Resenha #477: Serpent & Dove - Shelby Mahurin (HarperTeen)

Título: Serpent & Dove
Título Original: ---
Autor: Shelby Mahurin
Série: Serpent & Dove #1
Páginas: 528
Ano: 2019
Editora: HarperTeen
Sinopse*: Ligado a alguém para amar, honrar ou queimar.
Dois anos atrás, Louise le Blanc fugiu de seu clã e se abrigou na cidade de Cesarina, abandonando toda a magia e vivendo do que pudesse roubar. Lá, bruxas como Lou são caçadas. Eles são temidos. E eles estão queimados.
Jurado para a Igreja como um Chasseur, Reid Diggory viveu sua vida por um princípio: você não sofrerá por uma bruxa para viver. Seu caminho nunca foi feito para cruzar com o de Lou, mas um golpe perverso os força a uma união impossível - o matrimônio sagrado.
A guerra entre as bruxas e a Igreja é antiga, e os inimigos mais perigosos de Lou trazem um destino pior que o fogo. Incapaz de ignorar seus sentimentos crescentes, mas impotente para mudar o que ela é, uma escolha deve ser feita.
E o amor faz de todos tolos.



Não permitirás que uma bruxa viva.*

Serpent & Dove foi um livro que, apesar de já ter visto a sinopse, me conquistou através das fanarts que foram sendo publicadas. Como minha amiga Denise (Queria Estar Lendo) disse, se tem fanart sendo feita, a história deve ser boa. Dizer que a história é boa não chega nem perto do que realmente ela é.

Lou é uma personagem fantástica e com certeza vai circular na lista de melhores mocinhas de fantasia. Fugindo de seu passado, ela mora escondido em um teatro e vive de cometer pequenos delitos para sobreviver. Assim como ela também é toda trabalhada nas respostas rápidas cheias de ironias e sarcasmo, Lou também é leal, corajosa, determinada, solidária, sensível, alto astral e compreensiva.

Eu não era o sacrifício de ninguém. Nem antes. Nem agora. Nunca.*

Reid é aquele mocinho que vai te conquistando aos poucos. O Chasseur é um homem íntegro e honesto, com um grande senso de moralidade. Quando é necessário a presença de Lou na sua vida, ele está disposto cumprir a promessa de protegê-la (mesmo quando ela o leva a um novo nível de estresse). Ao lado de Lou, Reid vai se mostrando um homem apaixonante, com certo charme.

Nossas vidas refletem nossos corações.*

Lou e Reid não poderiam ser pessoas mais diferentes. Ela é uma bruxa; ele, um caçador fanático. Ele aprendeu que bruxas são más; ela aprendeu a fugir de homens como ele. Quase uma espécie de Orgulho e Preconceito, a convivência forçada dos dois vão abrindo os olhos de cada um e fazendo repensar em tudo que lhes foram ensinado, tanto sobre as bruxas quanto os caçadores. Esse detalhe pesa bem mais na vida de Reid, que de repente vê todas as suas crenças caírem por terra.

O desenvolvimento dos dois é bem gostoso e engraçado de se acompanhar. Praticamente qualquer ação de Lou era responsável para que Reid se escandalizasse, o que só servia de munição para que ela continuasse. Mesmo quando ele não aprovava o comportamento de Lou, o caçador jamais deixou de defendê-la quando outras pessoas a criticavam ou tentasse machucá-la.


A ambientação também é algo bem trabalhado. Creio que a autora se inspirou na França medieval (digo isso por conta de caça a bruxas e tudo mais) para criar seu universo. Durante a história, temos algumas expressões em francês, que basicamente se resumem a xingamentos saídos da boca de Lou, comidas e outros aspectos culturais.

Fille de pute!

Outro ponto bem trabalhado foi a questão do machismo, misoginia e religião e como as pessoas se escondem atrás do medo para condenar o que não conhecem. Na história, os Chasseurs (caçadores de bruxas) são ordenados pela Igreja, que prega a caça às bruxas. Em muitos momentos são citadas passagens da Bíblia e a própria religião para justificar alguma ação “pecaminosa”, seja de bruxas ou mulheres normais. Por muitas vezes todo esse ambiente tóxico e misógino me incomodou e é triste pensar que isso não é algo distante da nossa realidade.

Eu nunca disse que era seu deus. Seu deus odeia mulheres. Nós éramos uma reflexão tardia.*

Gostei muito como a autora foi quebrando esses paradigmas através da convivência de Reid com Lou; como ele começou a questionar todas essas crenças e ditos que o acompanha desde sempre. Mesmo sem saber que sua companheira é uma bruxa, Reid começa a perceber que nem tudo é preto e branco, como ele acreditava.

