Filme #66: Vingadores Ultimato


Título Original: Avengers - Endgame
Sinopse: Após Thanos eliminar metade das criaturas vivas, os Vingadores precisam lidar com a dor da perda de amigos e seus entes queridos. Com Tony Stark (Robert Downey Jr.) vagando perdido no espaço sem água nem comida, Steve Rogers (Chris Evans) e Natasha Romanov (Scarlett Johansson) precisam liderar a resistência contra o titã louco.
Elenco: Robert Downey Jr, Chris Evans, Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Scarlet Johansson, Chadwick Boseman, Benedict Cumberbatch, Josh Brolin, Tom Holland, Chris Pratt, Zoe Saldana, Elizabeth Olsen, Anthony Mackie, Don Cheadle, Dave Bautista, Tom Hiddleston, Gwyneth Paltrow, Danai Gurira, Sebastian Stan, Karen Gillian, Pom Klementieff, Letitia Wright, Bradley Cooper (dublador), Brie Larson, Paul Rudd, Jeremy Renner, Tessa Thompson, Hayley Atwell, Tilda Swinton, Michelle Pfeiffer, Evangeline Lilly, Rene Russo, Michael Douglas, Samuel L. Jackson, entre outros.
Duração: 181min
Roteiro: Christopher Markus, Stephen McFeely
Produção: Kevin Feige
Direção: Joe Russo, Anthony Russo


Finalmente chegou realmente o ultimato do MCU. Para 99% da população mundial, esse com certeza é o filme mais esperado de 2019, afinal foram um pouco mais de 10 anos acompanhando a jornada dos Vingadores na telona e não é fácil ver acabar (pelo menos essa fase). Começando exatamente do ponto onde terminou Guerra Infinita, Ultimato foi um término de saga (porém com ressalvas). Digo algo: essa sinopse não chega nem perto da imensidão que é o filme.

Infelizmente aquele carinha da Folha de São Paulo estava certo em um ponto: a lentidão. Até mais ou menos metade do filme, ele tem um ritmo lento mas compreensível. Afinal, metade da população do universo virou poeira cósmica, e o que sobrou da equipe está dividida entre superar e continuar a procurar um modo de trazê-los de volta. Porém esse tempo é necessário para que eles possam se reunir, reerguer e planejar o próximo passo.

As cenas divulgadas nos trailers e afins realmente só cobrem a primeira meia hora. Daí pra frente é o que vier que os irmãos Russo queiram lançar na nossa cara. Desde o início, já fica aquela sensação de despedida; o filme tem uma grande pegada emocional se comparado com todos os outros filmes do MCU.

Nem só de choradeira e despedida que vive Ultimato. A ação demora um pouco a acontecer, mas quando começa é só dedo no cy e gritaria. Eu fui tão impactada por uma certa cena que o berro que deu nunca poderá ser descrito. Me sinto bem privilegiada por ter testemunhado esse detalhe nos cinemas. Os efeitos especiais estão mais maravilhosos que nunca e as lutas bem coreografadas e os alívios cômicos na hora certa.

Agora vamos para as ressalvas. Aviso que contém spoilers, então pulem os parágrafos seguinte. Se quiser ler, só passar o mouse por cima.

INÍCIO DOS SPOILERS

O filme não levou escândalo por vários motivos. Tudo bem focar nos Vingadores sobreviventes, porém achei que demoraram um pouco na mão ao ressurgir os mortos. Tanto que vários foram bem subaproveitados. Em questão de conflito com Thanos, os de Guerra Infinita esmurram.

Outro detalhe que fiquei realmente bolada feat chateada foi o mal aproveitamento da Capitã Marvel. Fizeram todo um auê ao introduzir a personagem no universo, que ela tem um destaque somente na primeira meia hora de filme e some boa parte do tempo, aparecendo novamente já no embate final. Então, pra que apresentar uma personagem super overpower para na hora não utilizá-la corretamente?

FIM DOS SPOILERS

A reta final é onde realmente lágrimas rolaram (não minhas, claro). Se despedir de personagens que acompanhamos durante todos esses anos não é fácil, mas fica aquela sensação de dever cumprido. O final final mesmo do filme foi bonito e fofo, porém faltou alguma coisa ali para me agradar 100% (mais uma das ressalvas)

Apesar dos pesares, Vingadores - Ultimato cumpriu bem o papel de final de uma era no cinema, e mostra ser um filme feito com muito carinho e dedicação para os fãs.


Considerações finais
- Espertos foram Thanos e Tony Stark que pagaram uma previdência privada e conseguiram se aposentar
- Sobre Chris Evans: é realmente uma clássica raba americana
- Bolada que não teve Thanos cantando Endgame da Taylor Naja
- Tão lindas minhas mães ajudando a Capitã Marvel
- Deveria mudar de Endgame para Queerbait porque olha… os feelings queer vindos de dois personagens…
- Nunca vi tanta gente renascida das cinzas quanto alguns personagens que os irmãos Russo trouxeram para esse filme

8 Comentários

  1. Oi Lu, tudo bem?
    Me emocionei e chorei do início ao fim com esse filme!
    Discordo apenas da parte dos spoilers ali. Acho que o foco desse filme era mesmo os Vingadores originais e, por isso, os outros tiveram menos espaço (já que a maioria tinha virado pó mesmo rs). E sobre a Capitã, acho que não quiseram que fosse muito "apelão" usar ela, pra dar mais drama e dificuldade à luta contra o Thanos.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu! Eu fiquei bem feliz com o desfecho, chorei muito e nem foram só nas partes tristes. O meu desejo foi realizado, já que meu Vingador favorito teve um final digno. Sobre a Capitã, eu também esperava que ela aparecesse bem mais tempo. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oie Lu =)

    Só vou assistir ao filme no final de semana que vêm, pois quis evitar a muvuca do final de semana de estreia. Porém, já peguei spoilers e sei praticamente tudo o que acontece rs...

    Tenho certeza que vou me emocionar, pois uma parte de mim já está sentindo saudades da expectativa dos lançamentos dos filmes dos Vingadores.

    Beijos e uma linda semana para você.;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.


    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu! Tudo bom?
    Acho que o timing do filme pros novos vingadores foi perfeita porque era um desfecho, a despedida dos originais. O foco tinha que ser 99% deles - e o momento em que usaram os novos foi O MOMENTO. Realização do sonho de toda a minha infância nerd, bom deus.
    Sobre a Capitã, achei ela bem usada também; a bicha é overpower pra CARALHO, é pra tu usar só no momento de sufoco mesmo - e porque ela ainda é uma 'figurante' quando a gente fala em formação original dos vingadores do MCU né. Agora sim abriram as portas pra ela ficar.
    Meu coração ficou cheio e eu nunca chorei tanto num filme quanto nesse KJBASBUOASGASO vou rever na quarta já, deus do céu me salva

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiii Lu

    Meu marido e meu filhinho assistiram o filme, meu filhinho amou de paixão, meu marido disse que não gostou do final. Eu quero assistir o filme daqui um tempo, ainda estou pendente de conferir o da Capitã Marvel.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, estou louca pra ver. Estou só esperando a minha tosse passar. Não dá para assistir tossindo desse jeito. Vão jogar pipoca em mim.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, tudo bem? Pois é, eu também tenho ressalvas, mas são diferentes das duas hehehehe mas teve momentos que eu adorei tb!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. oi Lu!!!!
    Quero tanto ver esse filme!!! Amei o primeiro e desde então espero ansiosa pela continuação.
    Um grande abraço,
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)