Resenha #430: Além da Magia - Tahereh Mafi (Universo dos Livros)

Título: Além da Magia
Título Original: Furthermore
Autor: Tahereh Mafi
Série: Furthermore #1
Páginas: 368
Ano: 2017
Editora: Universo dos Livros
Sinopse: Há apenas três coisas importantes para Alice Alexis Queensmeadow, de 12 anos: sua mãe, que não sentiria sua falta; magia e cor, os quais parem escapar dela; e seu pai, que sempre a amou. No dia em que seu pai desapareceu de Ferenwood, ele levava consigo apenas uma régua. Já se passaram quase três anos e Alice está determinada a encontrá-lo. Ela o ama tanto quanto ama aventura, e está prestes a embarcar em um para encontrar o outro.
No entanto, trazer seu pai para casa não será tão fácil. Alice precisa viajar através da mística e perigosa Terra de Furthermore; onde para baixo pode ser para cima, papel está vivo e esquerda pode ser direita. Sua única companhia é um garoto chamado Oliver, cuja habilidade mágica é mentir e enganar – e com um mentiroso em uma terra onde nada é o que parece ser, requisitará de Alice toda sua concentração para encontrar seu pai e conseguir voltar para casa sã e salva. Em sua jornada, Alice precisa se encontrar- e se agarrar à magia do amor diante da perda.


Conhecida pela série Estilhaça-me, Além da Magia é a estreia da Tahereh Mafi no gênero infantojuvenil.

Confesso que o início do livro foi um pouco complicado. Demorei muito a me envolver com a história por não conseguir visualizar o ambiente em que ela se passava. Porém, percebi que essa era a intenção da Tahereh; fazer com que foquemos em Alice e sua jornada em busca do Pai.

Gostei muito do crescimento de Alice e Oliver, seu companheiro de jornada. Os dois são bem parecidos no início da história, um pouco arrogantes, mas durante seu tempo em Furthermore nasce uma amizade entre os dois e percebem que pedir ajuda não é algo ruim. Mas, como os dois são bem teimosos, situações acontecem e suas consequências nem sempre são as melhores.

Apesar de ser um livro infantojuvenil, Além da Magia traz boas reflexões sobre aceitação, família, amizade e companheirismo. Alice sempre se sentiu sozinha e isolada por não parecer com os outros habitantes de Ferenwood e Oliver tem medo de que as pessoas se afastem caso conhecessem o seu verdadeiro eu. Até o final dessa jornada em Futhermore, os dois vão aprender que há muito mais do que somente aparências.


Furthermore é uma terra de magia com personagens egoístas e um tanto psicopatas. Muitos compararam o reino com o País das Maravilhas, assim como compararam a história com a da Alice. Bem, fora o nome da personagem e uma terra meio sem noção, não vi muitas semelhanças entre esse livro e o de Lewis Carroll.

A escrita da Tahereh é bem fluída. A narração é feita em terceira pessoa, como se o narrador estivesse contando a história para você em uma conversa, acrescentando seus próprios comentários aos acontecimentos. O livro é dividido em dez partes. Os capítulos não são numerados, mas esse é um detalhe que não atrapalha a leitura.

Além da Magia foi uma experiência interessante. A história aqui tem um final fechado, mas Alice e Oliver fazem participação em A Magia do Inverno. Os dois livros têm histórias independentes.

14 Comentários

  1. Oiii Lu

    No começo eu fiquei com o pé atrás por ser um livro infanto juvenil, gênero que não me envolve muito, mas achei bacana todos os temas que o livro retrata, além disso é uma oportunidade de finalmente conhecer a narrativa da Mafi ja que até hje ainda não li Estilhaça-me.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, apesar de não ser emu estilo, acho a história bem interessante e as capas lindíssimas!

    Bjs, Mi
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. AAA adorei essa capa!! Simplesmente adoro fantasias e vou anotar a dica para ler depois.

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! Já li os dois livros desta série e achei os dois muito bons. O universo criado pela autora me encantou. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha, Lu. Uma pena a história não ter te fisgado de cara, mas que bom que mesmo assim a leitura valeu a pena! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu. Gostei bastante da capa desse livro. Achei fofa.

    Confesso que não gosto muito de livros que não consigo ambientar,mas é uma coisa que atrapalha a minha leitura no começo.
    Amei a resenha

    Beijão

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Eu comprei esse livro na Bienal de sp ano passado e até hoje não li, mas só pelas suas considerações sei que irei apreciar muito a leitura.
    Eu confesso que comprei pela capa hahahah
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu!
    Amém tu gostou pq eu tava com medo de detestar e eu já ficar com pé atrás. Eu acho a premissa muito boa e os protagonistas parecem interessante. Graças a Deus eles crescem bem no decorrer do livro. To ansioso e espero curti ainda mais. Gosto da pegada infanto juvenil.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luiza.
    Me lembro de ler lido o primeiro volume de Estilhaça-me e curti muito a escrita da autora. Uma pena não ter tido a chance de dar continuidade àquela série. Fiquei feliz em saber que ela se animou a explorar outro universo e que tenha criado uma história tão bacana assim! Não sei se estou no clima para livros infanto-juvenis, mas vou dar uma pensada melhor!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. Acredita que eu comprei esse livro em uma feira em um dos shoppings daqui, só porque eu reconheci na capa uma ilustração da Juliana Fiorese? hahahahaa
    Lendo a sinopse, eu percebi que foge demais daquela chamada zona de conforto (a minha, claro). Mas, eu vou deixar ele pra intercalar entre uma leitura mais pesada, que são as que eu realmente gosto.
    Que legal que o livro tem um final fechado. É importante pra mim, quando não sei se conseguiria me prender à vários volumes.
    Um beijão

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu sou super curiosa para ler algo da autora, tinha pensado em começar pela série Estilhaça-me mas agora estou tentada a começar por Além da magia, acho a capa muito lindinha e pelo seu post me parece uma leitura que vou gostar.

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li nada da autora e não foi por falta de elogio ou indicação, mas de oportunidade mesmo. Achei essa capa bem caprichada e fiquei curiosa pra conhecer o enredo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, não conhecia esse livro ainda. Eu gosto muito dos livros da Tahereh Mafi. Fiquei bem curiosa para saber como é esse estreia dela com o gênero infanto juvenil. Já vou colocar na minha lista de desejados.


    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem Luiza?

    Eu achei essa capa linda, mas confesso que não conhecia o livro e a autora. Gostei da sua resenha, mas infelizmente o livro não me despertou muita atenção.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)