Resenha #24: A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard (Seguinte)

Título: A Rainha Vermelha
Título Original: Red Queen
Autor: Victoria Aveyard
Série: Red Queen #1
Páginas: 424
Ano: 2015
Editora: Seguinte
Sinopse: O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.
Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?
Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.


Todos podem trair todos.

Você já pensou em uma história que misturasse Game Of Thrones, X-Men, Jogos Vorazes, Vampire Academy e vários outros livros? Bom... A Rainha Vermelha é assim.

Num mundo onde pessoas são divididas pela cor do sangue, os Vermelhos são meras pessoas normais que vivem para proteger e defender os Prateados, que esbanjam de uma vida de riqueza e poder. Mas, não é somente a cor do sangue que os diferenciam. Os Prateados possuem poderes especiais. Ao completar 18 anos, todos os Vermelhos que não possuem uma vocação ou não tem um tutor, são convocados para batalhar na guerra.

Nesse mundo maluco, temos Mare Barrow, uma Vermelha que furta para ajudar na renda da família e sabe que sua convocação está próxima. Mas, seu futuro está prestes a mudar quando cruza com um estranho certa noite. No dia seguinte, Mare é convocada para trabalhar no palácio do Rei e descobre que o estranho que conheceu é ninguém menos que o príncipe herdeiro mais conhecido como Cal.

Como se já não bastasse isso, durante uma situação de vida ou morte, Mare, e todos que estavam presentes, descobre que tem poderes. Mas, como Mare tem poderes se seu sangue é vermelho? A partir dessa revelação, a vida de Mare vai se tornar uma reviravolta sem fim. Entretanto, ela só não deve esquece que qualquer pessoa pode trair qualquer pessoa.

A Rainha Vermelha foi um dos livros que mais fizeram sucesso no ano. Apesar de não ter sido uma leitura ruim, também não circula entre nas minhas melhores leituras do ano. Ao ler, você percebe que a história é cheia de clichês, mas aí me pergunto: que distopia nos dias de hoje não é assim?

Claro que foi uma sacada bem interessante jogar aquele monte de informação logo no primeiro livro. Mas, ao mesmo tempo, achei que isso atrapalhou um pouco algumas descrições de cenário. Como era tanta coisa acontecendo – e que ainda iria acontecer – e foco desnecessários em alguns momentos, algumas passagens foram bem rápidas e bem superficiais. Como os direitos de adaptação foram comprados antes de a autora terminar de escrever o livro, analisei bem e, pra mim, realmente parece que ela já escreveu um roteiro pronto. Alguns acontecimentos no final eram previsíveis, mas ainda assim você leva um tapa na cara e ainda se pergunta como não viu isso antes.

Sobre os personagens, o único que tive realmente problema foi a Mare. Em alguns momentos, ela lembrava muito a Katniss (Jogos Vorazes) e não tenho uma boa relação com ela. O rei Tiberias também lembrava um pouco o pai do Maxon.

Claro que não poderia faltar um triângulo amoroso. E por que não completa-lo com dois príncipes? De início, eu tinha uma antipatia com os dois príncipes, mas, com o decorrer da leitura, minha antipatia se focou somente em Maven. Ele era bonzinho demais, altruísta demais, tudo nele era demais e nada me fazia convencer do interesse dele por Mare. Na verdade, nenhum interesse nesse triângulo conseguiu me convencer. Victoria tentou com que fosse sutil, mas, como eu já esperava algo do tipo, achei que foi muito mecânico e forçado.

OK! Até agora eu só comentei dos pontos negativos. O lado positivo da história é que ela realmente te prende e você não vai conseguir parar de ler. É tanta informação e plot twist que você quer logo descobrir o que vai acontecer e como vai terminar que a leitura se torna bem rápida.

Se vou continuar a ler, claro que vou! Eu estou esperando por algumas respostas e espero que elas sejam respondidas nos livros seguintes. Quero descobrir como todas as pontas que Victoria iniciou nesse livro irão se fechar (se irão se fechar).

26 Comentários

  1. Ainda não li, Rainha Vermelha. Possuo bastante interesse na obra, pois parece ser bem diferente de muitas histórias presentes na atualidade.
    Essa mistura entre obras incríveis que citou só me chamou mais atenção;

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu tinha bastante curiosidade para ler esse livro, mas já não curto muito distopias, e ainda mais com triangulo amoroso? Desanimei :(
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  3. Olá :)
    A Katniss é bem irritante mesmo, mas as distopias tem sempre os mesmos elementos, mas ainda pretendo o livo.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luiza!
    Parabéns pela excelente resenha. Tenho uma amiga que está ansiosíssima para ler esse livro. Você sabe que eu não tenho conhecimento de nenhum elemento dessa mistura? Acho que para mim seria tudo novo, rs.

    Te indiquei para uma TAG.
    Beijos

    Historiar

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom? Esse livro não me chamou muito atenção, e pela sua resenha tive certeza que não é o tipo de livro que eu iria gostar ^^ Mas adorei a resenha <3

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esse livro parece bem interessante, só pela capa já chama bastante atenção, já vi ele em alguns outros blogs e essa capa é fascinante. Quanto a história, parece mesmo interessante, eu gosto de Jogos Vorazes e X-man.
    Big beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ainda não li, mas tenho vontade. Acho que nunca li nada parecido e a história me chamou atenção.

    Beijão e ótima resenha!
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luíza!
    Comecei a ler esse livro bem desconfiada, visto que é uma mistura de diversas séries, e apesar desse fato ter me incomodado um pouco, eu gostei muito da trama e dos personagens. Acabei torcendo por um casal (algo que eu não esperava que acontecesse). Estou bem curiosa pelos próximos volumes.

