Resenha #278: A Court of Frost and Starlight - Sarah J. Maas (Bloomsbury USA)

Título: A Court of Frost and Starlight
Título Original: ---
Autor: Sarah J. Maas
Série: A Court of Thorns and Roses #3.1
Páginas: 256
Ano: 2018
Editora: Bloomsbury USA
Sinopse*: Feyre, Rhys e seu círculo íntimo de amigos ainda estão ocupados reconstruindo a Corte Noturna e o mundo muitíssimo mudado. Mas o Solstício de Inverno está próximo e, com isso, um alívio merecido. Mesmo a atmosfera festiva não consegue impedir que as sombras do passado se aproximem. Enquanto Feyre navega seu primeiro solstício de inverno como High Lady, ela acha que aqueles mais queridos para ela têm mais feridas do que ela esperava - cicatrizes que terão impacto de longo alcance sobre o futuro do sua Corte.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, esta resenha pode conter spoiler

Quando Sarah anunciou que escreveria um conto para começar a dar rumo para os spin-offs de Corte de Espinhos e Rosas, eu fiquei me perguntando qual a necessidade disso já que ela havia deixado altas pontas em Corte de Asas e Ruína. E me questionei mais ainda quando soube que o foco do livro seria Feyre e Rhysand. Não que eu não goste dos personagens, mas já tivemos mais de mil páginas falando sobre esse casal, então está na hora de dar foco para outros.

Já falei que deu de Feysand né? Então, já deu mesmo, mas ainda bem que esse livro temos outros pontos de vista além da Feyre. Além dos pontos dela, temos capítulos do Rhysand (em primeira pessoa), Cassian e Morrigan (esses dois em terceira).

Como a Denise (Queria Estar Lendo) comentou na resenha dela (clique aqui para ler), Sarah levou muito a sério esse lance de solstício e presentes. Eu já não aguentava mais a Feyre reclamando sobre não saber o que comprar de presente sinceramente, viu dona Sarah… Pelo menos nos seus POVs, fomos agraciados com as presenças de Lucien, Elain e Nesta (essa vai ser comentada mais lá na frente).

Apesar de não terem muito espaço nessa história, pelo pouco que se viu de Elain e Lucien deu pra ver que a parceria entre os dois não vai ser um caminho muito fácil. (Isso se a the monha não decidir quebrar para fazer a Elain ficar com o Az, mas isso são outras teorias) Enquanto Elain está tocando a vida na Corte Noturna, Lucien está um tanto perdido na vida. Além disso, tem o fato de que sua parceira não quer nem saber dele e nada do tipo, então sofrência mode on. Acrescente mais o fato de que Elain está a própria Elsa para o lado de seu (até então parceiro), o que faz que essa sofrência fiquei over nine thousand!!!

Do outro lado do triângulo, temos Elain e Azriel. Pessoas que shippam que me desculpem, mas não consigo vê-los como casal. Desde Corte de Asas e Ruína, eu já gostava da relação entre os dois pelo fato do Azriel compreender o que se passa com Elain desde que ela foi transformada. Eu acho a amizade entre os dois bem fofa sim, mas do jeito que a Sarah é, com certeza ela vai querer dar outros rumos. Que originalidade, hein...


Mas vamos aos pontos que curti muito porque é pra isso que vocês provavelmente estão aqui.

Gostei muito dos capítulos do Rhysand. Neles, a Sarah nos mostra como é a relação dele com Cassian, Azriel e Morrigan e eu adorei ver isso. Nos outros livros, víamos tudo pelo olhar da Feyre e rolava uma guerra bem marota e tals… Outro ponto interessante nesses capítulos foi o encontro do Grão Senhor da Corte Noturna com o Grão Senhor da Corte Primaveril. Apesar das barbaridades que o Tamlin fez durante a série, eu gosto dele como personagem porque, assim como Rhys, eu achei que ele teve uma boa construção. Pelos encontros dos dois, vemos como Tamlin está depois da guerra. Podemos dizer que a corte dele já viu melhores dias. Esse é outro que quero muito uma história.

Depois da bomba que foi estourada na minha cabeça pela Morrigan, eu esperava mais dos seus capítulos aqui. Porém fui muito Alice e eu já deveria ter desconfiado que ela não iria abordar aqui… vamos seguindo o baile.

