Filme #56: O Ódio Que Você Semeia


Título Original: The Hate U Give
Sinopse: Starr Carter (Amandla Stenberg) é uma adolescente negra de dezesseis anos que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.
Elenco: Amandla Stenberg, Regina Hall, Russell Hornsby, Lamar Johnson, Issa Rae, Algee Smith, Sabrina Carpenter, Common, KJ Apa, Anthony Mackie, entre outros
Duração: 132min
Roteiro: Audrey Wells
Produção: Marty Bowen, George Tillman Jr., Wyck Godfrey
Direção: George Tillman Jr.


Desde que saiu o trailer da adaptação de O Ódio que Você Semeia, eu estava mais que ansiosa para assistir o filme e venho dizer que ele não decepcionou.

Ok que nem toda adaptação vai ser 100% fiel ao livro, mas esse filme está muito fiel à história de Angie Thomas. Creio que o motivo foi a autora ter participado da produção bem de perto, desde o começo. Enquanto eu assistia, as passagens do livro apareciam na cabeça e era só alegria.

A fotografia está muito boa. Utilizando do artifício cores quentes/cores frias para especificar cada parte da vida de Starr, achei isso bem legal também. As cores quentes são cenas que se passam no seu bairro; já as frias são utilizadas nas cenas que aparecem sua escola, o que ela diz que tem de ser uma outra Starr.

Quando li o livro, já havia saído metade do elenco escalado e cada um coube perfeitamente com os personagens. Amandla conseguiu passar toda dor, confusão e angústia de Starr; Regina Hall e Russell Hornsby caíram como uma luva nos pais. Adorei a sintonia entre os irmãos. Confesso que senti falta de algumas cenas bem importantes no final da história que envolvia Starr e Chris (KJ Apa), mas com toda aquela treta do recast do Chris e refilmagem do filme, entendi o motivo de terem cortado.

Pra quem não sabe, o primeiro ator escalado para fazer Chris era Kian Lawley. Porém, quando o filme já estava em processo de pós-produção, foi descoberto um vídeo onde ele fazia piadas racistas e preconceituosas. Claramente ele foi quicado da produção e achei muito bem feito para a fuça dele.

A trilha sonora também não deixa a desejar. No livro, Starr cita muitos artistas negros e é só o que tem nesse álbum. Pra quem não curte hip hop pode ser que não seja uma boa experiência, mas peço que deem uma chance.


Creio que não houve melhor momento para esse filme aterrissar em terras tupiniquins. Em um mundo onde muitos negros ainda sofrem preconceitos de todas as formas, O Ódio Que Você Semeia veio para dar voz a todos aqueles que necessitam e influenciar aqueles que ainda não encontraram a sua.


10 Comentários

  1. Oi Lu

    hoje começo a ler pra poder assistir ao filme!!
    a história me interessou e qro conferir na integra!

    Bjooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!! Eu amei o filme, nossa na sessão tinha vários jornalistas chorando horrores. Acho que todo mundo deveria ver esse filme!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oii Lu

    Sou apaixonada pelo livro, a história me marcou e emocionou e estava curiosa pra saber que tal está o filme, que show saber que tb vale a pena, com certeza quero conferir depois dos elogios.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu!
    Ebaaa, fiquei feliz com sua crítica!
    Que bom ter sido uma adaptação fiel, espero poder assistir tbm muito em breve *-*
    AAAAA, a trilha sonora ♥
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ouvi falar ha pouco tempo desse filme e achei incrível abordar esse tema mais denso, ja quero super assistir

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Tô tão curiosa para assistir esse filme, só vi resenha positiva sobre ele até agora! :o

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu! Estou lendo o livro, mas fiquei bem chateada de ter apenas dois locais por aqui exibindo, eu queria que tivesse mais espaço para a exibição. Eu gostando da história. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu

    O livro chegou ontem aqui e eu ia dar uma maratonada para assistir neste final de semana, mas... o filme não vai ser exibido aqui. O cinema mais próximo fica a quase duas horas e meia de distância, sem condições. =/

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi
    essa é a terceira resenha que leio do filme em seguida e mais uma positiva, quero muito assistir esse filme, mas vai demorar para conseguir já que nem tem cinema aqui, mas o livro é muito bom e o trailer chamou minh atenção, que bom que também gostou de assistir.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lu
    Estou louca para assistir essa obra, tenho certeza que vou amar cada segundo, mas ainda não pude conferir a história, quem sabe em breve.
    Eu amei essa atriz fazendo a Starr, ela ficou perfeita!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)