    Beijo,
    Sofia - Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luiza!
    Tenho muito interesse em ler esse livro.
    Gostei muito de sua resenha e agora já sei o que esperar da leitura.
    Também estou participando do projeto sobre Poe :)

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Já vi tanto tanto tanto a respeito desse livro, sou louca pra ler.
    Sua resenha ficou ótima!!
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu!
    Tenho muita vontade de ler este livro, o enredo parece ser bom! Sem dúvidas todo gênero literário acaba tendo seus clichês, mas quando a estória não funciona bem com eles aí complica. Acho que ainda leria este livro, porém sem grandes expectativas. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Luiza.
    Acho que essa mistura de vários livros que o pessoal está reclamando tanto. Porque se for por clichês, todo livros tem os seus. Já dizia o ditado nada se inventa, tudo se copia. Eu tenho ele aqui mas vou esperar para lançar todos para começar a ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. O fato dela lembrar a Katniss é um ponto positivo para mim hahahah.
    Só vejo esse livro em todos os blogs e estou muito afim de ler, ja comprei o livro, mas ainda não li por esta esperando lançar ou outros.


    Beijos,
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá, estou louca para ler este livro, vejo muitas resenhas dele por ai e claro que nem todas são positivas mas só a capa me cativa! aushuas

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Depois de ler algumas resenhas negativas sobre esse livro fiquei sem vontade de realizar a leitura, algumas coisas como ele ser bem parecido com outras obras juvenis de sucesso e etc. Mas gostei da resenha.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi. Também me senti mais ou menos assim com a leitura desse livro. Gostei, mas foi estranho haha de qualquer forma espero que a escrita tenha melhorado com o segundovolume. Estou aguardando.

    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Luiza! Adorei a resenha super sincera! Muito se falou desse livro o ano passado, mas nunca tive muito interesse de ler. Confesso que achei interesse a mistura de Game Of Thrones, X-Men, Jogos Vorazes, Vampire Academy que vc comentou apesar de todos os pesares rsrsrsrsrsrs


    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu!
    Então, ano passado eu me animei muito para ler esse livro, mas confesso que depois de algumas resenhas fiquei com um pé atrás. Não sou muito favoravel a triangulos amorosos. Tenho tendencia a não gostar deles, mas espero que esse me agrade. Ganhei o livro de Amigo Secreto, então, quero ter uma impressão melhor da obra. Assim que der vou ler *-*

    Abraços
    David
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  19. Poxa Lu... desaminei pra ler este livro.... é a segunda resenha, só hoje, q leio falando mais ou menos isso... ler mais do mesmo, só depois de um tempo... e olha q gosto de distopias...ótima resenha....

    Belas Terapias / Fan page

    ResponderExcluir
  20. Helloo, Lu! Tudo numa nice?!
    Ah, eu não gostei desse livro. E apesar de todas as coisas acontecendo não me senti presa a ele, estava doida para terminar logo a leitura porque não estava suportando essa estória cheia de cópias. Eu gosto de distopias, mas essa foi a que mais me desagradou por motivos de que você já conhece por ter lido minha resenha. O triângulo amoroso estava muito sem sal e a Mare me irritou demais. A coisa boa e o ponto alto do livro todo foi o que Maven fez no final. Tipo, ele tirou a máscara e eu pensei: Hum, algo legal na estória. Mas outras coisas que aconteceram achei muito clichê, até o irmão dela no final. E tinha certeza que ele não havia morrido.
    Nossa, tá cheio de spoilers esse comentário.
    Anyway, sua resenha está ótima. Eu nem tinha associado ao x-men e também porque tinha lido Fúria Vermelha, livro super top, e isso ajudou para que a estória não me convencesse mesmo - e relação as cópias, né!
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  21. Preciso ao menos começar a ler para ver como é... o povo fala bem, mal, mas só vendo para crer kkk

    Seguindo você :D
    ❥ www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
  22. Tantas informações sendo jogadas assim na cara do leitor pode acabar deixando a pessoa um pouco atordoada para entender o que está acontecendo, mas todo mundo fala tão bem desse livro que eu não vejo a hora de ler, apesar de ainda não ser grande fã das distopias.

    Beijos

    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
  23. |Hummm. Oi. bem, gostei da sua resenha! parece sincera...e algumas resenhas que leio parece que a pessoa tá só querendo vender o livro. rsrsrs

    COnfesso que depois de inúmeros comentários "preciso ler o próximo urgente" fiquei com vontade louca de ler tb. rsrsrsrs mas agora tô meio na dúvida.

    Quanto ao cópia e cola...bem acho que hoje em dia isso é comum né? mas mesmo assim o livro pode ser previsível e ótimo. POr ex li recentemente O Duque e Eu...ora, ele é bem previsível...vc começa a ler e já sabe aonde vai dar. mas mesmo assim foi uma ótima leitura. já tem uns que são diferentes e que te fazem ter sono! (tipo a distopia Destino).

    ResponderExcluir
  24. De início eu não tinha muito interesse nesse livro, mas ultimamente eu tenho visto tantas resenhas legais que vou acabar cedendo hahah

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  25. Eu adorei esse livro, mas sei que ele tem inspiração em vários outras distopias e até séries fora do gênero. Mesmo assim eu considerei um dos melhores de 2015 e to bem ansiosa pela continuação, espero que seja boa. =)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  26. Até que enfim!!! Estou muito feliz de ter encontrado alguém que sentiu o mesmo que eu lendo esse livro. Estou até emocionada (srsr), você resumiu tudo!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)