Resenha #74: Trono de Vidro - Sarah J. Maas (Galera Record)

Título: Trono de Vidro
Título Original: Throne of Glass
Autor: Sarah J. Maas
Série: Throne of Glass #1
Páginas: 392
Ano: 2013
Editora: Galera Record
Sinopse: Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, uma jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo.


Confesso que não sei que universo que eu me encontrava que demorei a descobrir sobre essa série. O bom é que já tem alguns livros lançados. Trono de Vidro veio em boa hora porque fazia algum tempinho que não lia fantasia e esse aqui não me decepcionou.

Celaena é uma assassina que foi condenada à escravidão numas minas de sal bem fubecas num lugar chamado Endovier. De repente ela se vê requisitada pelo príncipe Dorian, que tem uma proposta para ela. O seu pai está organizando uma competição entre assassinos olha a ideia do cara e, quem ganhar, vira seu pau-mandado de fazer trabalhos sujos e terá sua liberdade depois de alguns anos de trabalho. Dorian quer que Celaena seja a sua campeã a competir. Caso ela perca, ela vai voltar a ficar catando sal lá nas minas.

Ao chegar no Castelo de Vidro, Celaena vai descobrir que vai ter de lutar por sua vida não só com os assassinos, mas também com alguns acontecimentos bem estranhos que sondam aquele castelo.

Celaena é um tipo de anti-heroina - na minha humilde opinião -, sem mimimi correndo na veia. Ela também consegue ser bem arrogante e vaidosa. Essa última característica achei bem interessante. Afinal, é possível ser uma assassina com opiniões fortes e cuidar da beleza um pouquinho, né, gente? Maaaas, não pensei que ela se cuida para outros; ela se cuida porque se sente bem assim. Fim de papo. Fora que a beleza também é sua arma. Então… na concepção dela, foi a junção do útil ao agradável.

Apesar de ter cometido alguns assassinatos por aí, Celaena tem até um bom coração, para sua profissão. Ela tem um código de moral que falta em muitas pessoas por aí e isso me fez gostar mais dela.

Boa parte do livro é narrado na visão de Celaena, mas outros personagens também tem sua cota. Achei bem legal porque o que rola solto no livro é falsiane armando para falsiane, plots em cima de plots, e essas várias narrações nos permite ver melhor o que está acontecendo no castelo.

Claro que, não podendo faltar, temos indícios de um triângulo amoroso entre Celaena, Dorian e Chaol, mas nada que atrapalhe e faça abandonar a leitura. Dentre os dois, o personagem que mais gostei foi do Chaol, apesar de que Dorian que não é Gray não ser um príncipezinho mimado.

Um personagem que gostei muito foi a princesa Nehemia. Já nesse livro ela dá indícios que tem algumas cartas na manga, que podem ajudar Celaena. Espero que nos outros livros ela seja mais explorada.

Quando descobri sobre essa série, fui dar uma pesquisada e achei tendência como a autora divulgou. Ela começou soltando alguns contos, que se passam antes de Trono de Vidro, na Amazon. Como se fosse um previously feat o que ainda vai acontecer na história. Esses contos foram todos agrupados em um livro só chamado A Lâmina da Assassina. Aconselham a ler esses contos depois do segundo livro, Coroa da Meia-noite. Mas eu, a diferentona, a rebelde y soy rebelde não fiz assim. Quando soube desses contos, estava na metade do livro. O que fiz? Larguei Trono de Vidro e fui ler. Assim você se familiariza mais com a personagem e descobre um pouco de sua origem.

A série já conta com cinco livros lançados, sendo um deles o de conto. O quinto livro, Empire of Storms está previsto para lançamento nos EUA em setembro, mas aqui no Brasil só deve chegar em 2017 #todoschora #vamoacelerarissoaípovo


Trono de Vidro é uma fantasia young adult com uma protagonista assassina, mas que tem o coração melhor do que muitos que nunca mataram uma mosca.

28 Comentários

  1. Oi Luiza
    Eu n conhecia a série, n li nada do gênero.
    Mas vou anotar e abrir minha mente pra esse tipo de leitura!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    acredita que ainda não li este livro?
    Ele esta em casa na piha de não lidos
    Adorei a resenha, fiquei mais curiosa.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa série mas já quero ler!! É um dos meus tipos favoritos de histórias!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  4. Luiza, gostei da sua resenha!
    Esse livro me interessa, n é muito o tipo que eu costumo ler, mas esse enredo parece ser ótimo! E adoro personagens femininas fortes!
    Falsianes, plots atrás de plots, adoro isso tbm! haha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu...
    Sou louca para ler esse livro, já li tantas resenhas positivas.
    Espero poder conseguir um dia lê-lo.
    Beijo e boa semana.

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro!
    Adoro esse tipo de protagonista feminina. <3
    Ah, te indiquei numa TAG no blog!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Ooi! Por mais que eu leia bem sobre essa série eu nunca tive vontade de conhecer. Acho que por não gostar de fantasia acabei me prendendo apenas nesse ~preconceito~ e vou acabar perdendo uma historia que deve ser bacana. Enfim, quem sabe daqui um pouco.
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre ouvi e li muitos elogios sobre essa série (no goodreads, etc), e como amo fantasia, não sei porque demorei tanto pra começar.
    Trono de Vidro foi um dos melhores livros que li nesse primeiro semestre e to bem empolgado para os próximos.
    Sim!!!Team Chaol kkkkkk
    Celaena é demais!

