Título: Os Noivos do Inverno
Título Original: Les Fiancés de L’Hiver
Autor: Christelle Dabos
Série: La Passe-Miroir #1
Páginas: 416
Ano: 2018
Editora: Morro Branco
Sinopse: Honesta e cabeça-dura, Ophélie não se importa com as aparências. Mas, por baixo de seus óculos de aros largos e cachecol desgastado, a garota esconde poderes únicos: ela pode ler o passado dos objetos e atravessar espelhos. A vida tranquila que leva em Anima se transforma quando Ophélie é prometida em casamento à Thorn, herdeiro de um distante e poderoso clã.
Agora, ela terá que deixar para trás tudo o que conhece e seguir seu noivo até Cidade Celeste, a capital flutuante de uma gelada arca conhecida como Polo. Ali, o perigo espreita em cada esquina, e não se pode confiar em ninguém. Sem se dar conta, Ophélie torna-se um peão em um jogo político mortal, capaz de mudar tudo para sempre.


Os Noivos do Inverno é o primeiro livro da série A Passa-Espelhos. Essa capa maravilhosa junto com a premissa sempre me chamaram atenção. Apesar de algumas ressalvas, foi uma boa leitura.

Ophélie é uma protagonista que vai estourar a paciência de todo mundo por ser muito apática e passiva. A leitora de objetos é humilhada e maltratada de tanta forma que tudo que eu queria era entrar no livro e dar um “ACORDA, GAROTA!” nela. Porém, são em pequenos momentos que ela mostra ter uma grande força interior e espero que esse lado seja mais explorado nos outros livros.

Essas situações que Ophélie passa achei um tanto compreensível visto que ela está um lugar novo, onde não conhece ninguém, e aparentemente todos ali já a odeiam simplesmente por ser noiva de Thorn. Ou seja, ela não pode confiar nem em ninguém, incluindo seu futuro marido.

Quanto a Thorn, ele ainda é um mistério para minha pessoa. A narração em terceira pessoa acompanha Ophélie ao longo do livro e vemos bem pouco do seu noivo. Até o momento, ele parece ser um homem com seus próprios planos, mas que realmente se preocupa com a vida e segurança de Ophélie no Pólo.


Por ser o primeiro da série, os Noivos do Inverno é um livro bem, mas bem, introdutório. Vamos acompanhar a jornada de Ophélie, desde a chegada de seu noivo em Anima até a sua ida para o Polo e a Cidade Celeste. Sendo sincera, o livro todo é só isso: mostrar todo o jogo de politicagem que ocorre na Cidade Celeste, apresentar os personagens e suas nuances, e mais nada.

Apesar de acontecer vários nadas, o livro tem um bom ritmo. A escrita da Christelle é bem fluída e descritiva no ponto certo. Os personagens secundários são todos em tons de cinzas e realmente não tem como Ophélie confiar plenamente em nenhum deles. O mundo criado pela autora é bem embasado e interessante com a questão das arcas e seus clãs, com seus poderes específicos.

Minha única reclamação é que, quase na reta final, alguns capítulos realmente aconteceram vários nadas relevantes à história. Nesse momento, a história ficou um pouco maçante, porém os capítulos finais compensaram. Esse detalhe me fez tirar meia estrelinha, pois se tivessem umas cinquenta páginas a menos, o livro seria um quatro estrelas fácil fácil.

Os Noivos do Inverno não termina de forma impactante, mas ainda assim te deixa instigado pela continuação. Desaparecidos em Luz da Lua é o segundo livro e já está em pré-venda.