Resenha #243: O Navio dos Mortos - Rick Riordan (Intrínseca)

Título: O Navio dos Mortos
Título Original: The Ship of Dead
Autor: Rick Riordan
Série: Magnus Chase and the Gods of Asgard #3
Páginas: 368
Ano: 2017
Editora: Intrínseca
Sinopse: Nos dois primeiros livros da série, Magnus Chase, o herói boa-pinta que é a cara do astro de rock Kurt Cobain, ex-morador de rua e atual guerreiro imortal de Odin, precisou sair em algumas jornadas árduas e desafiar monstros, gigantes e deuses nórdicos para impedir que os nove mundos fossem destruídos no Ragnarök, o fim do mundo viking. Em O navio dos mortos, Loki está livre da sua prisão e preparando Naglfar, o navio dos mortos, para invadir Asgard e lutar ao lado de um exército de gigantes e zumbis na batalha final contra os deuses. Desta vez, Magnus, Sam, Alex, Blitzen, Hearthstone e seus amigos do Hotel Valhala vão precisar cruzar os oceanos de Midgard, Jötunheim e Niflheim em uma corrida desesperada para alcançar Naglfar antes de o navio zarpar no solstício de verão, enfrentando no caminho deuses do mar raivosos e hipsters, gigantes irritados e dragões malignos cuspidores de fogo. Para derrotar Loki, o grupo precisa recuperar o hidromel de Kvásir, uma bebida mágica que dá a quem bebe o dom da poesia, e vencer o deus em uma competição de insultos. Mas o maior desafio de Magnus será enfrentar as próprias inseguranças: será que ele vai conseguir derrotar o deus da trapaça em seu próprio jogo?


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

O Navio dos Mortos é o livro que fecha a trilogia nórdica Magnus Chase e os Deuses de Asgard. O tanto que amei essa história não pode ser descrito. Terminei o livro gritando RICK RIORDAN EU TE VENERO.

De todas as séries já lançadas até agora, creio que essa trilogia foi a mais diversificada em questão de personagens. Adoro como o Riordan trabalha alguns assuntos e questões de forma tão leve e simples que me questiono por que as pessoas não podem pensar do mesmo jeito. A forma com ele introduz esses assuntos também não é algo que pareça forçado. Tudo aparece no momento certo e com o ar divertido que o autor sempre passa nas suas histórias.

Magnus foi um protagonista maravilhoso. Se comparado com os outros mocinhos do Riordan, Magnus é o mais velho e com mais experiência de vida. Por ter vivido nas ruas, o cara sabia que era sobreviver ou morrer, mas nem isso aplacou seu espírito generoso e leal. Magnus perdeu sua família de sangue, mas durante todas as provações da trilogia ele encontrou uma família viking entre seus amigos. O melhor do personagem, além de sua lealdade, é o respeito e espaço que ele dá para as pessoas. Se alguém quer falar pra ele alguma coisa, ótimo; se não quer, ele também não força a barra. Sendo assim, Cabeça de Alga que me perdoe mas Magnus tomou o teu lugar de melhor protagonista.

Apesar de ser uma série curta (se comparado com as de Percy Jackson e Apolo), Riordan conseguiu trabalhar muito bem todos os personagens secundários e suas nuances. Nos outros dois livros, conhecemos melhor Samirah, Blitz e Hearth. Nesse, somos apresentados melhor aos outros moradores do Andar 19, Mallory, Mestiço e TJ. Se formos parar para analisar esses dois grupos, eles não têm nada em comum, sendo Magnus o elo de ligação. Nunca imaginei como eles trabalhariam juntos e confesso que me surpreendi em como eles formam um ótimo grupão.

Aviso! Provavelmente o próximo parágrafo tem spoiler para que não leu ainda não leu O Martelo de Thor. Então, se você faz parte desse grupo, pode pular à vontade ou leia por sua conta e risco.

[ÁREA SUJEITA A SPOILER]

Desde a aparição em O Martelo de Thor, genderfluid Alex Fierro chamou atenção de Magnus de todas as maneiras possíveis. Foi interessante acompanhar Magnus analisando seus sentimentos para com Alex, não pelo fato de ser genderfluid, mas sim por que Alex causa sentimentos diferentes nele do que ele jamais sentiu por alguém. Engraçado que qualquer pessoa nessa situação poderia ter surtado, mas Magnus analisava tudo de uma forma até engraçada, como se isso fosse algo corriqueiro. Quando meu ship Fierrochase virou canon eu dei um berro aqui em casa dizendo ESSE MOMENTO É MEU! Obviamente os outros moradores da minha residência devem ter achado que eu estava doida, mas creio que já se acostumaram com essas minhas reações.

[\ÁREA SUJEITA A SPOILER]

Dito e repito que o ponto forte do Riordan é a sua escrita. A narração em primeira pessoa através do Magnus nos faz sentir como se fosse uma conversa cara-a-cara, principalmente com seus comentários. Entretanto, Magnus também nos consegue passar a carga emocional em certos momentos e são poucos personagens que conseguem fazer isso de forma que não fique forçado. Alguns momentos do livro são de cortar o coração, mas a gente segue firme e forte na esperança de um final feliz (ou o mais próximo que os einherjar podem conseguir).

A cada fim de uma série do Riordan é difícil a despedida porque ele consegue nos fazer apegar aos personagens e não querer nunca que a história acabe. Vida que segue e só me restar esperar que Magnus talvez faça uma visitinha para sua prima Annabeth.

