Título: Depois do Fim
Título Original: ---
Autor: Daniel Bovolento
Série: ---
Páginas: 224
Ano: 2016
Editora: Outro Planeta
Sinopse: Como fica a minha vida depois de você? Como é que a gente faz para esquecer alguém? Os primeiros vestígios do fim, as despedidas, deixar alguém, ser deixado, o recomeço, a necessidade de se acostumar a viver sozinho de novo, os flashbacks, as ligações de madrugada, a falta que persiste, os novos encontros, os velhos encontros, a gente encontrando a gente, um mundo novo surgindo, a luz no fim do túnel. Em Depois do fim, Daniel Bovolento conta a trajetória de todo mundo que terminou alguma coisa e tem que aprender a lidar com as diferentes dores e superações de quem perdeu um amor. São 50 textos em que se misturam crônicas e desabafos sobre recomeço, aprendizado e a esperança de um novo final feliz. “Cada um de nós encontra uma maneira diferente de encarar o fim. Cada um de nós passa por fins diferentes, por mais que tenhamos tido histórias parecidas.”


Depois do Fim reúne 50 crônicas cujo assunto principal é término de relacionamento. São crônicas que, em sua boa parte, falam sobre a dor do término, o vazio que fica, a necessidade de superação...

Eu li todo esse livro praticamente em uma tarde. A linguagem do Daniel é bem jovial, por assim dizer, e sua escrita é bem fácil. Em vários, me senti como se tivesse conversando cara a cara com ele. Vai ser difícil você não se identificar com algum. Eu mesma me identifiquei com vários, porém foram três textos que selecionei como favoritos.


Em Cometi o pecado de ficar bem, o assunto principal é quando a pessoa não entra na fossa infinita depois de um término. Em Carta a quem já foi muito importante para mim vemos alguém se lembrar com carinho e afeto sobre aspectos do último relacionamento, que terminou de forma amigável. E esses dois textos basicamente refletem o que eu passei quando meu namoro acabou.

Já a terceira crônica tem como título (Des)Classificados e fala sobre essa cobrança da sociedade em cima de uma pessoa solteira. O fato é que muita gente não aceita que você é feliz sozinho. Por isso que super discordo da frase "É impossível ser feliz sozinho". Para você ser feliz com outra pessoa ao seu lado, primeiro você tem que ser feliz consigo mesmo. Como eu digo: não temos que procurar alguém para nos completar; temos que procurar alguém para acrescentar.

O texto mais "triste" que achei foi Esperança é a tortura que mais dói. Esse texto fala sobre como a pessoa tenta explicar para seu cachorro que o relacionamento acabou e a outra pessoa não vai mais voltar. Que dózinha do doguíneo, gente...

Como podem ver, os textos não são sofrência pura. A maioria sim aborda os sentimentos pós-término, mas alguns também falam sobre a superação do vazio, os bons momentos que passaram juntos, o que o outro acrescentou em sua vida... Ou seja, vemos textos sobre relacionamentos que terminam bem e sobre os que terminam mal.

No sábado, vai rolar Planeta de Leitores com o Daniel, onde ele vai falar sobre esse trabalho, e eu estou super ansiosa para esse bate-papo.