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Luiza.
    Eu tenho muito vontade de ler essa série e conhecer o trabalho da autora. Mas ela resolveu começar outra série e só Deus sabe quando vai terminar essa hehe. Por isso não vou começar a ler, só quando ela terminar. Mas acho o máximo isso da mocinha não ser tão mocinha hehe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Achei muito bom esse livro! Só a capa que nao curti muito, mas a história vale a pena!

    Beijokas da Mylloka:*
    https://myllokasecret.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Esse livro me traz grandes dúvidas se leio ou não. Acho a história super curiosa, mas ao mesmo tempo não gosto de mortes e tal, então a protagonista é uma assassina, então não sei se eu gostaria hehehe.
    Ainda estou nesse vou ou não vou kkkk :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi LU!!!

    Não estou num momento YA, confesso, mesmo que seja fantasia YA, mas adoro uma personagem sem frescura e todo mundo sempre adora essa série, é impressionante! Qualquer dia irei conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu! Esta é minha série do ♥! Estou torcendo pela chegada do próximo, li todos os já publicados e digo que só fica melhor a cada volume.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Hey!!

    Mulher, eu tô meio indecisa pra ler essa série! Tem horas que quero ler, tem horar que não, mas o tema central é bem legal, né? Fico sucumbindo a curiosidade, haha..

    beijos!

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu já li esse livro e gostei bastante. Adorei a petulância da Celaena, acho ela uma das melhores personagens do mundo literário, pois ela é totalmente diferente do que estamos acostumados.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  16. Protagonista mais voltada para o anti-heroísmo, arrogante e orgulhosa? Já gostei dela sem ler a obra. haha Essas características, aliadas ao bom enredo, certamente me farão querer conferir o livro.
    Excelente dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  17. Olá Luiza,

    Eu faz tempo que estou de olho nessa série mas ainda não tinha me empolgado, mas depois da sua resenha nem preciso falar né?......kkkkk...bjs.



    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Amei a sua resenha, faz um tempinho que estou de olho nessa série e depois dessa resenha eu NECESSITO LER!!!
    Beijo*
    https://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Luiza, tudo bem ?
    Adorei a sua resenha. Tempos atrás li resenhas falando muito bem deste livro, mas acabei por esquecer de colocar na minha lista de favoritos.
    Acho que não devo ter me empolgado antes como me empolguei com sua resenha.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  20. oi
    eu sempre leio resenhas positivas desse livro e acho interessante pela protagonista ser um uma assassina, ela parece ser uma personagem bem forte.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie Luiza =)

    Eis uma série que estou doida para ler.
    Falam super bem dela e a cada resenha fico ainda mais curiosa. O problema é que desanima um pouco começar a ler uma série meio grandinha já rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  22. Oi Luh, eu já conhecia essa série e sempre ouvi falar bem dela. Ainda não li porque quando a história me interessa muito eu preciso comprar o livro físico e o dinheiro sempre falta né. É muita coisa pra comprar rsrs.
    Adorei a resenha. Estava sumida esses dias porque comecei a trabalhar e estou me adaptando a essa nova vida ainda. Mas sempre vou estar aqui conferindo os seus posts que eu gosto tanto de ver.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  23. ooi!
    Já faz um tempão que tô louca pra ler esse livro porém só têm o primeiro volume aqui na minha estante e fiquei morrendo de medo de ler, querer mais e não poder ler os outros kkkj contudo depois de mais uma resenha acho que vou acabar lendo ele mesmo assim!
    bjs xxx
    lendocomela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Que legal!
    E interessante essa divulgação feita pela autora, de lançar os contos antes.

    ENTRETANTO • INSTAGRAMTWITTER

    ResponderExcluir
  25. Ai Luiza, esse triângulo amoroso me quebrou ççç gostei tanto da premissa, mas isso acabou comigo hahahah não suporto triângulos, que mania bendita desses autores, mas se você diz que não incomoda, quem sabe eu dê uma chance? Adorei a resenha, a protagonista claramente é bem fodona e segue a imagem do poder das mulheres que tem sido representado na maioria dos livros de lançamento.

    PS: Temporada de Acidentes é volume único, sim! Não faz parte de série, pode ler tranquila que tem todo o início, meio e fim lá mesmo :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oiii Lu, tudo bem?
    Eu conheço essa série faz um tempinho já, mas ainda não li :P
    Verdade seja dita, não sou lá a maior fã de séries. Prefiro ler livros únicos. Uma série precisa me atrair muito para eu ler :3 E essa, apesar de todos os elogios que já vi, não me atrai muito :P
    Beijoooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Luiza,
    Estou doida para ler essa série, mas sei que ela é grandinha e quero acabar pelo menos Instrumentos Mortais antes de começá-la, assim coloco uma no lugar da outra, rs.
    Eu já li vários elogios e a premissa de uma assassina me intriga. Quero conhecer a história!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Luiza,

    EU li os dois primeiros livros dessa série e adorei. Uma pena que não consegui acompanhar, mas vou esperar tudo ser lançado por aqui para continuar, porque olha, esperar ano para ler é complicado.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)