Resenhas anteriores
Livro 1 - A Espada do Verão (The Sword of Summer)
Livro 2 - O Martelo de Thor (The Hammer of Thor)

18 Comentários

  1. Oie
    Confesso que pulei os spoilers eheheh, eu ainda não li esta série. Eu adoro os livros do autor e estou doida para ler este.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Ainda não li essa série e preciso ler a do percy Jackson parada na estante kkkkk se eu gostar da escrita do autor, leio essa. Pulei os spoiler, mas adorei a resenha. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  3. The title is so intriguing! Thanks for sharing. :)

    Visit me at:
    Shoot for the stars

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, nunca li nada do autor, mas tenho toda a série de Percy Jackson, ainda pretendo ler os livros, só não sei quando né..

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu!
    To desolado que meu shipper ja acabou T.T Quero mais do meu MALEX! NAO PODE ACABAR ASSIM NAO T.T
    Nossa, desde o primeiro volume eu sabia que ia amar essa trilogia, porque ela fazia relembrar a sensacao que tive com Percy Jackson desde o começo. Amei demais <3 Esses personagens incriveis <3

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, tudo bom?
    I FUCKING KNEW IT QUE ELES IAM SER CANON! YOU GO, RICK AKSJFNSOAUBAUBGSAOU meu deus eu preciso desse livro como eu preciso de ar.
    Alex é preciosidade da vida, como eu amo a construção desse personagem <3
    Pelo jeito até o fim Magnus vai ser minha série favorita do Riordan. ALÔ AMAZON TÁ NA HORA DE UMA PROMOÇÃO!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiii Lu

    Eu ainda não consegui en começar a saga do Magnus! E eu amo a escrita do Riordan, não sei porque atrasei as leituras dos livros dele. Essa é uma série que sie que preciso ler, porque parece ser a melhor de todas, só escuto elogios.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu!
    Deixa eu te dizer: eu juro - mesmo!- que adoraria pelo menos querer ler algo desse autor. Mas isso não acontece! rs. Gente, as pessoas falam tão bem...

    Por esse motivo li a resenha toda mesmo sujeito a spoiler porque né... Mas de fato uma boa escrita, uma narração de responsa é capaz de fazer da história uma grande coisa, mesmo quando o enredo é simples (que não parece ser esse, caso, foi só yum exemplo).

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Me siga no Instagram: @vidaeletras

    ResponderExcluir
  9. Oii. Nunca li Rick Riordan, acredita? Eu tenho a série Percy Jackson completa aqui (comprei pq tava numa super promo) e até hj nao tive tempo (hehe) de ler.
    Nem imaginava que eram só três livros de Magnus Chase, mas confesso que o mundo viking, no caso dessa série, não me atrai muito não - fico lembrando da série Vikings e passo raiva kkkk (detestooo)
    Bjss

    http://www.cafeidilico.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu, tudo bem??
    Que resenha empolgante ein... eu li a resenha inteira, porque não pretendo ler os livros, não consigo haha... sempre leio por ai muito elogios, inclusive de amigos, mas é uma temática fantástica que não me apetece para ler, mas adorei sua empolgação, e o quanto a leitura foi boa e fluída. Xero!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Pulei a área sujeita a spoilers pois quero ler essa trilogia e não sei porque me deu uma vontade imensa de ter ela em volumes físicos na minha estante, faz tempo que não trago nada físico do Riordan para cá!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu! caracas eu nem comecei e já terminou! Chocadíssima, mas fico feliz que o tio Riordan continua arrasando! <3 E até prefiro séries mais curtas mesmo hehehhehee

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lu. Acho que só li a série do Percy Jackson do autor, infelizmente, mas eu adorei conhecer outro tipo de mitologia já que nunca havia lido nada sobre. Faz tempo que quero ler algo novo do autor mas agora que encrenquei com fantasia e aventura, fico com preguiça de começar e achar enfadonho. Vou tentar colocar esse na lista de leituras.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  14. Oie, Lu!
    Eu ia ler, mas, desisti quando você disse que poderia haver spoiler. Comprei de natal pra mim, ainda não.li, é tão, deixa pra lá, haha!

    Beijoooo 💖

    ResponderExcluir
  15. Olá! Tudo bom?
    Nunca li os livros desse autor, não faz muito o meu estilo..
    Mas confesso que a capa é linda!
    Beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu, tudo bem?
    Confesso que não li muito da resenha porque não li os outros :((
    E adorei saber que você gostou bastante dele, acaba me deixando com mais vontade ainda de ler.
    Mas morro de vontade de ler eles.
    Parece ser otimo!

    bjs

    Say My Book

    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  17. Helloo, Helena! Tudo de boas?!
    Acredite. Eu nunca li um livro propriamente do Riordan. Eu tinha começado a ler Percy Jackson, mas percebi que estava saturada da mitologia grega e não terminei. Então esse foi lançado e fiquei com vontade de conferir porque gosto de mitologia nórdica, mas acho que não tenho paciência mais para ele tipo de estória. Não sei. Posso estar enganada. Quem sabe eu dou uma chance mais para frente.
    Que bom que o fim da série foi toppen para você.
    Beijin...
    https://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. E aí, blz? rs
    eu terminei a trilogia de Magnus Chase e estou sofrendo a abstinência.
    Queria dizer que quando meu shipper se tornou realidade, tbm gritei, no entanto foi algo do tipo "MEU SHIPPER É REAL". É uma história incrível, também espero que o Magnus visite a prima dele logo

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)