Resenha #573: LIFEL1K3 - Jay Kristoff (Knopf Books For Young Readers)

Título: LIFEL1K3
Título Original: ---
Autor: Jay Kristoff
Série: Lifelike #1
Páginas: 402
Ano: 2018
Editora: Knopf Books For Young Readers
Sinopse*: Em uma ilha de ferro-velho sob um céu que brilha com radiação, um segredo mortal está enterrado na sucata.
Eve, de dezessete anos, não está procurando problemas - ela está muito ocupada olhando por cima do ombro. O gladiador robô que ela passou meses construindo foi reduzido a um naufrágio fumegante, ela está na lista de procurados do gangster local, e a única coisa que mantém seu avô vivo é o dinheiro que ela acabou de perder para os corretores de apostas. Pior de tudo, ela descobriu que pode de alguma forma destruir máquinas com o poder de sua mente, e um bando de fanáticos puritanos estão construindo um caixão do tamanho dela por causa disso. Se ela já teve um dia pior, Eve não consegue se lembrar.
O problema é que Eve teve um dia pior - um dia que perdura em seus pesadelos e no implante cibernético onde costumavam ficar suas memórias. Sua descoberta de um andróide bonito chamado Ezequiel - chamado de "Lifelike" porque eles se parecem com humanos - fará com que seu mundo desabar e a fará questionar se sua vida inteira é uma mentira. Com sua melhor amiga Lemon Fresh e seu ajudante robótico Cricket a reboque, Eve viajará por desertos de vidro, lutará contra bots impossíveis de matar e se infiltrará em megacidades gigantes para salvar aqueles que ama ... e aprender a verdade sobre os segredos sangrentos de seu passado .


Seu corpo não é seu. Sua mente não é sua. Sua vida não é sua.*

Era de se pensar que, após a grande decepção na minha vida que foi Darkdawn, eu iria passar longe dos livros solo do Jay Kristoff. Bem... a verdade é que, apesar dessa bomba literária, eu virei fã do autor e ainda estou disposta a dar uma chance. E aqui estamos com LIFEL1K3.

O início do livro foi um pouco complicado e confuso pra mim. Mesmo já sendo vacinada com o fato que Kristoff ama reinventar termos e conceitos, demorei a entender o que era cada coisa e isso dificultou um pouco a me ambientar. Mas logo tudo ficou mais claro e compreensível na cabeça e, com uma escrita bem menos densa e sem notas de rodapé que Nevernight, a leitura fluiu muito bem.

Quanto aos personagens, temos um grupo mais diferente possível e bem divertido até. Enquanto Eve é reservada e cautelosa, sua melhor amiga Lemon Fresh é impulsiva. As duas possuem um humor ácido e são leais a aqueles que lhe são importantes, dispostas a protegê-los e uma a outra de tudo.

Fortes juntas. Juntas para sempre.*

Cricket é uma logika criada para cuidar e proteger Eve, mas ao longo do livro você tem a sensação que ele faz isso por realmente se importar com a garota. Ou seja, por razões humanas e não por causa de programação. Temos Ezekiel, um lifelike que caiu (literalmente) de paraquedas na vida de Eve e parece saber mais da sua vida do que ela mesma. E fechando o grupo temos Kaiser, um blitzhunt (uma espécie de cachorro-robô de guarda), pronto para defender Eve, Cricket e Lemon, assim como ganhar alguns afagos na barriga.


Além da narração em terceira pessoa, no início do livro temos uma pessoa narrando suas memórias de acontecimentos violentos que presenciou e de alguma forma está ligada a Eve. Logo esse mistério é relevado e eu gostei bastante que Jay não arrastou esse mistério até quase o final do livro. Até porque, outras informações vão aparecendo para complementar essas.

Mais uma vez Kristoff soube criar um universo original e criativo. Em um mundo pós-apocalíptico estilo Mad Max (o que me fez ficar com uma baita vontade de conferir), temos humanos e robôs vivendo em sociedade, porém com robôs ainda sendo subjulgados pelos humanos. E é com esse pano de fundo que Jay levanta a questão sobre consciência e humanidade.

Mesmo em nossos momentos mais sombrios, temos uma escolha.*

Nessa nova interação homem-máquina, há tipos diferentes de robôs. Os automata são robôs pré-programados; machina necessitam de manuseio humano; logika são robôs com inteligência artificial. Porém, existe uma nova espécie chamada lifelike que, como o próprio nome diz, se assemelham aos humanos em tudo. O único aspecto em comum entre eles que todos são ligados e regidos pelas Três Leis da Robótica. Sim, aquelas leis de Asimov.

Gostei muito dessa reinvenção de robôs e como Jay trabalhou essa questão das leis da robótica. Inclusive, no início do livro temos elas riscadas e abaixo um novo significado que ao longo da história vai fazer sentido e realmente te leva a questionar o que é certo ou errado na relação homem-robô, até que ponto o que eles fazem para proteger os humanos é por livre arbítrio ou por causa das leis, e por aí vai...

Estava tudo bem ter medo.
Você simplesmente não podia deixar esse medo te parar.*

O romance aqui não deixou a desejar. Não é o foco da história, mas está interligado a tudo que é revelado sobre Eve, seu passado e como Ezekiel sabe tanto da sua vida. Não, não é instalove, mas por motivos de spoiler não posso dar mais detalhes sobre isso. E também levanta o questionamento sobre até onde o que sentem é verdadeiro ou somente uma atração pelo diferente.

O livro tem ação do início ao fim. Inclusive, umas primeiras cenas é uma batalha de robô a la Gigantes de Aço, e é só o início. As cenas são bem descritas e cheias de adrenalina, de deixar o coração na mão. E quando você acha que já teve todas as informações possíveis sobre Eve e seu passado, nos últimos capítulos mais revelações acontecem, culminando em um final que eu não esperava e me deixando ansiosa para conferir DEV1AT3.

Este não é o meu fim.
Este é apenas mais um inimigo.*


* Sinopse e quotes traduzidos por mim 

5 Comentários

  1. Oi Lu,

    Não sabia desse livro do autor, o enredo é bem interessante e fiquei curiosa para ler e ver o que acho da história.
    Espero que saia logo por aqui.
    Bjs

    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu! Tudo bom?
    Falou em universo Mad Max fiquei curiosa! Eu não sabia nada a respeito desse livro, mas acho a capa bem interessante - e como ainda não quebrei a cara com Darkdawn (mas VEM AÍ) vou colocar na wishlist.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii Lu

    Eu gostei do universo criativo que o Kristoff soube criar de novo, esse universo meio Mad Max parece ser bem lgal, acho que ia curtir ler esse livro.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luiza.
    Eu não me decepcionei com Darkdawn como você. Não gostei do final, mas acredito que o segundo estava em um nível tão alto que o terceiro estava fadado a não atingir as expectativas hehe. Não sabia sobre esse livro ainda e nem gosto de robôs, mas só por ser do autor eu já quero ler hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha. Nunca li nada do autor, mas espero ler.
    Adorei essa ideia de construir um universo novo e com conceitos diferentes
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)