Resenha #394: Finale - Stephanie Garber (Flatiron Books)

Título: Finale
Título Original: ---
Autor: Stephanie Garber
Série: Caraval #3
Páginas: 416
Ano: 2018
Editora: Flatiron Books
Sinopse*: Bem-vindo, bem-vindo ao Caraval ... todos os jogos devem chegar ao fim.
Já se passaram dois meses desde o último Caraval, dois meses desde que The Fates foram libertos de um baralho de cartas, dois meses desde que Tella viu Legend, e dois meses desde que Legend reivindicou o trono do império como seu. Agora, Legend está se preparando para sua coroação oficial e Tella está determinada a pará-lo. Ela acredita que sua própria mãe, que ainda permanece em um sono encantado, é a legítima herdeira do trono.
Enquanto isso, Scarlett começou um jogo por conta própria. Ela desafiou Julian e seu ex-noivo, Conde Nicolas d'Arcy, para uma competição onde a vencedora receberá sua mão em casamento. Finalmente, Scarlett se sente como se estivesse em total controle sobre sua vida e futuro. Ela não sabe que o passado de sua mãe a colocou no maior perigo de todos.
Caraval acabou, mas talvez o maior jogo tenha começado - com vidas, impérios e corações em jogo. Não há espectadores desta vez: apenas aqueles que vencerão ... e aqueles que perderão tudo...


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Depois de todas as revelações e o final eletrizante de Legendary, eu estava mais que sedenta por Finale. Com muita alegria afirmo que o livro não me decepcionou, chegando a exceder as expectativas.

Em Legendary, Stephanie evoluiu de forma grandiosa sua história e aqui soube muito bem manter o nível. Com capítulos alternados entre Scarlett e Donatella, a leitura teve um ritmo maravilhoso e eu me consumida por esse livro, capítulo após capítulo, mais que sedenta para saber como tudo iria terminar.

Donatella foi uma personagem que ganhou meu coração no livro anterior e aqui o amor continua. De personalidade bastante contagiante, destemida e determinada, Tella não se deixa intimidar por ninguém. Ao mesmo, ela é uma jovem que tem suas inseguranças e dúvidas, ela está disposta a ir até o fim do mundo que seja para salvar todo o reino de Valenda

O melhor de Tella aparece nas suas interações com Legend. Desde o livro passado, a química entre dois era mais que explosiva e assim continua. Os dois se tornaram um dos meus casais preferidos dos últimos tempos. Apesar de Legend me estressar um cadinho em certos momentos, é bem perceptível o sentimento que ela tem pela mais nova Dragna e da parte dela é bastante recíproco. Porém, como nada é tão fácil, esse sentimento pode vir a ser uma grande arma para os inimigos.

“Esta é minha escolha, e escolho você, Donatella. Eu não preciso de imortalidade. Você é o meu para sempre.”*

Scarlett foi uma personagem que teve uma boa evolução nesse livro. De início, achei que seu plot seria bem tedioso, porém num plot twist e ela se torna a peça-chave para salvar Valenda. Sua evolução é bem coerente com sua personalidade doce e caridosa. Assim como sua irmã, ela também está disposta a fazer sacrifícios para salvar os seus queridos.

Desde Caraval, vemos Scar descrever seus sentimentos em cores e sensações. Eu sempre achei que era um modo da autora nos fazer entender o que ela estaria sentindo, porém vai muito além disso. Gostei bastante da explicação dada e eu nunca teria imaginado algo do tipo.

Os sentimentos de Scarlett eram uma comoção de cores, girando em torno dela em guirlandas de água marinha animada, calêndula nervosa e gengibre frustrado.*

As interações entre Scar e Julian são regadas de um sentimento genuíno. Enquanto a relação entre Tella e Legend pode ser descrita como intensa, Scar e Julian é calmaria. Apesar do início da relação, é bem perceptível o quão verdadeiros e profundos são os sentimentos de Julian pela Dragna mais velha e da parte dela também é recíproco.


Um personagem que me intrigou bastante no livro anterior foi Jacks. Aqui ele ganha mais destaque, principalmente por ser a ponta de um triângulo, envolvendo também Tella e Legend. Vocês sabem o quanto odeio triângulos em histórias, mas esse aqui está mais que intrínseco e é bem coerente com a história. Suas ações envolvendo Donatella são, ao mesmo tempo, para ajudá-la assim como para se beneficiar, fazendo a personagem está mais que certa ao ficar com os dois pés atrás com ele.

