Resenha #138: RoseBlood - A.G. Howard (Amulet Books)

Título: RoseBlood
Título Original: ---
Autor: A.G. Howard
Série: ---
Páginas: 432
Ano: 2017
Editora: Amulet Books
Sinopse*: Nesta releitura moderna do conto gótico de Leroux sobre amor não correspondido virou loucura, Rune Germain, de dezessete anos de idade, tem uma aflição misteriosa ligada ao seu talento operático, e um erro horrível que ela está tentando esconder. Na esperança que a direção criativa vai ajudá-la, a mãe de Rune a envia para um conservatório de artes francês para o seu último ano, localizado em uma casa de ópera com rumores de ter laços com O Fantasma da Ópera.
Em RoseBlood, Rune secretamente faz amizade com o mascarado Thorn - um violinista indescritível que não só orienta sua transformação musical através de sonhos que parecem mais reais do que a própria realidade, mas de alguma forma sabe quem ela é por trás de suas próprias máscaras. À medida que os dois descobrem uma ligação de outro mundo e um romance floresce, os segredos obscuros de Thorn vem à luz e ele é forçado a fazer uma escolha mortal: levar Rune à sua destruição ou enfrentar a ira do fantasma que assombrou a ópera por mais de um século, e é o único pai que ele já conheceu.


Protejam suas gargantas e escondam seus olhos. Eles não está morto, seus tolos. Lendas nunca morrem*

Quando A.G. Howard anunciou sua releitura de O Fantasma da Ópera, foi um alvoroço só. Quando saiu a capa e a sinopse então… Nem se fala. Eu não conheço muito pouco sobre a história (apesar de ter o livro), mas ainda assim fiquei bastante ansiosa. Apesar de não saber muito o que esperar, achei RoseBlood bastante envolvente.

O livro é narrado por Rune (em primeira pessoa) e Thorn (em terceira pessoa). Não vou mentir que achei os capítulos narrados por Rune eram um tanto chatinhos no começo. A partir do momento que ela se encontra com Thorn, a sua narração ficou bem melhor. Os focados em Thorn eram bem interessantes. Tanto que a leitura meio que estagnava quando eram os da Rune, mas fluía que era uma beleza nos capítulos do Thorn.


É através da narração de Thorn que ficamos sabendo mais sobre o Fantasma, sobre a própria Rune e o papel que ela representa nessa dita ópera. Ficamos sabendo também sobre seu passado. Só posso dizer que é bem triste e desesperador. Por conta de vários motivos, assim como Thorn é leal à Rune, ele também é leal ao Fantasma, que se tornou a única família que ele ainda tem. Quando ele começa a perceber o que realmente aguarda Rune em RoseBlood, ele se encontra dividido entre essas lealdades.

O Fantasma não é famoso pelo perdão*

Algo que eu realmente não esperava foi um outro aspecto mitológico que Howard introduziu na história. Eu pensei que seria somente uma releitura de O Fantasma da Ópera, apesar dos quesitos um tanto sobrenaturais, mas fiquei super de cara com a história e depois disso, tudo começou a fluir melhor. Claro que não vou dizer qual é porque é um dos mistérios que envolve a vida de Rune e seria um spoiler gigante.

Quando li The Architect of Song, eu gostei muito como a Howard criou sua própria mitologia que vai ser abordada durante toda a série Haunted Hearts Legacy. Eu não li a trilogia Splintered, então não sabia o que esperar da autora e suas releituras. Confesso que gostei bastante porque, pelo menos aqui, não envolve só uma história baseada em O Fantasma da Ópera. Como falei no parágrafo anterior, além da história de Leroux, tem outros elementos místicos e como ela conseguiu inserir esses elementos e trabalhá-los dentro história original foi algo muito impressionante e genial. Quando tudo começou a fazer sentido, eu fiquei UAU… e quando penso que meu momento UAU acabou, nos capítulos finais ainda tem mais alguns que eu nunca imaginei.

Eu não quero me misturar [...] Eu quero pertencer*

Eu li em algumas reviews no Goodreads sobre o envolvimento entre Rune e Thorn ter sido do tipo miojo. Bom, eu discordo. Não posso comentar muito sobre isso por motivos de spoilers, mas Rune e Thorn se conhecem desde sempre - apesar de viverem em lugares diferentes boa parte da vida. Eles compartilham entre si boa parte de suas memórias, inclusive aquelas mais dolorosas. Sabe aqueles casais que se conhecem pela internet, nunca se viram antes, mas mesmo assim se apaixonam? É nesse sentido aqui. Algumas vezes, não é preciso você ter estado de frente com alguém para se apaixonar, basta conhecer o suficiente para que aquela pessoa valha a pena o sentimento. Então não é como se Thorn e Rune acabassem de se conhecer quando ela vai para RoseBlood. Eles já tinham toda uma história juntos, um sempre apoiando o outro.

Como você odeia alguém que te puxou da beira da morte, não uma, mas duas vezes?

E quando eu acho que poderia respirar aliviada, me chega aquele capítulo final, com uma tensão e eu realmente já estava receosa do destino de um personagem. No final, deu tudo certo, para o bem do meu coraçãozinho que não aguenta mais esses sustos. Isso não se faz com as pessoas!

