Resenha #313: Uma Duquesa Qualquer - Tessa Dare (Gutenberg)

Título: Uma Duquesa Qualquer
Título Original: Any Duchess Will Do
Autor: Tessa Dare
Série: Spindle Cove #4
Páginas: 272
Ano: 2017
Editora: Gutenberg
Sinopse: Uma duquesa em busca de sua sucessora.
Um jovem duque relutante em se casar.
Uma criada que adora desafios.
O que fazer com um duque relutante em se casar? A Duquesa de Halford – e mãe de Griffin, o duque libertino, irresponsável, que deseja apenas os prazeres da vida – tem o plano perfeito. Na verdade, ela conhece o lugar perfeito… Spindle Cove.
No paraíso das jovens solteiras, a duquesa insiste para que o filho escolha uma dama. Qualquer uma. E ela a transformará na melhor duquesa de Londres. Griff, então, decide achar alguém que acabará com os planos e com a ideia maluca de forçá-lo a se casar… Ele escolhe a atendente da taverna Touro & Flor, Pauline Simms – que nunca sonhou com duques ou com casamento, mas sim com o dinheiro que possibilitaria uma mudança completa em sua vida e na vida da pobre irmã, Daniela.
O duque e a Srta. Simms estabelecem um acordo: a mãe de Griff tem uma semana para transformar a criada em uma duquesa perfeita, então Pauline deverá ser um desastre durante sete dias e, se tudo der certo (ou melhor, se tudo der completamente errado), receberá mil libras e poderá realizar o sonho de construir a própria biblioteca em Spindle Cove.
Em pouco tempo, porém, o duque é surpreendido ao conhecer Pauline e descobrir que a moça é muito mais do que uma simples atendente, e a atração entre os dois é inevitável. Mas em um mundo em que as classes sociais são o que realmente importa, vence a ambição ou o coração?


Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, não se preocupe
Essa resenha é livre de spoilers

Uma Duquesa Qualquer é o quarto livro da série Spindle Cove. Ele não tomou o lugar de favorito da série (que é de Uma Semana Para Se Perder), mas foi tão bom quanto.

Pauline Simms é atendente da taverna Touro e Flores, mas ela não quer isso para a vida toda. Seu sonho é ter uma biblioteca itinerante e dar uma vida melhor para ela e Daniela, sua irmã. Mas a vida possui outros planos e um desses envolve o Duque de Halford.

Griffin York, aka Duque de Halford e outros milhões de títulos que não lembro agora, está sendo pressionado por sua mãe para casar, porém isso é tudo que ele menos quer na vida. Antes um libertino, Griff deixou sua vida de bagaceira para trás, após um grande acontecimento na sua vida. Eis que ele propõe para Pauline um acordo: se ela der o seu pior durante uma semana e a mãe desistir de vê-los casados, ele lhe dará mil libras como recompensa.

Uma Duquesa Qualquer parece uma história de conto de fadas, onde um príncipe (no caso duque) se apaixona por uma plebeia e todos vivem felizes para sempre. Entretanto a história vai mais além disso. Pauline é uma moça trabalhadora, honesta, orgulhosa, mas também sonhadora e um tanto romântica. Seu maior sonho é conseguir construir sua biblioteca e ela não desiste desse sonho, nem por amor nem por nada nesse mundo.

Griff era conhecido por sua vida de libertinagem e isso acabou de uma hora para outra por conta de um grande acontecimento que marcou sua vida. Eu já desconfiava qual seria esse grande trauma em sua vida e quase acertei, mas não significa que diminuiu o impacto na leitura. Durante o livro, temos vislumbres de como isso consome Griff e afeta as pessoas ao seu redor, principalmente sua mãe. Com a entrada de Pauline na sua vida, ele se vê gostando mais do que queria da atendente, mas ele tem medo de perdê-la também. Apesar de querer passar a fachada de Elsa na vida, Griff é um homem encantador e dedicado, principalmente a sua mãe


Pauline e Griff formam um casal e tanto. Ambos são teimosos e orgulhosos, mas não conseguem resistir a atração que existe entre eles. Amei o fato de Pauline não deixar se intimidar pela posição de Griff ou de sua mãe, sempre falando as verdades e opiniões. Adorei o fato de Griff tratar Pauline mais que uma atendente; ele a trata de igual pra igual e ainda apoiando seus sonhos.

Mas a pessoa que rouba a cena é a Duquesa de Halford, mãe de Griff. A mulher faz de todas as artimanhas para ver o filho casado e não poupa esforços, chegando até a “sequestrar” o filho. Assim como Griff, ela também se afeiçoa a Pauline e quer muito tê-la como parte da família.

Outro detalhe importante na história é Daniela, irmã de Pauline. Não é dito com todas as letras, mas ela possui algum tipo de autismo e achei interessante como a autora abordou a questão. Se hoje, pessoas assim ainda são tachadas de retardadas e estranhas, imagina uma mulher no início do século 19????

Diferente dos outros casais, Pauline e Griff não se conheciam até o dia que ele aparece em Spindle Cove. Apesar do curto espaço de tempo que eles conviveram (uma semana), gostei de como a Tessa trabalhou e desenvolveu o relacionamento deles mais além do que uma simples atração. O relacionamento deles foi todo baseado no respeito, confiança e, o mais importante, aceitação da parte de Griff em relação ao sonho de Pauline.

Na reta final me deu um cadinho de medo de ser o primeiro romance de época que o casal não fica junto, mas tudo acabou mais que bem. Gostei que ela colocou eles distantes por um tempo para resolverem seus problemas (no caso de Griff) e realizarem seus sonhos (no caso de Pauline) e, acima de tudo, refletirem sobre o sentimento um pelo outro.

E uma vez Tessa Dare acerta em cheio meu coração com Uma Duquesa Qualquer e cada vez mais merecendo o espaço na minha listinha de autoras de época favorita.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Uma Noite Para Se Entregar (A Night to Surrender)
Livro 1.5 - Once Upon a Winter's Eve
Livro 2- Uma Semana Para Se Perder (A Week to be Wicked)
Livro 3 - A Dama da Meia-Noite (A Lady by Midnight)
Livro 3.5 - A Bela e o Ferreiro (Beauty and the Blacksmith)

7 Comentários

  1. Oi Lu, como vai?
    Menina eu amei esse livro! Pauline me surpreendeu e me encantou e Griff debaixo de toda aquela sisudez é um fofo! A Duquesa é um show a parte! rsrsrs
    Estou gostando muito desta série e estou super ansiosa para ler o que chegou por aqui.
    Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luiza.
    Eu já achei que um casal não ia ficar junto em um romance de época, do jeito que as coisas iam hehe. Essa capa é minha favorita da série. Assim que der vou comprar todos os livros porque preciso ler essa série hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, tudo bem?
    Esse livro já está na minha lista para conferir em breve! Adorei a resenha
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, eu adorei esse livro a química do casal é ótima. Tb fiquei com medinho no final, mas Tessa não decepciona rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu! Este livro é maravilhoso. Eu dei boas risadas com o trio, afinal a mãe dele é praticamente uma terceira protagonista. A cena do açúcar é inesquecivel. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu! Tudo bom?
    EU TÔ MUITO ANSIOSA PRA COMEÇAR ESSA SÉRIE! ASJKFNASUOABOGBAOUA
    Amo um casal teimoso e que troca farpas, mas ai tem a atração e não tem como fugir disso :P melhor tipo de ship.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Luiza,


    Só leio resenhas positivas dos livros da autora, não estou muito para o gênero no momento mas que sabe futuramente, ótima resenha....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)