Quando eu vi que teria capítulos narrados pelo Cassian, eu tentei manter a dignidade mas foi impossível. Porque eu sabia que onde tem Cassian, tem Nesta e meu ship vive OBRIGADA SENHOR!!! Porque depois que essa escritora de Taubaté ter me prometido altos Nessian em ACOWAR e não ter feito nada do tipo, eu me senti muito bem recompensada por esses poucos capítulos porém meus favortios.

Cassian se mostrou o meu tipo de personagem favorito. O cara tem seus terrores por dentro, mas utiliza de bom humor e sarcasmo para mascarar esse detalhe para o mundo. No fundo, ele realmente é um bebê ilyriano que merece todo amor e proteção porque o que a Nesta fez ele passar aqui não deve ter sido fácil. Quer Prythian toda? O universo? O acapamento ilyriano? Eu te dou, seu lindo!

Falando na mais velha das Archeron, eu sei que tem muita gente que a odeia, mas ela é minha guerreirinha (literalmente). Quem leu o capítulo extra de Corte de Névoa e Fúria sabe que ela passou por algo que muda completamente a vida de uma mulher. Logo depois ela foi jogada naquela panela gigante, transformada em algo que sempre odiou e, de quebra bem básico, participou de uma guerra. Então, obviamente a mulher não está legal!!!

Eu vi muitas reviews comentando o quanto a Nesta estava mais que insuportável nesse livro e só piora o fato da Feyre continuamente chamá-la de egoísta. Feyre darling, você já foi melhor, viu? Entendo que tem todo um mundo novo para arrumar e colocar nos eixos, mas pra quem diz que ama sua família, a Grã Senhora da Corte Noturna está um tanto relapsa. Nesta praticamente grita - ao seu modo - aos quatro ventos que necessita de ajuda, mas todos só enxergam isso como algum tipo de revolta. Uma determinada cena partiu tanto coração de gelo em tantos pedaços que eu nem sei como ainda estou aqui para relatar isso.

As duas únicas pessoas que realmente olharam bem para ela foram Amren e Cassian. Gente, necessito de mais amizade real oficial entre Nesta e Amren. Já meu Nessian, bem… é algo que venho shippando desde Corte de Névoa e Fúria e é algo que vem se tornando real a cada dia. Cassian não é um cara perfeito como Rhysand e é isso que só aumenta meu encanto pelo personagem. Apesar dele estar sempre ali, tentando conversar com Nesta e fazer ela voltar a vida, ele também sabe dar espaço quando vê que ela necessita.

No final do livro, temos um teaser sobre o próximo livro a ser lançado e adivinhem de quem será? SIM MEU NESSIAN ESTÁ MUITO VIVO OBRIGADA SENHOR!! Nossa, a melhor parte desse livro foi esse teaser. Se com menos de 20 páginas, eu já tive altos surtos, imagina só quando eu tiver todo um livro de 98742034092374 páginas em mãos???? É pra isso eu vivi até hoje.

Então, é isso, meu povo. No fim das contas, A Court of Frost and Starlight realmente veio cumprir o que a Sarah disse que faria. Então bye bye Feysand, foi muito acompanhar toda a saga de vocês, mas está no momento de dar vez e voz para outros personagens contarem suas histórias.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Corte de Espinhos e Rosas (A Court of Thorns and Roses)
Livro 2 - Corte de Névoa e Fúria (A Court of Mist and Fury)
Livro 3 - Corte de Asas e Ruína (A Court of Wings and Ruin)

* Traduções feitas por mim

22 Comentários

  1. Oi Lu!

    Eu nao vou mentir que no primeiro livro eu achava a Nesta insuportavel, mas o segundo mudou essa minha visao. Eu gosto muito dela e a personalidade bruta e porra loka dela é o que mais me faz gostar. Se tem uma personagen que se diferencia de todos os outros dentro dessa trama, e ela. Ela tem a personalidade dela, a marca. E EU QUERO MUITO MEU NESSIAN PRA ONTEM.

