Filme #72: O Rei Leão

Share:

Título Original: The Lion King
Sinopse: Simba (Donald Glover) é um jovem leão cujo destino é se tornar o rei da selva. Entretanto, uma armadilha elaborada por seu tio Scar (Chiwetel Ejiofor) faz com que Mufasa (James Earl Jones), o atual rei, morra ao tentar salvar o filhote. Consumido pela culpa, Simba deixa o reino rumo a um local distante, onde encontra amigos que o ensinam a mais uma vez ter prazer pela vida.
Elenco (vozes): Donald Glover, Beyoncé Knowles-Carter, James Earl Jones, Seth Rogen, Chiwetel Ejiofor, Alfre Woodard, Billy Eichner, entre outros
Duração: 118min
Roteiro: Jeff Nathanson
Produção: Julie Taymor
Direção: Jon Favreau


Com certeza O Rei Leão, depois de Vingadores: Ultimato, é o filme mais esperado de 2019. Até a estreia do filme estava na dúvida se assistia dublado ou legendado: dublado em nome da infância, legendado em nome do elenco de peso dos dubladores. No fim das contas, assisti dublado e, com algumas ressalvas, sai encantada da sala de cinema.


Assim como os outros live-actions, como Aladdin e A Bela e a Fera, O Rei Leão está super fiel à sua versão original. Tudo bem que não há o que modificar, mas sempre fica aquele medo de estragar algo que marcou a infância de toda uma geração. Pra quem não sabe, Jon Fravreau é o intérprete do personagem Happy, de Homem-Aranha: Longe de Casa. O diretor teve um grande responsabilidade nas mãos e soube muito bem corresponder à ela.

O filme tem uma linda fotografia e os efeitos estão bem feitos. É um pouco estranho ver animais com seus aspectos reais falando e cantando por aí, mas o resultado ficou bom até. Admito que em alguns momentos, a sincronização entre os movimentos dos animais e suas expressões não soaram tão reais, mas para mim não foi nada que estragasse a experiência.


Zazu, Timão e Pumbaa continuam roubando a cena, sempre sendo aquele alívio cômico. Nala também tem um pouco mais de destaque nesse filme, se comparado com a animação. O dublador de Scar, assim como seu visual no filme, deixou o personagem menos caricato e um pouco mais cruel. O mesmo aconteceu com as hienas; Shenzi tem um papel de liderança, porém suas companheiras Ed e Banzai ainda mantêm o mesmo espírito. O babuíno Rafiki, em boa parte de suas aparições, suas falas são em dialeto africano.


Os números musicais ficaram muito bem reproduzido, sendo meu preferido (claro!) o momento de abertura com Ciclo Sem Fim (Circle of Life), que ficou perfeito e emocionante. Confesso que estranhei um pouco a nova roupagem de Hakuna Matata, principalmente na entrada no Simba adulto. Creio que o Ícaro Silva teve que se adaptar ao estilo do Donald Glover. Se Preparem foi uma música que ouviu-se rumores que não estaria, mas sua versão está bem mais sombria.


A trilha sonora instrumental é uma adição ao clima da savana africana. Confesso que senti falta dela no ato final, quando Simba vai destronar Scar, mas na sequência do estouro da manada ela foi muito bem incluída. Claramente a morte de Mufasa continua tão impactante quanto da primeira vez que assisti.


Na dublagem brasileira tenho algumas ressalvas. Em sua grande parte, ela fez um bom trabalho. Enquanto em certos momentos, a voz do Ícaro Silva lembrava muito a voz do Garcia Junior (dublador de Simba em 1994), a voz da cantora Iza não casou muito bem com o cenário do filme e sua personagem, visto que seu sotaque carioca ficou muito evidente na fala da leoa. Não sei como ficou o resultado com a Beyoncé, mas no caso da Iza, bem… acho que dublagem não é bem o forte dela por enquanto.

Com um ar de nostalgia, O Rei Leão ainda entrega um bom resultado após 25 anos. Apesar de não ter o poder de impactar essa nova geração, os adultos que cresceram na década de 90 vão ter o prazer de conferir essa história marcante nos cinemas.



