem necessidade.


Em relação ao ritmo do livro, senti que o Riordan se esticou em acontecimentos que não tinha necessidade, enquanto outros que poderiam ser melhor explorados. Por exemplo, a batalha final com Piton durou apenas DOIS CAPÍTULOS, sendo que ela era a maior ameaça desde o início da série.

Um ponto que me agradou bastante na série como um todo foi o foco que o Riordan deu a outros personagens das outras séries que não tiveram tanto foco assim. Destaco aqui Reyna e, principalmente, Nico di Angelo. Nico é um personagem com bastante potencial desde que apareceu lá em A Maldição do Titã e até hoje não perdoo o autor por não tê-lo feito um dos semideuses da profecia de Os Herois do Olimpo.

Confesso que o destino de Apolo me decepcionou um pouco, apesar de já desconfiar que esse seria seu final. Os últimos capítulos é regado a nostalgia e saudades, com a aparição de vários dos semideuses protagonistas dessas três séries.

A Torre de Nero fecha todo um ciclo iniciado lá em O Ladrão de Raios e com certeza esse adeus para a galera greco-romana é mais que definitivo. Agora só nos resta esperar o que o Riordan vai aprontar na mitologia celta.

Resenhas anteriores
Livro 1 - O Oráculo Oculto (The Hidden Oracle)
Livro 2 - A Profecia das Sombras (The Dark Prophecy)
Livro 3 - O Labirinto de Fogo (The Burning Maze)
Livro 4 - A Tumba do Tirano (The Tyrant's Tomb)

2 Comentários

  1. Ola ,
    Minha primeira visita aqui , gostei muito do blog,
    Olha nao é o tipo de leitura que eu curto , mas achei tão bem contada a historia rs, deve ter sido uma agonia esperar os lançamentos né rs

    Bj

    Sara

    Todas as Coisas


    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu pulei totalmente sua resenha porque parei no livro 2 dessa série e ano que vem tô com projeto de releitura completa do universo olimpianos pra poder terminar Apolo direito!
    Tô ansiosa JKANSFUOASUOASGBO

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)