Resenha #167: Todos Os Nossos Ontens - Cristin Terrill (Novo Conceito)

Título: Todos Os Nossos Ontens
Título Original: All Our Yesterdays
Autor: Cristin Terrill
Série: ---
Páginas: 352
Ano: 2015
Editora: Novo Conceito
Sinopse: O que um governo poderia fazer se pudesse viajar no tempo?
Quem ele poderia destruir antes mesmo que houvesse alguém que se rebelasse?
Quais alianças poderiam ser quebradas antes mesmo de acontecerem?
Em um futuro não tão distante, a vida como a conhecemos se foi, juntamente com nossa liberdade. Bombas estão sendo lançadas por agências administradas pelo governo para que a nação perceba quão fraca é. As pessoas não podem viajar, não podem nem mesmo atravessar a rua sem serem questionadas. O que causou isso? Algo que nunca deveria ter sido tratado com irresponsabilidade: o tempo. O tempo não é linear, nem algo que continua a funcionar. Ele tem leis, e se você quebrá-las, ele apagará você; o tempo em que estava continuará a seguir em frente, como se você nunca tivesse existido e tudo vai acontecer de novo, a menos que você interfira e tente mudá-lo...


Fazer a resenha desse livro é um tanto complicada, já que qualquer coisa pode ser spoiler. Fora que não quero que passem pela situação que passei: a única que resenha que li desse livro, a pessoa me solta o plot importante logo no começo e nem avisa. Not cool, girl.. not cool.

Bom, com minha formação em três temporadas de The Flash, eu aprendi algo que Barry Allen até agora não aprendeu: não se pode mexer no passado, sem alterar o futuro. Podemos aplicar essa mesma lógica no filme Efeito Borboleta: toda vez que o carinha lá voltava e alterava algo no passado, o futuro era algo completamente diferente. E é partindo desse princípio de tempo e espaço que temos Todos os Nossos Ontens.

E estrelando o embate do livro temos...

De um lado temos Marina. Doce Marina, apaixonada desde sempre pelo seu vizinho, é uma adolescente inocente, por vezes ingênua e cega por causa de seu amor por James. Quando uma tragédia acontece em suas vidas, tudo que ela quer é proteger James. Mas o que acontece quando esse acontecimento faz sua paixão mostrar sua verdadeira cara?

Do outro lado temos Em. Vinda quatro anos no futuro pela 15ª vez – já que as suas 14 versões anteriores falharam – ela só tem um objetivo: impedir que uma máquina do tempo seja criada. Em foi forçada a amadurecer desde que uma guerra começou. Torturada e isolada do mundo, isso não fez com sua determinação de mudar o passado se alterasse.

Mas e o que essas duas pessoas tem em comum? Aí, meu caro gafanhoto, só lendo o livro pra saber. (Apesar de que essa sinopse já deixa algumas pistas) Não muito depois do começo da história, sabemos a ligação entre Marina e Em, mas nem por isso atrapalha o desenvolvimento.


Eu tinha uma ideia completamente diferente do livro e é bom quando eu estou errada e o livro me conquista da forma certa. Durante a história, não temos muitas ações e isso não é um ponto negativo. Gostei desse detalhe porque ele é equilibrado com o suspense na história. Fiquei grudada no livro para saber se minhas duas perguntas iriam ser respondidas: será que Marina vai conseguir proteger James? Será que Em vai conseguir alcançar seus objetivos? (Sexta-feira no Globo Reporter)

Todos os Nossos Ontens tem narração tanto de Marina quanto de Em. No início de cada narração, temos a identificação da narradora. Se não houvesse isso, não seria difícil identificar quem está narrando. A narração de Marina tem aquela característica da adolescente que vivia numa bolha e está descobrindo que nem tudo é do jeito que imaginou. A narração de Em é marcada pelo peso de uma pessoa que já passou muita coisa num curto tempo de vida.

O que achei interessante foi que Cristin colocou um elemento bem legal aqui: o que realmente acontece quando alguém do futuro viaja pro passado. Em alguns momentos, vemos Em e Finn – seu companheiro de viagem – tendo consequências da sua viagem, como sendo bombardeados com lembranças do futuro e correndo o risco de desaparecer para sempre. Por isso crianças, NÃO DEVEMOS MEXER COM O PASSADO! Escutou, Barry Allen?

Aquela reta final me deixou com os nervos à flor da pele. Foi realmente pra compensar a falta de tanta ação durante o desenvolvimento. Confesso que nem imaginava como seria o final, mas vi que era o único possível. Aos que ainda esperam um continuação, bad news: a autora ia sim fazer uma continuação, mas desistiu. Li que ela pretendia escrever outro livro no mesmo mundo, mas nada de muito concreto.

Se você está à procura de um livro de ficção científica sem muitas teorias confusas, mas que a história seja envolvente, Todos Os Nossos Ontens é uma ótima pedida.

20 Comentários

  1. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Você não sabe como me deixou feliz com essa resenha. Assim que lançou por causa do tema eu fiquei super empolgada para ler, adoro enredos que falam sobre viagens no tempo. Mas comecei a ler algumas resenhas negativas e me desanimei. Por sorte eu ganhei esse livro. Ah, eu vi o filme Efeito Borboleta e nunca esqueço daquele final, que acho que foi muito acertado, realmente, não temos como interferir no passado achando que ficaremos impunes no futuro. E às vezes, as coisas deveriam ter acontecido exatamente da forma como foi por uma razão muito importante. Não podemos brincar com o destino das pessoas. Já vi que irei amar esse livro e me surpreender com o final. Estou louca para ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa para ler, nova aqui no blog seguindo já, Beijos lindona !

