Título: Anjo Mecânico
Título Original: Clockwork Angel
Autor: Cassandra Clare
Série: The Infernal Devices #1
Páginas: 392
Ano: 2012
Editora: Galera Record
Sinopse: Tessa Gray tem um anjinho mecânico pendurado no pescoço, um presente de família do qual nunca se separa. O tique-taque do pingente faz com que ela se sinta segura junto à lembrança dos pais, que já morreram. Mal sabe Tessa que esse barulhinho muito em breve vai se tornar o odioso som de um exército comandado por forças do Submundo. Com os Caçadores de Sombras e seu recém-descoberto poder sobrenatural, ela enfrentará uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das trevas na Londres vitoriana.
Minha primeira e única experiência com Cassandra Clare foi há 84 anos, com a série Instrumentos Mortais. Quando comecei a ler, era pra ser só a trilogia, que seria finalizada em Cidade de Vidro. Estava já terminando o livro e ela anuncia continuar. Eu simplesmente tomei o final de Cidade de Vidro como real oficial da série e mandei um “não sou obrigada” para o restante.
De lá pra cá, saiu uma porrada de série dela no mundo Shadowhunter, mas uma opinião é sempre unânime: As Peças Infernais é o melhor trabalho dela. Depois de muita pressão e curiosidade para saber se era mesmo, comecei a ler Anjo Mecânico com todas as expectativas do mundo e não me decepcionei.
O primeiro detalhe que percebi foi a velocidade que li esse livro. Lembro que, com Cidade dos Ossos, foi quase um martírio a leitura porque achei um tanto maçante e parado. Ok que em Anjo Mecânico também não acontece muita coisa, mas o ritmo de leitura foi bem melhor. Me vi mais envolvida na história, sedenta a cada capítulo. Com dizem aqui na minha terra, comi esse livro com farinha!
Os personagens também foram bastante importante para meu processo de leitura. Finalmente entendo porque todo mundo fala bem do triângulo da história. Jogada de paraquedas nesse lance de Submundo e Caçadores da Sombra, Tessa se mostra uma personagem corajosa e resiliente. Qualquer um surtaria na sua situação, mas ela se mostrou bem resiliente no fato de descobrir um fato inerte da sua vida. Will e Jem não poderiam ser tão diferentes, ao mesmo tempo que um equilibra o outro. De início, achei que sua relação lembrava muito Jace e Alec, porém é bem mais profundo a irmandade e lealdade que um tem pelo outro.
Os personagens secundários também conquistaram minha atenção. Charlotte e sua motivação a ser ouvida e respeitada entre os Caçadores das Sombras. Sophie, vivendo ali nas sombras, é de certa ajuda a Tessa e a familiarização com o novo mundo. Henry foi um personagem que me deixou um tanto incomodada porque eu tenho certeza que esse homem não é somente meio desligado em coisas que não envolvam suas invenções. A única que quis matar mesmo foi Jessamine. Na moral, sociedade… eu não tenho paciência pra personagem mimizenta que vai contra tudo e todos, então não sou obrigada a gostar.
Apesar de já conhecer um pouco sobre a mitologia criada pela Cassandra, me senti meio perdida em alguns detalhes sobre os Caçadores das Sombras que não lembrava. Pelo menos a Cassie Clare se preocupa em ambientar o leitor, caso seja ele alguém que tenha começado por essa série. Porém, as referências e participações de personagens irá agradar aos fãs ferrenhos da autora.
Anjo Mecânico cumpre muito bem seu papel de livro introdutório de uma nova história em um mundo já estabelecido e cheio de fãs.
11 Comentários
Gosto muito de livros assim, parece ser incrível!
ResponderExcluirÓtimo post!
>>> https://blogjulianarabelo.blog/
This looks so interesting... Wonderful post! Thanks for sharing.
ResponderExcluirAllurerage
Rampdiary
Oi Lu, então, diferente de você eu segui a série Os Instrumentos Mortais a trancos e barrancos, por mais que um livro ou outro tenha algumas partes meio massantes, vale a pena ler, o desfecho é de tirar o chão.
ResponderExcluirEu amei Anjo Mecânico e mais ainda os outros, toda aquela Londres antiga e todos os personagens que ela nos apresenta também, estou lendo está ultima trilogia e tem muita coisa que nos faz lembrar dessa trilogia de Anjo Mecânico, acho muito legal isso.
Em Artifícios das Trevas eu empaquei um pouco no primeiro livro, mais é porque eu não simpatizo muito com Emma e Jules, porém mesmo assim vale a leitura, estou inciando o último livro.
Espero que os outros livros sejam tão bons quanto este que leu!!
Beijos Mila
Daily of Books Mila
Oi Lu! Quando li esse liro eu estava lendo Instrumentos também e acabei não me conectando cm esta série, como esta conectada com a outra. Eu quero retomar a leitura, para isso preciso reler e espero que agora eu consiga mergulhar de vez neste universo. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Oi, Lu!
ResponderExcluirEsse livro é maravilhoso!! Até o triângulo amoroso (que eu costumo odiar) não me incomodou porque é impossível não gostar de todo mundo ali hahah sou suspeita porque amo todos os livros da tia Cass, mas recomendo você ler os volumes restantes!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Wow, curti bastante a resenha, me interesso por essas temáticas. Vou colocar na minha lista de leitura!
ResponderExcluirBeijo
www.leiapop.com
Me diz, se tem como ler essa resenha e não querer conhecer esse livro? Fiquei muito intrigada com a história. Já anotei a dica!
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Parece ser uma ótima leitura! :)
ResponderExcluirO Planeta Alternativo
Oi Lu, tudo bem? Eu também li Instrumentos Mortais há décadas atrás, conclui a série e adorei, mas lembro de ter demorado bastante também, não sei o motivo! Enfim, eu adorei muuuuito e tinha colocado As Peças Infernais no topo da lista de desejados, mas foi ficando ficando ficando até que desisti e depois não me interessei, achei que o momento para ler sobre os Caçadores de Sombra tinha ficado no passado junto com Jace, hahahaha, mas não é que a tua resenha despertou meu interesse e curiosidade pra saber se eu também gostaria mais dessa trilogia.
ResponderExcluirBeijos, Adri
Espiral de Livros
Ainda não conhecia o livro. A histohhi parece bem cativante
ResponderExcluirWww.achatadebatom.com
Oi, Lu
ResponderExcluirEU não vejo a menor graça nessa série, acho que por causa do filme, ficou uma péssima impressão e eu acabei não querendo conhecer a escrita da Clare.
beijo
http://www.capitulotreze.com.br/
Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)