    Abraços
    David
    Territorio Geek Nerd

    ResponderExcluir
  2. Lu, eu nunca acho demais Feysand!
    Eles são os mais maravilhosos da vida!
    Uma amiga que mora na Inglaterra comprou para mim a versão física, mas ainda não chegou.
    Enquanto isso eu fico aqui me coçando de curiosidade.
    Sabe, a Nestha é uma idiota, que não sabe tratar das pessoas, mas eu passei a gostar dele em Asas e Ruína. Ela tem toda aquela chama de ódio dentro de si, é um pouco incompreendida e muito loca. Cara, quando essa mulher fica brava, sai de perto. Eu achei sensacional que foi ela quem matou o rei.
    E eu não sabia desse capítulo extra. Onde tem? Quero ler!
    Adorei saber que temos o ponto de vista de outros personagens. Em Asas e Ruína temos um únicozinho do Rhys, então é bom vermos mais deles.
    Eu sou apaixonada por essa série e não consigo superar os últimos dois livros, haha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luiza.
    Eu quero muito ler esse livro mas estou muito brava com a autora por ela ter dito que terminaria no terceiro e dai me vem com mais esse livro. Porque não parte logo para os outros personagens aff. Eu sou o oposto de você e da Denise porque odeio a Nesta e quero que ela se de muito mal hehe. Mas vou ler o livro dela e quero muito que ela fique com o Cassian hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu! Tudo bom?
    Meu deus aquela quantidade de presentes e Solstício sendo citado chegou num ponto em que eu estava revirando os olhos implorando PRA PARAR.
    ME ABRAÇA QUE EU TAMBÉM NÃO CONSIGO SHIPPAR AZ E ELAIN ASKFJABNUOGASBOASGBO eu amo eles como uma irmandade e aquela coisa de irmão mais velho cuidando de irmã mais nova, mas espero mesmo que a Sarah não puxe pra um romance. Eu amo o Lucien e espero que a desgraçada não tenha dado uma mate pra ele só pra desfazer. FICA FALANDO TANTO EM COMO ESSE LAÇO É O TOP DA BALADA DOS FAE E VAI QUEBRAR? NOT ON MY WATCH.
    A situação da Nesta é uma das mais bem trabalhadas pela SJM e eu fico PISTOLADA de ninguém perceber isso. A guria tá claramente destruída, traumatizada e quebrada de todas as maneiras e a Feyre tem a pataca de chamar de EGOÍSTA. EGOÍSTA É A TUA FUÇA CAPITALISTA QUE SÓ PENSA EM COMPRAR PRESENTE!
    Eu quero muito que a teoria do 'queen without a throne' se realize. Quero a Nesta pisando em todo mundo menos no Cassian, bjs.
    Quero um vira-tempo pra pular pro ano que vem e ler logo a melhor trilogia da vida, tchau Feysand, já foi tarde.
    AMEI A RESENHA ASKLFASOISGAASGUOBASG

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu essa autora deve ser mesmo maravilhosa, já que todo mundo ama ela! Um dia ainda lerei, mas ainda bem que vc curtiu o conto!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Olá Lu! Tudo bem?
    Acabei de começar a ler o primeiro livro dessa saga, e como estou amando pulei sua resenha kkkk me desculpe.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  7. Amei conhecer essa série pelo seu blog, Lu. Não sou de ler muito, mas gostei muito da premissa dessa saga!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Não li Corte de Rosas e Espinhos, uma vez comecei a ler, mas na época não consegui terminar. Então não sabia que a série possuía spin-off, mas isso soou interessante. Deu um certo ânimo para conhecer os livros e o spin-off. E o spoiler só me gerou curiosidade, adoro spoilers. Bexus :*

    ResponderExcluir
  9. Oi Luiza!
    Acredita que ainda não li nada da série? Apesar da grande maioria falar super bem dos livros, ainda não consegui me interessar pela história (mesmo gostando muito de fantasia). Apesar de não entender muito dos personagens e tudo o mais, por não ter lido, eu achei a sua resenha muito boa!
    Parabéns!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Apesar de achar os livros dessa série lindos de viver e não me sinto atraída a ler, mas fiquei curiosa para conhecer essa cena que partiu seu coração. Sua empolgação com a série é contagiante, então espero um dia ter animo para conhecer a série pessoalmente.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Luiza, tudo bem?