No livro anterior fomos apresentados aos Fates e Deck of Destiny. Nesse livro, eles têm mais destaque, visto que a história aqui é justamente como derrotá-los. Gostei muito de como eles foram usados e explorados, com suas personalidades traiçoeiras e nada confiáveis.

A reta final é de parar o coração. Não houve tantos plots twists como nos dois outros livros, mas foi tão envolvente quanto. Durante toda a trilogia, foi mostrado o quão forte e profunda é o amor entre as duas irmãs, que uma sempre poderia contar com a outra sempre. Juntas, Tella e Scar não precisaram ser salvas por ninguém, a não ser por elas próprias.

“Não há nada tão precioso quanto o amor de uma irmã.”*

Não perdendo a tradição dos livros, o final foi bem fechado, mas deixando aquela pontinha a nos deixar a imaginar o que aconteceu. Não vou mentir que se ela quiser escrever outros livros a partir desse detalhe, nem vou reclamar.

Ocasionalmente, há minutos que levam segundos extras. Momentos tão preciosos que o universo se estende para dar espaço adicional a eles.*

Acompanhar essa trilogia foi uma experiência bem prazerosa e gratificante. Quem me conhece sabe que não sou a pessoa mais romântica do mundo, mas adorei como Stephanie conseguiu trabalhar a fantasia do seu mundo e explorar igualmente o amor em todas as suas formas. Enquanto muitos pensam que o sentimento é uma fraqueza, as irmãs Dragna mostraram que ele pode ser a mais poderosa arma.

“[...] o amor é outro tipo de mágica. Torna tudo mais brilhante, faz as pessoas mais fortes, quebra regras que não deveriam existir, é infinitamente valioso”*

Resenhas anteriores
Livro 1 - Caraval
Livro 2 - Legendary

* Sinopse e quotes traduzidos por mim

13 Comentários

  1. Tão bom quando um livro alcança e supera nossas expectativas, né? Amei conhecer esse e amei mais ainda sua resenha, Lu!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiza!

    Não conhecia essa trilogia... Sempre fico ansiosa para ver a continuação de um livro para outro! Ótima resenha!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  3. EITA! é muito bom poder ler livros que nos deixe empolgadas, ótimo post e vou ler as resenhas anteriores também <3

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! Que bom que a trilogia fecha bem e deixa aquele gostinho de quero mais. Eu estou muito ansiosa para ler o segundo e este volume. Que venham mais obras desta autora. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, embora não tenha terminado o mais interessante dessa série me parece a relação das irmãs e fico feliz que vc tenha curtido o fim!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu,
    Eu ainda não li Lengendary, mas após ver que o final será eletrizante e o Finale ser ESCÂNDALO, eu estou surtada para ler!
    QUERO QUERO QUERO.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. super legal conferir o final dessa trilogia que parece mesmo ótima, fiquei bem curiosa pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Gosto demais quando vejo resenhas assim, detalhadas e ao mesmo tempo intrigantes porque o final do livro ser bem fechado dá uma grande abertura para ter um novo volume rs
    Vamos ver se em breve vai ter continuação.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lu
    Eu passei reto na resenha porque não quero pegar spoiler, mas o Brasil tá muito lento com os lançamentos, o segundo ainda nem saiu aff. Espero que esse não demore tanto a chegar também.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luiza.
    Eu aqui esperando a editora lançar o segundo em capa dura para poder comprar e você já leu o terceiro hehe. E fiquei bastante animada com sua resenha.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda tenho que ler e ter Caraval, duas amigas minhas leram e amaram. E pela sua resenha já vi que os outros livros prometem.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Eu acho tão lindo quando os autores exploram outros tipos de amor, além do romance do casal. Estou mais acostumada a ver o valor das amizades, mas entre duas irmãs, acho que faz tempo que não leio nada com esse enredo. Já vi que irei amar. Sua resenha está super empolgada e apaixonante, não tem como resistir.
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Porque raios ainda não tem em portuguessssssss ???? AAAAAA AGORA EU QUERO LERRRRRRRR

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)