Resenha #350: A Redenção - Lisa Kleypas (Gutenberg)

Título: A Redenção
Título Original: Blue-Eyed Devil
Autor: Lisa Kleypas
Série: Travises #2
Páginas: 255
Ano: 2016
Editora: Gutenberg
Sinopse: Herdeira caçula de um verdadeiro império, Haven é uma mulher obstinada que vive de acordo com os próprios princípios e que não tem medo de bater de frentecom o pai, Churchill Travis, um dos homens mais ricos e respeitados do Texas. Mas ao cortar relações com ele para se casar com um homem que sua família desaprova, Haven vê sua vida se transformar num verdadeiro inferno... e não tem para quem pedir ajuda.
Dois anos depois, Haven volta para casa, com a alma abatida e o coração fechado, determinada a econstruir sua vida sozinha. Mas Hardy Cates e seus irresistíveis olhos azuis cruzam seu caminho, e ele é a última pessoa que ela precisa encontrar.
Hardy é o mais novo magnata da indústria petroleira de Houston, um homem de sangue quente que aprendeu desde muito cedo a não confiar em ninguém e que nunca mediu esforços para chegar aonde quer: ao topo! Em sua jornada alimentada pela ambição desmedida, ele conquista poder e inimigos, incluindo os homens da poderosa família Travis.
O que ele não esperava era sentir suas defesas serem abaladas pela herdeira da família. Conseguirão duas pessoas que aprenderam da pior maneira que o amor pode ser o inimigo mais cruel deixar para trás todos os traumas e se permitir uma nova chance?
The Travis Family, série best-seller do The New York Times, é a estreia de Lisa Kleypas como autora de romances contemporâneos. A protegida, primeiro livro da série, foi finalista do RITA, o maior prêmio destinado a romances nos Estados Unidos. “Quando se é sistematicamente agredida, sua capacidade crítica vai sendo solapada até o ponto em que é quase impossível tomar decisões.”


Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, não se preocupe
Essa resenha é livre de spoilers

ATENÇÃO! Esse livro contém gatilho de relacionamento abusivo, violência doméstica e estupro

A Redenção conta a história de Haven Travis e Hardy Cates. Hardy já nos foi apresentado em A Protegida, causando altas tretas. Mas aqui, vemos Hardy através dos olhos de Haven e devo dizer que não é nada parecido como o vimos pela narração de Liberty.

Haven é a mais nova dos irmãos Travis. Ela é uma mulher independente, inteligente e dedicada. Após dois anos sofrendo em um casamento regado a violência doméstica, Haven finalmente se vê livre do marido e volta para Houston, na tentativa de reerguer sua vida. A última coisa que ela deseja é se envolver com um alguém, ainda mais um cara tão envolvente e sedutor como Hardy Cates.

Já conhecemos Hardy e toda sua personalidade ambiciosa e decidida. Mas toda essa máscara é uma forma de não deixar transparecer seus medos e inseguranças, vindo de sua infância e adolescência. Desde seu primeiro encontro com Haven, Hardy se vê seduzido pela mulher. Ambos vão ter que aprender a confiar um no outro, deixando para trás medos que possam atrapalhar sua felicidade.

Desde o primeiro encontro entre Haven e Hardy, faíscas voaram para todos os cantos. Aqui conhecemos um Hardy completamente diferente do narrado por Liberty no livro anterior. Pelos olhos de Haven, vemos como Hardy Cates consegue ser sedutor sem precisar de muito esforço. Sem querer, pela narração de Haven, você se vê envolvida e conquistada pelo cara. Claramente temos nosso primeiro crush literário, menines.


Como falado na sinopse, Haven sofreu dois anos na mão de um abusador. Gente, vou dizer pra vocês que as cenas não foram fáceis de ler. Eu ficava com o coração na mão e, ao mesmo, enojada pelo cara. As cenas são bem gráficas, principalmente a última antes que Haven decidir que realmente não quer mais aquela vida. Por isso o aviso lá em cima.