Assim como em The Architect of Song, cada capítulo começa com uma citação que tem a ver com o que vai acontecer. E essa capa divina tem tudo a ver com a história. E imaginem a minha felicidade quando a Howard me disse que tinha uma playlist para a história? De todas as músicas, Bring Me To Life é a que mais combina com o casal 💙💜


RoseBlood é um livro que irá agradar aos fãs e não-fãs de O Fantasma da Ópera.

*Traduções feitas por mim

22 Comentários

  1. Oie
    Ainda não tinha visto este livro, achei legal a releitura que o autor fez e fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! Não conhecia esse livro!
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  3. Posso dizer que quando eu via capa eu dei um gritinho pq amo fantasma da Ópera. <3
    Amei sua resenha e acho que vou gostar bastante do enredo e dos mistério.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu.
    Esse livro parece ser maravilhoso hen, e que bom que seu coração segurou bem a pressão haha.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu. Eu já assisti o Fantasma da ópera mas quando era muito nova, então não lembro muita coisa (apesar de saber cantar a música perfeitamente rsrs). Mesmo assim, gostei de ver uma releitura dele, até porque pouco sabemos dessa história. Vou anotar aqui para ler depois.
    Beijo! http://leitoraencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bom?
    Essa obra parece ser bem interessante. Sua resenha ficou ótima.

    beijinhos, Debi
    Blog: http://www.deborabrazil.com.br/
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=7JhIqNofHJ0

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, gostaria muito de ler, gosto de um clima sombrio assim e nunca li nada da autora também! Acho essa capa linda, adorei demais sua resenha e já fui correndo escutar a playlist, lindas músicas menina!!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  8. Adoro quando os livros são Babadíssimos! rs
    Vou procurar aqui pra ler!
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
  9. Mais um livro dessa autora na lista! Não comecei nem O Lado mais Sombrio, que estou louco para ler haha

    Abraços!
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu ainda não li "O fantasma da ópera" mas achei bem interessante ter essa releitura, já tenho vontade de ler uma outra série de releituras da autora, e vou colocar mais esse livro na lista após sua resenha.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Dessa autora eu li o lado mais sombrio, não sabia da existência desse livro! Gostei de saber, porque eu mal sei a história do fantasma da ópera :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  12. Amei sua resenha, não conhecia esse filme e achei bem bacana a releitura, ela é bem intrigante e envolvente. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lu!
    Achei a capa maravilhosa! Me lembrei logo do Fantasma da Ópera, claro, e fiquei feliz quando li a sinopse e vi que é realmente uma releitura da história. Esse monte de momentos UAU aí me deixaram curiosa!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  14. Lu! Eu quero este livro aqui já! Amo O Fantasma. Já li, vis as adaptações e sempre me emociono. Vou já conferir a play.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu, apesar de não conhecer O Fantasma da Ópera, confesso, acho releituras sempre validas! Não conhecia o livro, mas já anotei sua dica! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Oláá! Tudo bem?
    Estou chocada! Não sabia desse livro... Eu adorei Fantasma da Ópera!!! PRECISO LER ESSE LIVRO!!! O que está acontecendo nessa vida que eu ainda não tinha ouvido falar? Ok, desculpa.. me descontrolei! Mas fiquei aqui fascinada heheh
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Lu!
    Eu vi esse livro na livraria no sábado e não sabia do que se tratava.
    Para ser bem sincera, não me empolguei muito...
    Tentei ler a outra série dela e penei no primeiro livro e coloquei os outros dois lá no final da lista das leituras haha
    Espero que eu consiga dar uma nova chance e ler esse livro!
    Beijinhos

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu! Eu não conhecia o livro, fiquei maluca com essa capa, que coisa mais linda! Gostei da premissa, mas não fiquei louca para ler a obra. Sinto que não iria ficar realmente presa.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu!

    Menina você acredita que alguns dias atrás eu estava procurando essa resenha no seu blog? Eu estava super curiosa, e depois que você postou no instagram então hahahaha enfim essa capa e de mata o coração, o li o livro o lado mais sombrio e gostei não gostei, ele esta na lista para mim reler de novo! Enfim eu também não sei muito sobre o fantasma da ópera mais fiquei super feliz com a sua resenha, que livro tenha isso bom, uffa, já estou louca para ler, eu espero que venha para brasil por que vou ler esse livro de qualquer jeito hahahaha


    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  20. Eu conheci esses dias esse livro e me apaixonei por essa capa! Aliás, todas as capas dos livros dessa escritora que eu conheço, são perfeitas. 😍 É uma pena que por enquanto, ele não foi traduzido não é? 😢

    ♡ Blog Beleza Culta ♡
    ♡ Canal Beleza Culta ♡

    ResponderExcluir
  21. Oi Lu
    MDS. EU QUERO ESSE LIVRO TAMBEM. PORQUE OS LIVROS BONS SO SAEM EM INGLES 😭😱 SCRRRR
    Eu li a trilogia dá Alice e gostei muito. Ela faz esse lance de colocar uma mitologia dentro do reconto e isso é o que eu mais acho fascinante na escrita dela. Ela casa tudo com muita facilidade, de forma que ficam muito iguais, quase se fosse mais uma parte do reconto.
    Já tô mega curioso com tudo q tem de misterioso aí. Preciso. Espero que saia aqui, mas não pela NC. Pq se tiver continuação, NC demora demais


    Abraços
    David
    Território Geek Nerd

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)