Título: Finale
Título Original: ---
Autor: Stephanie Garber
Série: Caraval #3
Páginas: 416
Ano: 2018
Editora: Flatiron Books
Sinopse*: Bem-vindo, bem-vindo ao Caraval ... todos os jogos devem chegar ao fim.
Já se passaram dois meses desde o último Caraval, dois meses desde que The Fates foram libertos de um baralho de cartas, dois meses desde que Tella viu Legend, e dois meses desde que Legend reivindicou o trono do império como seu. Agora, Legend está se preparando para sua coroação oficial e Tella está determinada a pará-lo. Ela acredita que sua própria mãe, que ainda permanece em um sono encantado, é a legítima herdeira do trono.
Enquanto isso, Scarlett começou um jogo por conta própria. Ela desafiou Julian e seu ex-noivo, Conde Nicolas d'Arcy, para uma competição onde a vencedora receberá sua mão em casamento. Finalmente, Scarlett se sente como se estivesse em total controle sobre sua vida e futuro. Ela não sabe que o passado de sua mãe a colocou no maior perigo de todos.
Caraval acabou, mas talvez o maior jogo tenha começado - com vidas, impérios e corações em jogo. Não há espectadores desta vez: apenas aqueles que vencerão ... e aqueles que perderão tudo...
ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler
Depois de todas as revelações e o final eletrizante de Legendary, eu estava mais que sedenta por Finale. Com muita alegria afirmo que o livro não me decepcionou, chegando a exceder as expectativas.Em Legendary, Stephanie evoluiu de forma grandiosa sua história e aqui soube muito bem manter o nível. Com capítulos alternados entre Scarlett e Donatella, a leitura teve um ritmo maravilhoso e eu me consumida por esse livro, capítulo após capítulo, mais que sedenta para saber como tudo iria terminar.
Donatella foi uma personagem que ganhou meu coração no livro anterior e aqui o amor continua. De personalidade bastante contagiante, destemida e determinada, Tella não se deixa intimidar por ninguém. Ao mesmo, ela é uma jovem que tem suas inseguranças e dúvidas, ela está disposta a ir até o fim do mundo que seja para salvar todo o reino de Valenda
O melhor de Tella aparece nas suas interações com Legend. Desde o livro passado, a química entre dois era mais que explosiva e assim continua. Os dois se tornaram um dos meus casais preferidos dos últimos tempos. Apesar de Legend me estressar um cadinho em certos momentos, é bem perceptível o sentimento que ela tem pela mais nova Dragna e da parte dela é bastante recíproco. Porém, como nada é tão fácil, esse sentimento pode vir a ser uma grande arma para os inimigos.
“Esta é minha escolha, e escolho você, Donatella. Eu não preciso de imortalidade. Você é o meu para sempre.”*
Desde Caraval, vemos Scar descrever seus sentimentos em cores e sensações. Eu sempre achei que era um modo da autora nos fazer entender o que ela estaria sentindo, porém vai muito além disso. Gostei bastante da explicação dada e eu nunca teria imaginado algo do tipo.
Os sentimentos de Scarlett eram uma comoção de cores, girando em torno dela em guirlandas de água marinha animada, calêndula nervosa e gengibre frustrado.*
As interações entre Scar e Julian são regadas de um sentimento genuíno. Enquanto a relação entre Tella e Legend pode ser descrita como intensa, Scar e Julian é calmaria. Apesar do início da relação, é bem perceptível o quão verdadeiros e profundos são os sentimentos de Julian pela Dragna mais velha e da parte dela também é recíproco.
No livro anterior fomos apresentados aos Fates e Deck of Destiny. Nesse livro, eles têm mais destaque, visto que a história aqui é justamente como derrotá-los. Gostei muito de como eles foram usados e explorados, com suas personalidades traiçoeiras e nada confiáveis.
A reta final é de parar o coração. Não houve tantos plots twists como nos dois outros livros, mas foi tão envolvente quanto. Durante toda a trilogia, foi mostrado o quão forte e profunda é o amor entre as duas irmãs, que uma sempre poderia contar com a outra sempre. Juntas, Tella e Scar não precisaram ser salvas por ninguém, a não ser por elas próprias.
