Resenha #358: Dez Mil Céus Sobre Você - Claudia Gray (HarperCollins Brasil)

Título: Dez Mil Céus Sobre Você
Título Original: Ten Thousand Skies Above You
Autor: Claudia Gray
Série: Firebird #2
Páginas: 336
Ano: 2016
Editora: HarperCollins Brasil / Agir Now
Sinopse: Marguerite Caine fez o impossível, viajando por dimensões alternativas com o Firebird — uma invenção brilhante criada por seus pais, seu namorado, Paul, e o amigo da família, Theo. Mas ela também chamou a atenção de inimigos poderosos, dispostos a seqüestrar, chantagear e até matar para usar os poderes do Firebird para propósitos escusos.
Quando a alma de Paul é dividida em quatro fragmentos — que se encontram presos dentro de Pauls em outras dimensões —, Marguerite fará qualquer coisa e irá a qualquer lugar para salvá-lo. Mas o preço de seu retorno em segurança é alto. Se ela não sabotar os próprios pais em múltiplos universos, Paul vai continuar perdido para sempre.
Mas Marguerite acredita que é possível salvar seu amor sem sacrificar a família, e para isso pede a ajuda do brilhante Theo. Os dois criam um plano para recuperar Paul e o Firebird, mas para que ele dê certo eles precisarão superar um concorrente genial e vão colocar em risco não só sua vida mas também a de todas as versões de si mesmos em várias dimensões.
Desta vez a missão leva os dois aos universos mais perigosos até então: uma São Francisco dividida pela guerra, o submundo do crime de Nova York e uma Paris iluminada onde a outra Marguerite esconde um segredo chocante. Cada salto deixa Marguerite mais perto de salvar Paul — mas sua jornada revela verdades sombrias que fazem com que duvide da única constante que encontrou em todos os mundos: o amor que sentem um pelo outro.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Enquanto Mil Pedaços de Você foi um início mediano da trilogia, Dez Mil Céus Sobre Você já foi uma continuação que não caiu na maldição do segundo livro e mostrou que a história tem realmente potencial.

Diferente do livro anterior, a autora deixou um pouco de lado a questão do romance e focou na questão das viagens dimensionais e multiverso. Apesar do fato de Marguerite sair pulando de dimensão em dimensão atrás dos pedaços da alma do seu amado Paul, o que repete um pouco o livro anterior, aqui foi focado mais na questão das consequências das viagens e os planos da Tríade para o Firebird.

Marguerite nesse livro está um pouco menos impulsiva em suas ações. Para salvar Paul e Theo, ela faz um acordo com a Tríade, mas ainda assim ela procura alguns furos neste acordo para que ela realmente não precise prejudicar ninguém nas outras dimensões. Ela ainda dá umas escorregadas em certos momentos (porque nenhuma protagonista YA é perfeita),mas ela deu uma melhorada se comparada com o livro anterior.

Se no livro passado, Paul tomou todo o destaque para ele, aqui quem fica com o papel é Theo. Apesar de seus sentimentos por Marguerite, sua amizade com Paul é mais importante e ele ajuda a viajante perfeita a catar os pedaços da alma do seu amigo por aí. São nessas viagens que conhecemos melhor o Theo da dimensão da Marguerite; um cara que usa o charme para mascarar seus medos e inseguranças. Nesse livro ele me conquistou ao se mostrar um verdadeiro amigo a Marguerite: chamando sua atenção quando o babado engrossa ao mesmo tempo que se mostra disposto a ajudá-la no que for preciso para salvar Paul.


Nesse livro, a autora foca em dois detalhes que achei dar um toque a mais em toda essa questão de multiverso. O primeiro são as consequências das viagens. Por mais que Marguerite tente não atrapalhar a vida das suas eus em outras dimensões, de certa forma suas atitudes vão deixar alguma marca ou rastro, como ela descobre da pior forma possível.

Outro detalhe é o fato de que, mesmo que a essência da personalidade seja a mesma em qualquer dimensão, sempre há um detalhe que nos torna único em cada multiverso. De primeira, esse detalhe abalou Marguerite que ela preferiu fugir a enfrentar, mas depois de uma chacoalhada de Theo, ela percebe que isso não significa que possa acontecer em sua dimensão. Ou seja, por mais que sejamos iguais fisicamente e na personalidade, cada dimensão do multiverso contém uma versão diferente.

E quando você pensa que sabe o caminho que Claudia está traçando a história, ela manda um “errou otário”. Quando os verdadeiros planos de Conley e da Tríade são revelados, eu fiquei bem de boca aberta com o plot twist. O final também foi algo que eu não vi chegando e me deixou bastante ansiosa para ler Um Milhão de Mundos com Você. Algo é certo: o que a autora peca em alguns detalhes da história, ela acerta nos plot twists.

Com um gancho para finalizar a trilogia, Claudia Gray conseguiu corrigir alguns erros do primeiro livro. Só espero que a conclusão não me decepcione.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Mil Pedaços de Você (A Thousand Pieces of You)

8 Comentários

  1. Oi Lu

    que capa fantásticas!
    não é o tipo de história que costumo ler, mas parece interessante!

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!!!
    Essa capa é tão maravilhosa que eu fico louquinha pra ler o livro!
    Não li a resenha por causa do spoiler porque quero muito ler :)
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  3. Oie Lu =)

    Essa é uma série que mais para frente pretendo dar uma chance, pois leio sempre ótimas resenhas dela. Minha prioridade esse ano é ler os livros que estão parados a muito tempo na estante e isso inclui várias séries que não finalizei. Mas, essa já está na lista!

    Beijos ;**
    Ane Reis | Blog My Dear Library

    ResponderExcluir
  4. as capas sao mesmo incriveis, adorei essa tematica das almas em outra dimensao, a historia parece mesmo incrível

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luiza.
    Como disse na resenha do primeiro livro, eu não pretendo ler essa trilogia. Fico perdida nessa história de multiverso. E também li algumas opiniões negativas sobre os livros. Mas que bom que gostou e tomara que o próximo feche a trilogia co chave de ouro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu gostei muito do segundo volume. Acho que a autora conseguiu sustentar a boa história que tinha apresentado, e ainda acrescentou uns pontos e plot twists que me deixaram AAAAAAAA
    Isso sem mencionar aquele final de cair o c* da bunda.
    Aguardando sua resenha do terceiro volume!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, que bom que a autora conseguiu corrigir as falhas! Um dia ainda leio essa série! rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)