Resenha #557: A Canção de Aquiles - Madeline Miller (Jangada)

Título: A Canção de Aquiles
Título Original: The Song of Achilles
Autor: Madeline Miller
Série: ---
Páginas: 392
Ano: 2013
Editora: Jangada
Sinopse: Baseada na Ilíada, esta obra é uma reconstituição da épica Guerra de Troia.
O tímido príncipe Pátroclo é exilado no reino de Fítia, onde cresce à sombra do rei Peleu e de seu extraordinário filho, Aquiles. Apesar de suas diferenças, os meninos logo se tornam companheiros inseparáveis. Os laços entre eles se aprofundam à medida que se tornam adolescentes e hábeis nas artes da guerra e da medicina – para desagrado e irritação da mãe de Aquiles, Tétis, uma cruel deusa marinha que odeia os mortais.
Quando se espalha a notícia de que Helena de Esparta foi raptada, os homens da Grécia, ligados por um juramento de sangue, têm de partir para invadir Troia e salvar Helena. Seduzido pela promessa de um destino glorioso, Aquiles junta-se à causa. Pátroclo, dividido entre o afeto e o temor por seu amigo, acompanha-o. Mal sabem eles que os deuses do destino os colocarão à prova como nunca antes, exigindo deles um terrível sacrifício.



Nem sei como A Canção de Aquiles veio parar no meu radar, mas de repente eu me vi com muita vontade de ler esse livro. Por ser um romance histórico baseado na Ilíada de Homero, com certeza esse livro é um deleite para quem curte histórias da Grécia Antiga, como eu.

Em A Canção de Aquiles, vamos acompanhar a vida e trajetória do herói através da narração de Patróclo, um príncipe que foi exilado quando criança e enviado para viver na corte do rei Peleu, no reino de Fítia.

Lá, ele conhece o príncipe Aquiles, o que viria a ser o maior herói grego de sua geração. O que começou como uma amizade quando crianças evolui para um relacionamento que iria durar anos e anos, até uma grande tragédia separar os dois durante a guerra de Troia.

Bom, pra quem conhece a história de Aquiles e a Guerra de Troia, muita coisa aqui não vai ser novidade. Particularmente, eu não sabia muito sobre Aquiles antes de Troia, então gostei de saber mais sobre a infância do herói. Para quem assistiu o filme Troia, com Brad Pitt, vai reconhecer algumas passagens e nomes aqui que foram mostradas no filme.


Patróclo é um narrador meio coadjuvante, já que toda sua narração e sua vida gira em torno de Aquiles. Quando criança, ele foi proclamado companheiro de armas do herói, então ele literalmente vai pra todo lugar que Aquiles vai. Mesmo em sua narração focada em outra pessoa, percebemos que Patróclo é de uma alma sensível, leal e gentil.

Aquiles foi bem interessante ver uma certa transformação nele durante os anos, principalmente durante o sitiamento de Troia. Aquiles sempre soube sobre seu destino e, com o passar dos anos, começou a gostar de ser louvado pelo povo grego. Logo seu orgulho e ambição foram aumentando, chegando a influenciar bastante em algumas de suas decisões na guerra, que resultaram em perdas para o exército grego.

A escrita da Madeleine tem um tom poético e nostálgico. Isso dá um toque bem delicado também quando os dois jovens começam a perceber que há mais que uma simples amizade entre os dois. Em relação à Guerra de Troia, boa parte foi focada mesmo no que se passava no acampamento situado nos arredores de Troia.

O interessante da história é ver como todo mundo sabia que rolava algo a mais entre Patróclo e Aquiles e respeitarem o relacionamento. Quase sempre Aquiles menciona Patróclo como companheiro, sendo que o heroi escolheu Patróclo como companheiro de armas (uma espécie de escudeiro ajudante), mas logo todos também percebem que há um maior significado nessa designação. Gostei do fato do relacionamento deles ser muito nas entrelinhas. Não chega a ser algo como ficar no armário, mas algo como não é preciso gritar aos quatro ventos e ainda assim você perceber só de observar o modo como um se porta na presença do outro.

Não só de Aquiles vive esse livro, visto que vários outros personagens famosos da Ilíada aparecem. Helena, Páris, Menelau, Odisseu (que é mais conhecido pelo seu nome romano, Ulisses)... todos esses envolvidos na Guerra de Troia tem sua participação. Inclusive, no final do livro tem um glossário de personagens que aparecem e/ou citados durante o livro.

Mesmo após a morte de Aquiles (gente, isso não é spoiler, ok?) a história ainda continua sendo narrada, já que a guerra de Troia perdurou por mais algum tempo. Fora que são nessas narrações que vemos realmente o derradeiro destino de Aquiles e Patróclo.

A Canção de Aquiles chegou a ser um pouco monótono, visto não possui informações novas ou reviravolta. Por conta disso que retirei meio gatinho, mas super indico para quem quiser saber sobre Aquiles do ponto de vista da pessoa que mais o amou durante a vida.

6 Comentários

  1. Olá, Luiza.
    Eu li alguns livros de mitologia grega e eles falam sobre os personagens e suas histórias. E na época eu gostava bastante. Mas hoje em dia meu gosto mudou e acredito que ficaria entediada se fosse ler esse livro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, uma pena ser monótomo, mas eu gostei da premissa eu adoro qualquer coisa com referência à Grécia Antiga.

    Bjs, Mi


    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eis um livro que tenho há séculos e ainda não li pura e simplesmente por falta de vergonha na cara....... Tô com Circe na minha meta de leitura do ano e se apaixonar demais, pulo pra esse correndo. Essa coisa de narrativa poética e monótona se me fisgar direito, vira favorito!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii Lu

    Eu acabei abandonando esse livro, esse tom monótono dele não conseguia me prender e fui perdendo cada vez mais o interesse.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Como eu conheço a história de Troia e Aquiles, não sei se gostaria de ler o livro, já sabendo o que iria acontecer... rs Mas, para quem não conhece a história do herói, é bom para se sentir mais próximo da aventura épica que foi.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  6. Eu ia morrer e nao ia saber que esse livro é tematica LGBTQ. Mas fiquei curioso. Nao so porque pelo menos o casal funciona (o que eu queria, um casal pra shippar) e tem mitologia ne amada, AMO. Me chama. Eu fiquei na duvida se tem elemento fantasticos no meio disso tudo. Tipo a presença dos deuses ou a parada do ponto fraco do aquiles.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)