Considerações finais
- Não entendo como algumas pessoas de uma geração que cresceu vendo Timão e Pumbaa criarem o Simba serem contra adoção de crianças por casais lgbts
- Chocadíssima que o nome do Pumbaa tem dois as
- Zazu muito me representa na vida
- A primeira morte traumatizante a gente nunca esquece
- Capitão América muito curtiu a referência

14 comentários:

  1. ah eu vi o filme no final de semana e amei demais! a fita verde fez parte da minha geração e o filme fez jus ao desenho

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti ontem o filme e de forma geral gostei.
    Apesar de ter crescido nos anos 90 O Rei Leão não me marcou tanto.
    Gostei muito da realidade das imagens, é incrível!!
    Timão e Pumbaa são uns fofos ♥
    Eu não gostei muito da dublagem, espera mais confesso...
    Mas é bem bacana ver esses filmes clássicos dos anos 90 voltando!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Chorava horrores com a morte de Mufasa quando eu era criança e continuo chorando, imagine quando eu assistir no cinema e ver o Mufasa em aspecto real de leão, iti malia, vou levar lencinhos. E ainda não tinha pensado nisso, mas vc tem razão, Timão e Pumba criaram o Simba, basicamente o adotaram *-*
    Minha irmã assistiu o filme e disse que sentiu falta da dança havaiana de Timão e Pumba para distrair as hienas, cena que acontece no desenho. Enfim, ansiosa para assistir!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram - Vem interagir no Insta tbm!
    PS. Entrei aqui e quase não reconheci o blog, haha. Amei o novo layout.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu vou assistir hoje e tô NO HYPE TOTAL AKJFBSABGUOBAOUBSAOUGSAB O Rei Leão é, segundo meus pais, o filme que eu mais assisti quando era criança.
    Tô ansiosa pra ver como ficou nessa versão realista, mas já chorei com os trailers e com a soundtrack, tenho certeza que vou amar.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu!
    Eu tô meio eufórica pra assistir a obra, mas tô vendo muita gente reclamar da dublagem haha quando escolhe pessoas que não trabalham com isso ainda, a chance de não ficar tão bom é grande, mas não vamos morrer né? Ainda não decidi se vou assistir em português ou inglês.
    Beijo!

    https://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu,
    Aguardando ansiosamente para ver esta estreia, mas irei esperar um pouquinho!
    Certeza que se for no cinema irei chorar!
    Adorei suas considerações finais, eu também não sabia que Pumbaa tinha dois as..

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  7. Estou dooooida para assistir esse filme, Lu. Bom saber que eles foram fiéis a história original e não deixaram a desejar. Estou ansiosa para ver!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, eu já achei o contrário, gostei da Iza, mas não gostei do Ícaro rsrsrsrs e infelizmente não senti toda a emoção que senti no desenho, pra mim ficou faltando alguma coisa. De qualquer forma, fotografia linda.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi
    que bom que gostou de assistir o filme, apesar da dublagem, quero muito assistir o filme e estou bem curiosa para ver o resultado final do que o povo tanto fala.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu! Quase não consigo ver no sábado, deixei pra comprar ingresso no dia e as sessões estavam lotadas. Eu queria ver legendado e ainda bem que consegui. Foi pura nostalgia e gostei demais do resultado. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu!
    Ainda não consegui assistir, mas pretendo fazer isso logo. É muito bom ler uma crítica positiva, já estava com medo de me decepcionar. Na mídia e nas redes sociais as críticas estão bem divididas, mas tem uma galera que tá falando muito mal, aí já fiquei com o pé atrás. Gostei da sua crítica, já me deixou mais tranquila!

    Beijos.

    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lu

    Bom, assisti hoje. Na verdade ontem, mas tô acordada ainda, então é hoje. Hahaha
    E olha, tá foda, tá realista, tá muito bonito visualmente, mas no emocional ele erra feio.
    Acabei vendo dublado também e concordo quanto a IZA: até eu que sou carioca me irritei com aquele sotaque.
    É um filme bem intencionado, mas esquecível. Se eu ligar no NetGeo vejo a mesma coisa, mas sem musiquinha! Hahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. Confesso que nunca fui muito fã do filme rei leão, talvez porque tenha visto poucas vezes, mas pretendo assistir esse sim, adoro filmes assim! heheh :)

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu!!! Eu amei o filme demais! Voltei pra época que eu era criança! Oh felicidade!
    Um beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)