Aos poucos, Haven vai voltando a acreditar em si e entende que tudo que aconteceu não foi culpa sua. Como a vida não brinca, volta a colocar outra pessoa com a mesma personalidade do ex-marido na vida de Haven e, com o apoio da família e de sua terapeuta, ela não deixa seus golpes atingi-la, enfrentando todos de cabeça erguida.

O relacionamento entre o casal, apesar de muito cheio de química e sedução, acontece gradativamente. Haven deixa bem explícito para Hardy que deseja se entregar ao sentimento, mas seus traumas continuam atrapalhando por mais que ela já tenha superado (de certa forma). Foi bem legal de ver a paciência e compreensão de Hardy, ao mesmo tempo que ele ia mostrando que não se parecia em nada com o ex-marido de Haven. Junto de Haven, Hardy se mostra um cara bastante romântico e protetor, mas nunca possessivo, sempre deixando que a mulher tome suas decisões por contra própria.

Foi bem interessante ver o relacionamento de Haven com seus irmãos, depois que tudo aconteceu. Por ser a caçula de três irmãos, a moça está cansada da super-proteção de seus irmãos. Os três fazem questão de dizer que não fazem por mal, mas Haven está sempre avisando que não tinha como ninguém prevê como seu ex-marido iria se comportar. São nesses momentos que Haven percebe que as pessoas de sua família não conhecem a palavra limite quando se trata dela e ela está mais que disposta a mudar isso.

A Redenção já é o meu favorito da série, que conta com mais dois: A Busca e Brown-Eyed Girl (ainda não lançado aqui no Brasil). Confesso que prefiro muito mais os títulos BRs que os originais.

Resenhas anteriores
Livro 1 - A Protegida (Sugar Daddy)

10 Comentários

  1. Oi Lu, tudo bem?
    É sempre pesado, especialmente pra nós - mulheres -, ler e enfrentar cenas de violência doméstica. Mas é um assunto fundamental de ser abordado!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu!
    Não to podendo mais com livros que falam de abuso. Já li vários e tenho mais alguns na estante, mas to enrolando pra ler pq me deixam muito mal. Mas nada melhor que terminar um livro adorando a leitura, ne?

    Bjs
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, tudo bem? Eu só li romances de época da Lisa Kleypas e adorei, mas não pensei que ela abordaria temas tão profundos e delicados em romances contemporâneos. A série estava na lista e tinha saído, mas com tanto entusiasmo que apresentou a história, quero conferir essa série também.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Não imaginava que este livro tivesse um assunto tão pesado. Apesar de evitar este tipo de enredo, fiquei curiosa.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, nossa eu preciso dar mais uma chance a essa série da Lisa, eu acho que vou curtir pelo o que vc conta na resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu adorei essa leitura, as cenas de violência são bem revoltantes e aquela cena antes dela fugir foi forte. O Hardy também me conquistou nesse livro e mostrou outra faceta, o bom que ele conseguiu se resolver com os dois do livro anterior. Quero muito ler A busca que e o terceiro .

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu!
    Eu nunca tive interesse nessa serie. Conhece bem pouco porque as resenhas que vi so passei por cima. Nao sou capaz de opinar. Mas caramba, pesadinho ne? Abuso e violencia. Jesus.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Nossa, não tinha ideia que o livro tinha toda essa trama pesada. Eu sempre leio coisas com esse teor, fico tão revoltada. É necessário ler com calma, né? Quero ler essa série.
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderExcluir
  9. Um romance bem pesado e interessante de Lisa Kleypas.
    Boa leitura para se continuar no segundo mês do ano.

    Bjim, qierida.

    http://deliciosailusao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro em uma madrugada, simplesmente não conseguia para de ler, não queria abandonar a Haven no meio daquele inferno e depois queria ver como ela ia consegui construir a sua felicidade. Devorei, chorei, sofri, amei e já reli algumas vezes, um dos mais completos da Lisa do ponto de vista do drama e do romance. O Hardy me surpreendeu muito nesse livro, eu achava que ele tinha potencial e amei a Lisa ter resgatado ele da vilania.

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)