    💻 Blog | Fatos celestial

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu!
    Eu já li o livro e já esqueci completamente a história, então não foi um livro que me marcou. Só lembro que não gostei do final.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. anda não conhecia esse!!!
    bjss

    http://www.julialisblog.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,

    Adorei a resenha, tem um tempinho que quero ler este livro, mas sabe aquela deixa de que vamos deixando para lá?!
    Porém, ler sua resenha me instigou ainda mais minha vontade...

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  6. Ficção científica é algo que me deixa bastante curiosa apesar de não ler geralmente, sou mais de assistir filmes com esse tema. Mas gostei da proposta desse livro, parece bom :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoro livro desse gênero. Não importa como seja, eu adoro e nunca me decepcionei com nenhum que abordasse algo parecido *--*
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não sou muito de ler ficção científica, mas o livro tem uma premissa interessante. Mas sentiria falta da ação durante o livro, bom que o final compensou um pouco. Não sei se leria, talvez se tiver uma oportunidade.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii, Lu. Tudo bem???
    Eu sou doida para ler esse livro desde que ele foi lançado, mas você acha que eu consegui???? Que nada :P
    Mas ainda tenho interesse. Esse assunto de volta no passado é uma coisa que sempre me atrai hahhahha
    Fico feliz que tenha curtido a leitura, espero curtir também :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luiza.
    Eu também peguei um spoiler enorme desse livro hehe. Mas ainda assim eu gostei bastante dele. Viagem no tempo é um assunto que gosto muito e achei que a autora foi muito bem. E que bom que não vai ter continuação, gostei do final.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu!! Como sempre morro de rir com suas resenhas! hehehe já entendi que não devo mexer com o passado porque dá merda, por de deixar hehehheehe A trama é boa, gosto de história com viagens no tempo sem teorias confusas, talvez eu realmente goste do livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu! Tudo bom?
    A Eduarda leu esse livro recentemente e contou alguns pontos pra mim. Fiquei muito curiosa por causa deles! Adoro livro com viagem no tempo, especialmente quando rola uns plot twists de perder a cabeça.
    Amei a resenha! Vou tentar adquirir essa obra na próxima compra *-*

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu,

    Gostei muito desse livro, mas sou suspeita para falar pois adoro tudo que é história de viagens no tempo rsrs.
    Achei legal que foi ter um livro só, assim finalizou a história e não precisou de sequencias.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu! Eu amei este livro, li logo que saiu aqui e fiquei bem impressionada com a trama. A autora ia mesmo escrever a continuação, mas alegou que não conseguiu escrever algo com a mesma qualidade e achou melhor desistir para não decepcionar os fãs.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Hey, Lu!
    Tenho esse livro na lista a um bom tempo. - agora conta a novidade! rs- E sou louca para lê-lo pela temática "viagem no tempo" que amo! Mas quase todos os livros que li nesse tema, tem um final que não me agrada. Então, bateu medinho! Eu também não sabia muito sobre o enredo, mas agora fiquei curiosa para saber qual a ligação da Em com Marina.
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu.
    Eu fiquei muito a fim de ler este livro logo que ele foi lançado, mas aos poucos e nem te dizer o motivo a vontade foi diminuindo e acabei esquecendo dele completamente. Ler sua resenha e ver que você gostou tanto do livro, me despertou a vontade de ler novamente. Por isso a dica fica anotada. Bjus
    Lia Christo
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu.a
    Amei a sua resenha do começo ao fim.Ainda não conhecia esse livro.
    Acho que me identifiquei um pouco com a Marina e simpatizei com a Em.
    Quando comecei a ler a resenha eu não estava muito empolgada porque não gostei da capa do livro ( eu sei que é errado fazer isso), mas mudei completamente de ideia.Agora esta na minha wishlist .

    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  18. Luuuuu sua lindona, que saudade do seu Babado!!!
    Vir aqui e me deparar com uma super resenha não tem preço. Vi alguns borburinhos nas redes sociais sobre essa obra, mas não parei para ler sobre o que se tratava. Foi bom chegar aqui e saber mais a respeito, e ainda sair daqui desejando por demais a leitura do livro.
    Beijos
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu,
    MELHOR RESENHA QUE JÁ LI DESSE LIVRO ♥

    Bom, adorei a forma que você usou o Barry e o filme efeito Borboleta, para explicar sobre o enredo do livro. Gosto quando um livro é bem escrito e não deixa o leitor perdido quando vai mudar radicalmente o cenário. Adorei a foto e espero ler o livro em breve.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  20. Oi Luiza!
    Lembro quando esse livro foi lançado,pensei logo:viagem no tempo,com uma pitada do estilo De Volta Para O Futuro,preciso!
    Só que por algum motivo acabei esquecendo de comprar kkkkkkkkk
    Parece ter muitos elementos que gosto,e por ter teorias científicas simples facilita muito pro leitor.
    Ah e claro:não devemos em hipótese alguma mexer com o passado hahahahahhahaa
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)