Resenha #349: Harry Potter e o Cálice de Fogo - JK Rowling (Rocco)

Título: Harry Potter e o Cálice de Fogo
Título Original: Harry Potter and the Globet of Fire
Autor: JK Rowling
Série: Harry Potter #4
Páginas: 584
Ano: 2001
Editora: Rocco
Sinopse: Verão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você-Sabe-Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra – o sinal de Lord Voldemort – projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim...
O ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas. Será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria — Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang — que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões. Liderados pelo professor Dumbledore, os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas.
Apesar de alunos menores de 17 anos não poderem se inscrever no Torneio, inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo, um grande copo de madeira toscamente talhado cheio até a borda com chamas branco-azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony Weasley, Hermione Granger e agora também o seu padrinho, o bruxo Sirius Black, que fugiu de Azkaban no ano anterior, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas de Lord Voldemort.
Além de todos os desafios, há feitiços a serem aprendidos, poções a serem preparadas e aulas de Adivinhação, entre outras, a serem assistidas, Harry terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência: amor, amizade, aceitação e rejeição.
Harry Potter é o tipo de livro que fascina, encanta, surpreende e prende a atenção até o último segundo. Uma série recomendada para todas as idades.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Primeiro que essa sinopse nem é uma sinopse direito. Está mais para um resumo da obra porque olha... Enfim... Harry Potter e o Cálice de Fogo é um dos meus filmes favoritos e o livro não fica muito atrás.

O diferencial desse livro para os outros três é que a ação é do começo ao fim, por causa do Torneio Tribuxo. Apesar das tarefas terem sido adaptadas um pouco diferentes, as tarefas descritas no livro são de tirar o fôlego e emocionantes. Com a participação das escolas de Beauxbatons e Durmstrang expande um pouco o mundo além das paredes de Hogwarts, mostrando um pouco dos costumes e alunos das outras duas escolas importantes da Europa.

Falando em Torneio Tribuxo, ele divide espaço com as atividades escolares dos alunos. O que pareceu ter rolado em pouco tempo no filme, aqui leva-se praticamente um ano todo para que acabe o torneio. Em certos momentos, se torna um pouco maçante ver o dia-a-dia das aulas e tudo mais, algo que já fomos apresentados, mas eu entendi que era pra dar mais uma cadência na história. Como se quisesse passar a mensagem “ganhar o torneio é bom, mas estudar também é importante), já que os campeões realmente tinham de analisar e estudar uma forma de passar por todas as tarefas ilesos.


E é nesse livro que finalmente Voldemort dá as caras. A cena de sua ressurreição é bem intensa e com um ar mais sombrio, se comparada com os outros livros. Tio Voldy é um vilão que já chega mostrando que não está para brincadeira.

Um detalhe que senti falta no filme foi mostrar o sr. Weasley buscando Harry na casa dos Dursleys, para acompanhar a final da Copa Mundial de Quadribol. Os urros que dei ao ler essa cena não podem ser escritos. Gêmeos Weasley seguem sendo os melhores personagens dessa série e tenho dito.

Muitos fãs reclamaram sobre não adaptarem Hermione comandando a F.A.L.E (Fundo de Apoio à Liberdade dos Elfos). Até entendo que seria interessante ver a bruxa mais inteligente de Hogwarts militando a favor de direitos melhores para os elfos, mas confesso que seria uma quebra da linha da história. Assim como Rita e suas fofocas, as cenas referentes a esse assunto eram de um certo alívio cômico.

Falando na repórter, Rita Skeeter e suas fofocas não têm muito foco no filme, mas no livro elas causam e arrasam muito burburinho em Hogwarts. Isso mostra que, bruxos ou não, ninguém resiste a uma boa fofoca.

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, JK já começa a traçar alguns acontecimentos que serão bastante importantes nos próximos livros. Houveram algumas conversas na reta final que eu já fiquei bem atenta. Atenta e ansiosa para Harry Potter e A Ordem da Fênix.


Resenhas anteriores
Livro 1 - Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Sorcerer's Stone)
Livro 2 - Harry Potter e a Câmara Secreta (Harry Potter and the Chamber of Secrets)
Livro 3 - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Harry Potter and the Prisioner of Azkaban)

23 Comentários

  1. Oi Lu.
    Todos os anos eu realizo uma releitura de alguma (ou todas) obras de Harry Potter. Eu realmente adoro a série e esse é um dos meus livros favoritos.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu. Quando eu era adolescente comecei a ler os livros do HP, mas acabei parando a leitura quando terminei esse livro, não sei o motivo e hoje me arrependo de não ter dado sequencia nas leituras. Também não terminei de assistir aos filmes e realmente gostaria de retomar tanto a leitura quanto os filmes, quem sabe coloco uma meta para isso, mas tenho receio de o momento para isso ter passado.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  3. Uau, maravilhosa sua resenha. Acho que esse livro é melhor que o filme.

