Resenha #136: Cinquenta Tons Mais Escuros - E.L. James (Intrínseca)

Título: Cinquenta Tons Mais Escuros
Título Original: Fifty Shades Darker
Autor: E.L. James
Série: Fifty Shades #2
Páginas: 512
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Sinopse: Assustada com os segredos obscuros do belo e atormentado Christian Grey, Ana Steele põe um ponto final em seu relacionamento com o jovem empresário e concentra-se em sua nova carreira, numa editora de livros. Mas o desejo por Grey domina cada pensamento de Ana e, quando ele propõe um novo acordo, ela não consegue resistir. Em pouco tempo, Ana descobre mais sobre o angustiante passado de seu amargurado e dominador parceiro do que jamais imaginou ser possível. Enquanto Christian tenta se livrar de seus demônios interiores, Ana se vê diante da decisão mais importante da sua vida.


Leitura recomendada para maiores de 18 anos
ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

Não sei se já perceberam, mas eu não sou uma pessoa normal. Eu já tenho essa trilogia tem umas mil eras na estante, mas só estou lendo por agora. Vai entender a cabeça desta pessoa que vos fala…

Enfim… enquanto em Cinquenta Tons de Cinza pareceu um livro mais introdutório sobre os personagens e a história com uma linguagem um tanto pobre, em Cinquenta Tons Mais Escuros temos um sutil amadurecimento da história. Que amadurecimento seria esse? Bom… porque esse livro realmente tem uma história além dos prazeres sexuais do sr. Cinza.


Em Cinquenta Tons Mais Escuros conhecemos um pouco mais sobre o passado do Christian Grey e como tudo isso influenciou no dominador que ele é hoje, principalmente sua obsessão por comida. OK que o passado não justifica atitudes, porém é uma maneira de tentar entender o que se passa na mente do dito cujo. A relação do casal estremece um pouco quando duas pessoas do passado de Christian ressurgem das cinzas, dentre elas a famosa Elena "Mrs. Robinson" Lincoln.

Sabe aquela de que “o amor muda tudo”? Pois é… Sim, Christian ainda é um controlador obcecado por comida, mas vemos que ele está realmente tentando mudar alguns aspectos tanto de sua vida quando de suas necessidades para adaptar às necessidades de Ana. Esse foi um aspecto que achei bem legal na história.

Ana continua com o mesmo espírito que no livro anterior. Assim como Christian, ela também tenta ceder um pouco e tentar compreender os desejos, mas não significa que dessa vez ela irá ceder a todos eles.

Como falei no início da resenha, eu senti um certo amadurecimento tanto na história quanto na escrita da James. Parece que ela percebeu todos os erros na escrita do livro anterior e mudou. Veja que não estou falando que é a melhor escrita do mundo, mas dá pra perceber que autora tem um potencial. Quanto às cenas de sexo, bem… Elas ainda estão por lá, mas não parece ser mais aquela coisa mecânica e superficial como pareceu no livro anterior.

Um fato que sempre achei engraçado na história é a troca de email entre eles. OK que é mais fácil mandar uma mensagem e tals, mas acho que dá um certo ar cômico na história, principalmente por conta do título no assunto dos emails.

No geral, Cinquenta Tons Mais Escuros foi uma boa continuação e creio que o livro seguinte manterá o nível.


Resenhas anteriores
Livro 1 - Cinquenta Tons de Cinza (Fifty Shades of Grey)

21 Comentários

  1. Oi Lu. Como disse, eu gostei muito da trilogia e bastante do segundo livro justamente por ele ter menos cenas de sexo e ter mais envolvimento amoroso entre os personagens. Mas confesso que o terceiro sempre será o meu favorito!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu. :)
    50 Tons de Cinza não são livros que me interessam, e pode parecer que é pela parte sexual, mas a história em si não é o tipo que me atrai. Sei que muitas pessoas pensam assim, e essa "guerra" 50 tons de cinza nunca vai acabar rs. Só que eu gostei bastante de ler sua resenha. Sem saber do livro que se trata, até me desperta o interesse. :)
    beijos,
    parabéns
    whoosthatgirrl.blogspot.com
    (Te marquei numa tag! vem conferir)

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, nunca tive vontade de ler e quando tentei pegar o primeiro livro não consegui passar da página 100... Mas curti ler sua resenha!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Cinquenta Tons Mais Escuros foi o meu preferido da trilogia!
    O foco não é somente as aventuras sexuais de Mr. Grey, não vejo a hora de assistir ao filme!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu li a trilogia de Cinquenta Tons de Cinza em 2015 e até hoje não consigo ver algo bom nisso. Para mim, os personagens não passam realmente por um desenvolvimento, tudo se resume aquele romance, que sinceramente, as cenas de sexo são só para o livro ter mais página. Sei que teria conteúdo sexual, não crítico isso, mas a E L James para mim, não foi uma boa escritora e não conseguiu desenvolver uma história que realmente merecesse o sucesso que teve.
    Mas, sei que a maioria não concorda comigo. Fazer o que, não é? Porém, se tiver que escolher um dos três, esse com certeza, para mim, seria o melhor, ou o menos pior.
    Entretanto, parabéns pela resenha, talvez não pensamos diferentes, mas pelo menos concordamos que ao menos no primeiro livro a escrita da E L James era bem inferior. Quero ler sua resenha sobre o terceiro.
    Magia é Sonhar
    Sorteio Marcadores de Página

