Resenha #566: Filho Dourado - Pierce Brown (Globo Alt)

Título: Filho Dourado
Título Original: Golden Son
Autor: Pierce Brown
Série: Red Rising #2
Páginas: 549
Ano: 2015
Editora: Globo Alt
Sinopse: Segundo volume da Trilogia Red Rising coloca Darrow diante de novos inimigos em sua luta contra a sociedade. A esperada sequência de Fúria Vermelha põe novos adversários e desafios terríveis no caminho de Darrow.
Dois anos após a conclusão do Instituto, o jovem descobrirá que se infiltrar na elite da sociedade e destruí-la por dentro será mais difícil do que parece. Sua primeira vitória atraiu novos inimigos que usam a intriga e a política em vez das armas. E ele terá que aprender a combatê-los. O jovem que se uniu aos Filhos de Ares para destruir sociedade de castas que colonizou Marte e escravizou seu povo sobreviveu a batalhas sangrentas, mas terá outras pela frente. Darrow descobre que para viver entre os Ouros não basta ser um grande guerreiro ou estrategista, é essencial sobreviver ao jogo político dos governantes.
Com sua reputação ameaçada, a inimizade declarada da Família Bellona e afastado de seus amigos, Darrow se vê sua vida depender de alianças improváveis. Os Filhos de Ares passam a realizar ataques violentos e se tornam um problema para os Ouros. A luta para destruir a sociedade se torna ainda mais sangrenta e o Ceifeiro precisa lidar com escolhas difíceis, o ódio por ter seu povo escravizado e o desejo de vingança contra os que destruíram o que ele mais amava.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Num mundo de matadores, é mais difícil ser gentil do que ser cruel.

Filho Dourado se passa depois de alguns anos após os acontecimentos de Fúria Vermelha. Darrow continua infiltrado entre os Ouros, plantando sua semente para uma futura revolução (que um dia vem). Confesso que não sabia muito o que esperar e ver nesse livro, e com certeza fui surpreendida mais uma vez.

Assim como em Fúria Vermelha, o foco de Darrow aqui ainda é a sobrevivência, mas agora ele vai ter que aprender a jogar a política dos Ouros e manipulá-la a seu favor. Entretanto, uma derrota e humilhação logo no início do livro faz o ex-Vermelho ligar o botão do foda-se. Essa atitude dá início ao uma guerra civil e (nem preciso dizer mas já dizendo) sangrenta entre os Ouros.

Desde o livro anterior, sempre achei Darrow um personagem inteligente, perspicaz e esperto. E realmente ele é. Aqui, ele só elevou esses traços a outro nível, com seus jogos e manipulações. Em certos momentos eu realmente me questionei porquê ele se colocava na linha de fogo por essa classe que ele tanto odeia, mas tudo são meios para o fim: fim da tirania dos Ouros em relação às outras cores.

Dor é a maneira pela qual eles nos controlam.


Em Filho Dourado temos um foco maior na política entre os Ouros. Não muito diferente de pessoas que estão no poder, as alianças são frágeis, o poder sobe à cabeça e não se pode confiar em ninguém. Darrow utiliza essa situação a seu favor, quase sempre prevendo os passos adiantes, o que faz com que ele se destaque e consiga alguns inimigos no caminho.

Todo mundo é honesto até ser pego numa mentira.

Gostei do destaque dado aos personagens secundários. Por mais que Darrow saiba que não se pode confiar em Ouros, ele também se veria perdido sem as amizades conquistadas. Sevro continua sendo um dos meus personagens favoritos, com sua boca suja e sua leal para com o Ceifero. Mustang também tem seu destaque. Desde o livro anterior, a filha do ArquiGovernador de Marte se mostra, além de inteligente e sagaz, uma mulher justa e sensata. Inclusive, se não fosse por sua ajuda, com certeza Darrow estaria em apuros. Desde o Instituto, os dois formam um ótimo time, visto que praticamente conseguem ler a mente um do outro.

O tempo não prova a lealdade de ninguém [...] Cicatrizes sim.

Já em relação ao romance entre Darrow e Mustang, bem... foi tudo um tanto atropelado no final de Fúria Vermelha e aqui sabemos que muita coisa aconteceu entre eles nesse meio tempo entre o livro anterior e esse. Gostei muito da dinâmica dos dois e a química presente, mas nem tudo são flores. Além de esconder a verdadeira identidade, Darrow ainda é bastante preso na memória da ex-esposa. Já Mustang sabe e respeita a lembrança dessa pessoa do passado dele, assim como sabe que ele esconde algo que pode mudar toda a relação e amizade entre eles.

O livro tem um ritmo acelerado e constante do início ao fim. Nessa continuação, Pierce deu uma diminuída nas cenas gráficas de violência nas lutas. Apesar das cenas de ação, o livro é praticamente todo voltado a jogos políticos e traições. Chegou em um ponto que eu realmente não me espantava com mais nada que o Darrow pudesse fazer. A única ressalva que tenho é sobre uma certa sequência na reta final, que se prolongou mais do que necessário.

E quando se pensa que tudo está bem, a reta final é cheia de revelações e reviravoltas. Inclusive uma dessas revelações me deixou de queixo caído, já que era um personagem que nunca dei muita atenção. Se o livro passado era Hunger Games Mars Edition, o último capítulo aqui só pode ser definido como Red Wedding Mars Edition. Cabeças (literalmente) rolam, alianças e amizades são desfeitas, pessoas são expostas, tudo isso faz com que o final chocante te deixe super ansioso para Estrela da Manhã.

Daqui a dez anos. Daqui a cinquenta. Daqui a mil. Nós arrebentaremos as correntes, não importa o quanto isso custe. Vocês não podem nos deter. Somos a onda.


Resenhas anteriores
Livro 1 - Fúria Vermelha (Red Rising)

5 Comentários

  1. Oi, Lu! Tudo bom?
    Dei uma pulada na resenha porque ainda quero muito ler essa série, só não sei quando VEM AÍ. É uma daquelas histórias que ouço falar faz tanto tempo e a curiosidade só cresce, então prefiro não saber muito da trama pra ser surpreendida.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, que bom que o segundo volume foi tudo isso, adoro livros surpreendentes e quando a leitura flui rapidamente então! Já quero conhecer esta série!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu

    Bacana que esse tem um foco maior na política e seria algo que chamaria minha atenção se a história como um todo fizesse o mesmo. Tomara que o próximo seja bom também.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Melissa

    ResponderExcluir
  5. Parece ser o tipo de livro que faz a gente vibrar hahah eu gosto de leituras rápidas e instigantes que deixam tudo mais emocionante a cada página. Gostei muito dos quotes que você selecionou parece ser uma serie e tanto <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)