Resenha #478: A Tumba do Tirano - Rick Riordan (Intrínseca)

Título: A Tumba do Tirano
Título Original: The Tyrant's Tomb
Autor: Rick Riordan
Série: The Trials of Apollo #4
Páginas: 368
Ano: 2019
Editora: Intrínseca
Sinopse: Os tempos estão difíceis para ex-deidades que quase destruíram a humanidade, foram expulsas do Olimpo, perderam os poderes divinos e, de quebra, conquistaram a antipatia de imperadores sanguinários. Apolo, o deus mais glorioso e belo que já existiu, agora é Lester Papadopoulos, um adolescente desajeitado de 16 anos que, para reconquistar seu lugar, precisa libertar cinco oráculos que estão na mais completa escuridão.
Não é de hoje que Apolo tem passado por poucas e boas em sua temporada terrena. Nos três livros já publicados da série As provações de Apolo, vimos o ex-deus enfrentar terríveis inimigos: um psicopata piromaníaco, um crush das antigas com sede de vingança e até um dos imperadores mais temidos da Antiguidade. Como se isso já não fosse o bastante, ele só pôde contar com sua inteligência e sagacidade humanas (bem reduzidas, como é de se esperar), já que seus poderes foram extintos por tempo indeterminado. A sorte é que nessa jornada ele teve a ajuda de amigos valiosos, como Percy Jackson, Leo Valdez e Meg McCaffrey.
Em A tumba do tirano, sua mais nova aventura, Apolo precisa correr até o Acampamento Júpiter, lar dos semideuses romanos, para ajudá-los a se defenderem da fúria do Triunvirato de imperadores, que fará de tudo para destruí-los. É hora de unir forças com Hazel, Reyna, Frank, Tyson, Ella e muitos outros nessa batalha que promete ser a mais difícil e dramática de suas vidas. Infelizmente, a chance de eles saírem vivos reside na tumba de um dos tiranos romanos mais odiados e ardilosos da história, conhecido pela soberba e pela crueldade. Se alguém achou que seria fácil voltar ao Olimpo, achou errado, é claro.



ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

A Tumba do Tirano já começa com um pesar na vida de Apolo e Meg. Nossos protagonistas estão levando de volta para o Acampamento Júpiter o corpo de um amigo querido cuja morte foi bem dolorida. Homenagens e luto feitos, agora eles têm de correr para se defender em mais uma batalha contra o Triunvirato.

A Tumba do Tirano tem muita cara de livro de transição e cumpre bem seu papel. Ele não tem tanta ação como o livro anterior, mas já vai preparando o terreno para o último livro, que se chamará The Tower of Nero - traduzindo, A Torre de Nero.

Desde o primeiro livro, Apolo vem confrontando alguns detalhes de seu passado com deus e tentando, de alguma forma, aprender alguma lição e não repetir seus erros. Entretanto, creio que aqui é o qual isso fica mais explícito. Durante a história, somos apresentados a vários detalhes do passado de Apolo, o mostrando como se porta um deus: egoísta, arrogante e sem se importar com as pessoas ao seu redor.

O lado bom da história (se é que existe um) é que Apolo realmente percebe o quanto ele era um deus embuste e escroto. Através de Apolo e suas atitudes passadas, Riordan fala sobre bullying, empatia, respeito e solidariedade. Com ajuda de Reyna e Meg, Apolo também percebe que seu esforço em mudar é recompensado por amizades e companheirismo nos lugares mais improváveis.


O cenário aqui é o nosso conhecido Acampamento Júpiter. Temos a volta de vários personagens queridos - como Frank, Hazel e Reyna -, assim como somos apresentados a novos personagens, que virão a ser bem importantes.

Algo que gosto muito no Riordan é o fato dele perceber as suas burradas e consertar, tirando sarro de si mesmo. Desde o livro anterior, através de seus personagens e da narração de Apolo, ele comenta o quão loucura foi o final tosco da série Os Heróis do Olimpo, principalmente em relação ao Leo.

Assim com todos os seus trabalhos, A Tumba do Tirano também é cheia de referências do mundo pop e é bem interessante ver como Riordan consegue inseri-las de forma engraçada e divertida. Como me alertou o Emerson, a referência a Vingadores com certeza foi um dos ápices da história.

Mas, mesmo que Riordan saiba como tirar sarro de si próprio e inserir referências, ele também sabe alertar os leitores de situações bizarramente bizarras. Gosto muito quando um autor ouve seus fãs - como o Riordan faz bastante -, mas sabe reconhecer que alguns pedidos são completamente sem noção e sem sentido. Dá vontade, hein @Sarah J Maas?

O final do livro não chega a ser tão impactante, mas deixa o gancho para o final desta nova série, com pistas do que podemos esperar em A Torre de Nero.

Resenhas anteriores
Livro 1 - O Oráculo Oculto (The Hidden Oracle)
Livro 2 - A Profecia das Sombras (The Dark Prophecy)
Livro 3 - O Labirinto de Fogo (The Burning Maze)

15 Comentários

  1. Eu não conhecia essa série do autor. Na verdade ele tem tantas que acabo me confundindo. Dele eu só li Magnus Chase, espada do verão, gostei muito, mas acho que não leria nada dele novamente.
    Beijos
    https://blog-apaixonadaporpalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu! Tudo bom?
    Dei uma puladinha na resenha porque ainda preciso ler o terceiro volume, e quando se trata de tio Rick é bom ter o elemento mistério pra tomar os tombos que ele guarda pra gente UHASHUASHUUSAHHUSAHUSAUH

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu
    Quando eu era mais nova eu gostava muito do tio Rick, mas ai parei de ler fantasia e eventualmente parei de ler os livros dele, mas super gostaria de voltar!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu

    Saber tirar sarro de si próprio é um dom que poucas pessoas possuem.
    Não vou ler o livro e nem tenho intenção de ler algo do autor algum dia, mas babo nas capas dos livros dele.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Que beleza de resenha, gosto muito de ler e assistir opiniões diferentes.Esse parece ser bem jovem, eu to vivendo minha fase de clássicos :) Bjs Monalise www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir
  6. Acredita que não conhecia os livros desse autor? É bem diferente do que costumo ler, mas sem dúvida, vale a pena sair da zona de conforto e conhecer! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Luiza.
    Eu ainda nem comecei essa série. Só tenho o primeiro livro aqui. Ainda esperando uma promoção boa para comprar eles hehe. Eu gosto de "baixa literatura" (hehe) e amo os livros do autor. Sério, eu acho incrível como o autor fez eu muita gente se interessar por mitologia depois que seus livros foram lançados.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, eu adoro o Rick Riordan, mas faz temo que não leio nada dele. Ao que parece ele continua mantendo o alto nível!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu! Eu nunca li nada do autor, mas sempre vejo o Emerson elogiando muito ele. Esta série parace se muito legal, mas pretendo começar pelas mais antigas antes de ler esta. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi
    li a parte final da resenha, porque estou lendo ainda o segundo livro, mais esse também parece ser bom, gosto muito da escrita do Rick, fiquei um tempo sem ler livros do gênero, ai tenho que pegar o ritmo novamente ao ler o segundo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu!
    Minha parte favorita foi o resgate do deus do silencio. Nossa amei aquilo. Pesado e engraçado na medida certa. EU QUERO DIZER QUE RIORDAN E O REIZINHO DA MINHA EXISTENCIA E EU LEREI 300 SERIES DELE E É ISSO.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu, tudo bem?
    Ainda não conhecia, deve ser muito bom, valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Fiz um evento desse livro ano passado e foi maravilhoso!! Mas ainda preciso ler ele.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)