    ResponderExcluir
  6. Essa troca de emails foi uma boa ideia hein? Hahahah ô casalzinho terrível, ainda não li o livro e to curiosa!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu!
    Que bom que as coisas melhoraram nesse livro, porque olha... Eu tentei ler o primeiro livro antes de ter blog voltado somente para a literatura e antes de acompanhar com afinco os que já existiam, então minha opinião não foi nada influenciada pelas demais. Eu fiquei cansada com o excesso de cenas de sexo e com a forma repetida como elas eram descritas, achei a escrita da autora fraquíssima e larguei o livro antes da metade. Senti falta de um aprofundamento da personalidade do Grey, ponto positivo para esse segundo livro então, que abordou o assunto. Ainda assim não tenho vontade de ler.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Oie Lu =)

    Eis uma trilogia que não tenho a menor vontade de ler. E olha que no meu antigo emprego fizeram campanha para eu ler ela, mas nada na história me chama a atenção. Inclusive não aguentei mais que vinte minutos do primeiro filme.

    Mas fico feliz em saber que você curtiu o livro.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu!

    Grey realmente tenta mudar né? Me julguem, mas acho bem legal essa tentativa dele de ser menos controlador! É um casal de todas as formas interessantes, vi o filme recentemente e até achei melhor que o primeiro, justamente porque tb concordo com vc. Tanto o primeiro livro como o filme é muito introdutório (nossa, acho que ficou ambíguo hehehehhehehehe)

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Não desse livro ;/

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto da trilogia 50 tons, não é um "gosto muito", mas sinto que criei uma afeição pelos dois. Sempre acho que a história é uma história clichê de romance de banca e poderia ter sido contada em 300 páginas então acho que muita coisa ali sobra, mas não é uma leitura ruim e diverte e estou louca para ver o filme no cinema!

    Jaci
    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu, tudo bem???
    Eu gostei da trilogia e sim neste segundo livro percebi o amadurecimento na escrita e na historia... o terceiro livro segue mesmo a linha do anterior... que bom que curtiu a parte do email, porque também é a parte que mais gosto rs. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu não tive a oportunidade em ler nem o primeiro ainda, mas confesso ter curiosidade.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  14. O primeiro livro achei chato, nao tinha muita trama, mas ai os outros foi melhorando
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    li a trilogia faz algum tempo.
    O primeiro livro confesso que achei o pior, mas a coisa melhora a partir do segundo, mesmo não sendo uma série fantástica para mim.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal no youtube

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu!!
    Quando li o primeiro livro, achei que se tratasse só de uma historinha pornô. Porém, me surpreendi qdo vi um romance. Meu interesse no segundo livro foi apenas para saber se eles terminariam juntos ou não, pois assim como você achei um enredo meio que pobre. O segundo, tantas tretas jesuis, foi ótimo e me prendeu por demais.
    Foi o que mais gostei.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não curto o gênero, mas fui assistir o primeiro filme na época.. =/
    Não curti muito, mas achei interessante a história ^^

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Queria tanto ter visto essa troca de e-mails no filme, mas entendo que não teria como, hahah.
    Esse foi o livro que eu mais gostei da trilogia. Foi bacana acompanhar mais sobre o Grey e ver os personagens tentando se moldar um ao outro.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  19. Oi Luiza,

    Eu li o primeiro livro dessa série não gostei. Muitas palavras repetidas, a protagonista não me agradou e eu meio que abomino 50 tons. Para quem gosta e a leitura funciona tá no céu com os filmes e tal, pra mim não funcionou e por isso não dei continuidade a série.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Lu, tudo bem?

    Li a trilogia tem uns 2 anos e confesso que não tinha muito costume de ler histórias com sexo explícito, então, foi tudo muito novidade. mesmo assim, acabei curtindo bastante a leitura, pois a história por trás é bem peculiar. Como uma criança reage aos abusos que sofre irá ser diferente e algumas são igual ao sr. Grey, existem vários casos, então isto me deixou bem interessada.
    Para mim, esse livro é o melhor da trilogia, o que possui mais "ação", podemos assim dizer.

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  21. Oi Luiza!
    Confesso que esse foi disparado o que menos gostei da trilogia.Por mais que tenha havido um amadurecimento nos personagens,muitas coisas me incomodaram e senti falta de ter uma história de fato no livro.Não foi o pior livro do mundo,mas também ficou longe de ser um bom livro pra mim.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)