“Não há nada tão precioso quanto o amor de uma irmã.”*
Não perdendo a tradição dos livros, o final foi bem fechado, mas deixando aquela pontinha a nos deixar a imaginar o que aconteceu. Não vou mentir que se ela quiser escrever outros livros a partir desse detalhe, nem vou reclamar.
Ocasionalmente, há minutos que levam segundos extras. Momentos tão preciosos que o universo se estende para dar espaço adicional a eles.*
Acompanhar essa trilogia foi uma experiência bem prazerosa e gratificante. Quem me conhece sabe que não sou a pessoa mais romântica do mundo, mas adorei como Stephanie conseguiu trabalhar a fantasia do seu mundo e explorar igualmente o amor em todas as suas formas. Enquanto muitos pensam que o sentimento é uma fraqueza, as irmãs Dragna mostraram que ele pode ser a mais poderosa arma.
“[...] o amor é outro tipo de mágica. Torna tudo mais brilhante, faz as pessoas mais fortes, quebra regras que não deveriam existir, é infinitamente valioso”*
Resenhas anteriores
Livro 1 - Caraval
13 Comentários
Tão bom quando um livro alcança e supera nossas expectativas, né? Amei conhecer esse e amei mais ainda sua resenha, Lu!
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Oi, Luiza!
ResponderExcluirNão conhecia essa trilogia... Sempre fico ansiosa para ver a continuação de um livro para outro! Ótima resenha!
Abraços, Cris
EITA! é muito bom poder ler livros que nos deixe empolgadas, ótimo post e vou ler as resenhas anteriores também <3
ResponderExcluirBeijo
http://www.leiapop.com/
Oi Lu! Que bom que a trilogia fecha bem e deixa aquele gostinho de quero mais. Eu estou muito ansiosa para ler o segundo e este volume. Que venham mais obras desta autora. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Oi Lu, embora não tenha terminado o mais interessante dessa série me parece a relação das irmãs e fico feliz que vc tenha curtido o fim!!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi Lu,
ResponderExcluirEu ainda não li Lengendary, mas após ver que o final será eletrizante e o Finale ser ESCÂNDALO, eu estou surtada para ler!
QUERO QUERO QUERO.
Beijos
https://estante-da-ale.blogspot.com/
super legal conferir o final dessa trilogia que parece mesmo ótima, fiquei bem curiosa pra ler
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Gosto demais quando vejo resenhas assim, detalhadas e ao mesmo tempo intrigantes porque o final do livro ser bem fechado dá uma grande abertura para ter um novo volume rs
ResponderExcluirVamos ver se em breve vai ter continuação.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Oi, Lu
ResponderExcluirEu passei reto na resenha porque não quero pegar spoiler, mas o Brasil tá muito lento com os lançamentos, o segundo ainda nem saiu aff. Espero que esse não demore tanto a chegar também.
Beijo!
http://www.capitulotreze.com.br/
Olá, Luiza.
ResponderExcluirEu aqui esperando a editora lançar o segundo em capa dura para poder comprar e você já leu o terceiro hehe. E fiquei bastante animada com sua resenha.
Prefácio
Eu ainda tenho que ler e ter Caraval, duas amigas minhas leram e amaram. E pela sua resenha já vi que os outros livros prometem.
ResponderExcluirBjs
https://eternamente-princesa.blogspot.com/
Oi Lu, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirEu acho tão lindo quando os autores exploram outros tipos de amor, além do romance do casal. Estou mais acostumada a ver o valor das amizades, mas entre duas irmãs, acho que faz tempo que não leio nada com esse enredo. Já vi que irei amar. Sua resenha está super empolgada e apaixonante, não tem como resistir.
beijinhos.
cila.
https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/
Porque raios ainda não tem em portuguessssssss ???? AAAAAA AGORA EU QUERO LERRRRRRRR
ResponderExcluirMuito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)