Talvez os homens possam aprender uma coisa ou duas com as mulheres.*

Os personagens secundários também têm seu espaço para conquistar nossos corações. O iniciante Ansel é o que dá esperança a Lou de que Reid também pode mudar sua forma de pensar e agir. Coco é uma amiga que está disposta a se sacrificar e te defender na mesma medida. Madame Labelle, uma mulher sedutora que não tem vergonha de usar de sua sensualidade e astúcia para proteger seus queridos.

Shelby não deixa pontas soltas na informações que vai soltando ao longo do livro. São detalhes que podem não fazer muito sentido, mas tudo está realmente conectado (#sdds Dirk Gently!). O pano de fundo envolvendo a magia e o reino foi muito bem feito.

A morte não poderia tirá-lo de mim. Ele era eu. Nossas almas estavam atadas.*

O livro mantém um ritmo constante, até mais ou menos a terceira parte, que é onde acontece o ápice da história e respostas são reveladas. As cenas de ações e lutas são bem descritas, a ponto de deixar você com os nervos à flor da pele. O final possui um baita gancho e eu necessito da continuação para ontem!

Eu a amava. Apesar de tudo. Apesar das mentiras, da traição, da mágoa. [...] Não sei se ela devolveu esse amor, e eu não me importava. Se ela estivesse destinada a queimar no inferno, eu queimaria com ela.*

Serpent & Dove infelizmente como sempre ainda não tem indícios de publicação no Brasil. Inicialmente, a série contém dois livros, sendo Blood & Honey a ser publicado esse ano.

* Tradução feita por mim

14 Comentários

  1. Ual eu amo esses posts que vce faz, bem feitinhos parabéns.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Gostei de acompanhar suas impressões a respeito da leitura, mas, não é uma leitura que realizaria no momento...
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não é o estilo de leitura que eu gosto de ler, mas gostei da resenha.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luiza.
    Você pare com isso. Vem aqui e me deixa morrendo pelo livro e depois fala que não tem previsão de lançamento por aqui. E agora, preciso ler ele hehe. Amei essa capa e vou ficar aqui na torcida para que alguma editora traga ele para cá.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu!
    So preciso pra ontem conhecer logo a Lou! Ela tem uma pegada Jude mais hardcover, já amei! Sabe descer pro play e taca fogo no parquinho. Esse livro tem muito cara de que reino caos. AMOOO com todas as minhas forças. Pretendo ler em março.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. eu que adoro fantasia já adorei conhecer esse livro e pela sua resenha fiquei super curiosa pra ler!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, eu gostei das descrições das personagens, que pena que por aqui ainda não saiu rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu! Já tinha visto no Goodreads e fiquei interessada, depois de sua resenha bateu o desespero para chegar aqui. A história parece ótima, com bons personagens, trama e ambientação. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Esse é aquele livro que nos conquista de cara, que capa perfeita. Adorei a dica, Lu! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Oi
    que bom que adorou, parece ser realmente uma história bem envolvente, e legal que os personagens secundários também possui um espaço na história, da pra perceber sua empolgação com a história, poderia ser publicada por aqui.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu

    Essa coisa dela ser bruxa e ele caçador é bem clichezão. Duas pobre almas de naturezas opostas e etc. Não me surpreende e por isso (além do fato de ser fantasia) não chama minha atenção, mas achei interessante que tem a questão da igreja no meio, parece ser um ponto relevante na trama.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lu! Tudo bom?
    Se eu comprei esse livro correndo foi pelas fanarts e pela senhora! Já enfiei na TBR de Fevereiro porque PRECISO desses surtos ASKJFNSAOUGBOUGBGBSUAGA como te falei, faz tempo que um livro novo não causa isso em mim, então acho que temos um escolhido!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lu
    Agora que terminei Um encontro de magia eu tô procurando mais livros de fantasia, a louca. hahaha agora fiquei interessada na obra, principalmente por causa dos personagens, e a capa é lindona, eu adorei!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  14. SOCORRO, só pela capa eu já compraria esse livro rs
    Sou apaixonada por Bruxas. Acho toda a mitologia e misticismo que as envolvem, uma coisa muito intrigante. Por isso sempre que posso e encontro algo com o tema, tento ler ou assistir. Gostei muito da sua resenha, é uma pena que o livro não tenha indicios de chegar por terras BR. ç.ç

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)