    Eu já vi inúmeras vezes essa série para vender na Saraiva, inclusive com promoções maravilhosas e tentadoras, mas infelizmente o foco dado pela Sarah não me agradou, então provavelmente não leria os spin-offs, mesmo porque acabaria levando uma rajada de spoilers, rs.

    Mas acho tão gostoso quando uma leitura totalmente despretensiosa acaba nos agradando ainda mais do que imaginávamos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Faço parte daquele grupo pequeno e silencioso que leu apenas o primeiro livro da saga e decidiu parar porque não curtiu. Apesar dos clamores que o segundo livro é incrível, não me sinto animada a prosseguir. Por isso, a leitra deste conto aqui é quase impossível de ser feita por mim, mas entendo o amor dos fãs pela autora e pelo universo.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Amo suas resenhas super empolgadas, já fiquei torcendo pra encontrar essa série em promoção pra começar a ler. Que bom saber que há esse livro extra que nos dá uma visão maior sobre os personagens estando a narração com foco neles.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não li sua resenha, pois estou lendo o primeiro livro e estou chegando no finalzinho, super curiosa com alguns acontecimentos.Quando vejo resenha fico me coçando para não lê, porque sou mega curiosa e ansiosa rs'

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu fiquei extremamente perdida com a resenha, pois não li nenhum livro da série, nunca peguei spoilers da série e li pouquíssimas resenhas. Então, desconheço todos os personagens mencionados e não entendi coisa com coisa.kkkkkkkkkk...

    Eu ainda pretendo ler o primeiro livro da série. Para ver se a amarei tanto quanto as pessoas amam.rs

    ResponderExcluir
  16. Oi! Li sua resenha bem pelos cocos, porque não li a série ainda, e sou louca pra ler! Perdão! Acho as edições lindas, e todo mundo fala super bem, desse mundo e personagens fantásticos, que acabei me apaixonando sem mesmo conhecer.Desculpa não poder comentar com conteúdo, mas não conheço a história. Fiquei feliz por você ter gostado da conclusão e deste novo conto, sinal que é bom mesmo.


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  17. Oie,

    Estou muito ansiosa para ler esse livro, mas não to preparada para me despedir da Feyre e do Rhysand, infelizmente. Mesmo que eu adore os outros personagens. Enfim, sua resenha me deixou bem ansiosa, porque terminei o outro livro chorando de tanto amor. Ainda bem que teremos continuação! hehe

    beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Confesso que meio que fiquei boiando com essa resenha, pois ainda não li nada sobre Corte de rosas e espinhos. Mas já vou ficar ligada nesses personagens que pelo visto tiveram grande destaque dentro da trama.
    Espero gostar da escrita da Sarah J. Maas nessa série.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  19. Oiii tudo bem??

    Não li nenhum livro dessa serie, estava com pé atras, e agora que peguei um baita spoiller, fiquei mais ainda sem vontade. Não consegui acompanhar a resenha, por não ter lido.
    Deveria ter parado no aviso hauahuahuaha, mas creio que não vou ler, que bom que o conto foi melhor pra vc e te animou para continuar a ler.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  20. Olá! Tudo bom?

    Eu quero muitoooo que esse livro chegue logo ao Brasil, minha nossa! Como você eu também não consigo de forma alguma shippar a Elain e o Azriel, acho que ela já deveria acabar com esse gelo todo pro lado do Lucien. Eu quero muito o próximo livro, estou com esperança de que irá ser melhor que todos pois eu amo demais o Cassian e a Nestha e estou bem ansiosa para saber como será o desenrolar da história deles ❤️

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ate que fim uma pessoa que me entende. Nestha e uma personagem tão bem trabalhada, que pelo caldeirão. Ela viu o pai que jurava odiar vim ao resgate das filhas, viu ele morrer pra que elas não tivesse que fazer essa escolha, demostrou como se importava com Cassian que preferiria morrer ao lado dele que fujir.

    ResponderExcluir
  22. oi meu bem, é o seguinte,como vc gosta do Nessian, deixo pra vc um presente, a Sarah deixou uns "capítulos perdidos", não sei se vc já viu, mas é totalmente sobre Nessian, e acaba dando uma ideia do que vai acontecer nos próximos livros!!!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)