Filme #76: Parasita


Título Original: Parasite
Sinopse: Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.
Elenco: Kang-Ho Song, Woo-sik Choi, Park So-Dam, Chang Hyae Jin, Sun-kyun Lee, Cho Yeo-joong, entre outros
Duração: 132min
Roteiro: Joon-ho Bong, Han Jin Won
Produção: Joon-ho Bong
Direção: Joon-ho Bong


Parasita é um filme que me chamou muita atenção desde que venceu o Palma de Ouro em Cannes. Todos que assistiram me indicaram o filme, mas não entravam nos pormenores da história. Então minha curiosidade e interesse me levaram a uma das melhores experiências cinematográficas do ano.

Muito difícil consumirmos aqui no Brasil algo fora do circuito Hollywood/Academia do Oscar, mas Parasita conquistou seu espaço com uma história aparentemente simples, mas com uma grande crítica social. Pelo título é de pensar que possui um tom sobrenatural em algum momento, mas não; a história toda gira em torno de uma família oportunista e bastante inteligente.

O filme tem seu início em um tom meio cômico, ao mostrar a entrada da família Kim na vida da família Park. Ao longo da exibição vai tomando ares de suspense e tragédia. Essas mudanças ocorrem de formas bem sutis e desenvolvidas.

O elenco e a direção de montagem do filme estão de parabéns, com sequências e atuações muito bem executadas. Assim como a direção de fotografia, que é responsável por mostrar o contraste da vida das duas famílias. O cenário da família Park é sempre bastante claro e iluminado, enquanto o da família Kim é um tom frio e neutro. Só nesse detalhe você já deve ter percebido quem é a família rica e a família pobre.

Sei que não falei muito do filme, o que foi proposital justamente para vocês terem a mesma experiência que tive. Digo que, uma semana depois, ainda sigo impactada. Em uma era onde a cultura coreana está bastante presente no Brasil com k-pop, também é importante ressaltar em outras áreas. Parasita veio para isso e, junto com Bacurau, circula entre os melhores filmes que assisti em 2019.


8 Comentários

  1. Oi Luiza, o enredo me chamou bastante atenção e, pelos seus elogios, parece realmente ser um bom filme. Só uma pergunta: dá medo? hahaha Por essa foto eu fiquei já com um medinho, rs. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luiza.
    Eu nunca ouvi falar desse filme hehe. Mas já me interessei bastante, principalmente por ter te impactado tanto. Vou procurar para assistir.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia, mas parece ser muito legal.
    Adorei a sugestão.

    Beijos,

    www.nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, esse filme está super bem comentado, estou bem curiosa pra ver e acho que ficarei bem apreensiva tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu! Nunca tinha visto nada sobre o filme e você não dar nem uma pista do que mexeu com você me fez ficar com muita vontade de assistir. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi
    já assisti alguns filmes coreanos, mas ficou mais nas novelas. Esse filme estão falando mesmo muito bem, não sei se assistiria por não fazer muito meu estilo, mas que bom que gostou de assistir o filme, é bom fugir as vezes dos filmes Americanos e Europeu.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Luiza, admito em geral esse não seria um filme que chamaria minha minha atenção mas ao ler aqui a postagem estou com aquela ponta de curiosidade já Rsrs
    Bjs

    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Deu vontade de assistir, adoro filmes de suspense.
    Beijinhos
    https://memoriaseoutrascoisas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)