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, td bem?
    Ai que vergonha que eu to, mas nunca li HP! :(
    Sei que deveria ter lido há muito tempo mas uma hora vai! HAHHA
    Beijos
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=CQMHdUwn1Ec
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu!
    Nunca tive vontade de ler os livros, mas gosto dos filmes. Não todos.
    Não sou Potterhead e eles me trazem lembranças que eu prefiro deixar bem enterradas na minha mente, então passo bem longe hahahahaah
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  6. Oi Luiza!
    Na primeira vez que li HP, esse foi meu livro preferido da série. Mas acabei de reler a saga pela terceira vez e agora acho que gosto mais de Ordem da Fênix...
    Talvez tenha a ver com o momento. Quando li pela primeira vez eu era mais nova, gostava mais da ação e fora que as surpresas desse livro são muito legais, então quando você lê sabendo o que acontece acaba perdendo um pouquinho a graça.
    Mas a verdade é que eu amo essa saga, amoo os livros, os filmes e tudo o que diz respeito à HP!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Eu amei este livro principalmente por causa do torneio. Estou lendo HP pela primeira vez, e já estou no ultimo livro, pretendo ler em breve.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. ah esse é mesmo um dos livros mais legais da serie! que saudade de ler HP

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu! Acredita que nunca li HP? Eu conheço a história só pelos filmes e tenho muita vontade de ler os livros. Quem sabe esse ano inclua um na meta. Que bom que o livro te agradou. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Eu queria mais participação do Sirius nesse livro, confesso, mas eu adorei, como todos os volumes de Harry Potter. E o final foi bem mais tenso que os livros anteriores!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Ou Lu!
    Um dos melhores volumes pra mim. Depois do terceiro, esse e o meu proximo favorito. Nao so pq e o que tem mais momentos de ação, mas eu acho que esse livro e quando HP começa finalmente a pegar o tranco se torna mais maduro.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lu

    Na época eu fiquei revoltada que não colocaram a parte do engajamento da Hermione, mas esse é um dos meus livros preferidos da série.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu!
    HP ❤
    Cálice de fogo não é um dos meus filmes preferidos da saga, mas me lembro total da tensão no final com tio Voldy pela primeira vez!
    Qlqr dia desses quero reler esses livros! 😍
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lu
    Eu até gosto desse livro porque o Harry começa a pegar a Cho aqui, mas eu acho o começo dele muito chato, nossa, principalmente as partes do Chapéu Seletor que são muito desnecessárias.

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii!

    Estava começando a ler a resenha mas parei pelo aviso de spoiler, haha. Eu ainda sou iniciante nas leituras de Harry Potter. Só li o primeiro e estou começando o segundo agora, então ainda tem um longo caminho pela frente.

    Bjão
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  16. Excelente Artigo !! Eu estou adorando visitar blog, sempre tem conteúdo de muita qualidade .... São muitos legais, e interessante ....

    Parabéns !!!!

    Posso compartilhar este artigo no meu Facebook ?


    Meu Blog: Resultado de Hoje Loterias

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Para tudo!!!!! Babando aqui pelo seu marcador, lindo demais. Minha edição também é com essas capas. Agora estou comprando a edição ilustrada. Na época em que li, lembro de ter ficado muito nervosa nesse livro, realmente é muito bom. Mas confesso que não consigo até hoje selecionar um como favorito. Para mim, vejo a série como uma história só, e não como volumes. Engraçado não é? Não senti isso por nenhuma outra série. Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  18. Eu comecei a ler HP e ainda não acabei os livros, por isso li essa resenha com cuidado hahaha mas eu adorei as suas descrições e to com curiosidade pelo que vem!

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá, Luiza.
    Eu amo esse livro e o filme é um dos que menos gostei por cortarem tanta coisa. Ele é meio que um divisor de águas para o trio. Até então eles vinham tendo algumas aventuras, mas nesse com o retorno definitivo de Voldemort, a coisa ficou mais séria hehe

    Prefácio

    ResponderExcluir
  20. Impossível não amar Harry Potter, né? Esses livros estão lindos demais! Adorei sua resenha!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  21. Oie Lu =)

    Esse é o livro que eu menos gosto da série, acredita? Fiquei morrendo de raiva do Rony e todo o drama que criou. Adorei o retorno triunfal do tio Voldinho. Melhor cena!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  22. Oi
    Esse é uma das séries mas famosas que eu ainda não li... está na minha lista de leitura, acho que esse ano eu leio.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  23. Oi Lu!!!
    Esse é definitivamente um dos melhores livros da saga! Adoro demais a história que J.K. construiu e nada substitui os livros!
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)