Quem tem boca vai a... #7: Rio de Janeiro

Um destino, vários livros
Hoje, o nosso destino literário é nacional. Vamos para a Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro (frequentemente referida simplesmente como Rio) é um município brasileiro, capital do estado homônimo, situado no Sudeste do país. Maior rota do turismo internacional no Brasil, da América Latina e de todo o Hemisfério Sul, a capital fluminense é a cidade brasileira mais conhecida no exterior, funcionando como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente. É a segunda maior metrópole do Brasil (depois de São Paulo), a sexta maior da América e a trigésima quinta do mundo. Tem o epíteto de Cidade Maravilhosa e aquele que nela nasce é chamado de carioca. Parte da cidade foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade, com o nome "Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar", classificada pela UNESCO em 1 de julho de 2012.

Representa o segundo maior PIB do país (e o 30º maior do mundo), estimado em cerca de 140 bilhões de reais (IBGE/2007), e é sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, as Organizações Globo. Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 19% da produção científica nacional, segundo dados de 2005. Destaque para a Universidade Federal do Rio de Janeiro que publicou 5 952 artigos entre 1998 e 2002. Rio de Janeiro é considerada uma cidade global beta - pelo inventário de 2008 da Universidade de Loughborough (GaWC).

Foi, sucessivamente, capital do Estado do Brasil (1621-1815), uma colônia do Império Português, desde 1763 até 1815, depois do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), do Império do Brasil (1822-1889) e da República dos Estados Unidos do Brasil (1889-1968) até 1960, quando a sede do governo foi transferida para a recém-construída Brasília.

A cidade ocupa a margem ocidental da baía de Guanabara e as ilhas (como Governador e Paquetá), e desenvolveu-se sobre estreitas planícies aluviais comprimidas entre montanhas e morros. Está assentada sobre três grandes maciços: Pedra Branca, Gericinó e o da Tijuca, com picos de interesse turístico como o Bico do Papagaio, Andaraí, Pedra da Gávea, Corcovado, o Dois Irmãos e o Pão de Açúcar.

Seu litoral tem 197 quilômetros de extensão e inclui mais de cem ilhas que ocupam 37 km², e desdobra-se em três partes, voltadas à baía de Sepetiba, ao oceano Atlântico e à baía de Guanabara. O litoral da baía de Sepetiba tem como único acidente geográfico de expressão a Restinga da Marambaia e é arenoso, baixo e pouco recortado. O litoral da baía de Guanabara é recortado, baixo, abarca muitas ilhas (como a do Governador com de 29 km²) e, em suas margens, situam-se o centro comercial e os subúrbios industriais.

O litoral Atlântico expressa alternâncias consideráveis, apresentando-se ora alto, quando em contato com as ramificações costeiras dos maciços da Pedra Branca e da Tijuca, ora baixo, trecho pelo qual se estendem as praias integradas à paisagem urbana. Diversas lagoas, como as da Tijuca, Marapendi, Jacarepaguá e Rodrigo de Freitas formaram-se nas baixadas, muitas de terreno pantanoso a ainda não completamente drenado.

O clima do Rio de Janeiro é o tropical atlântico, com variações locais, devido às diferenças de altitude, vegetação e proximidade do oceano. Por se tratar de uma cidade litorânea, o efeito da maritimidade é perceptível, traduzindo-se em amplitudes térmicas relativamente baixas. Os verões são quentes e úmidos e ocasionalmente com temporais.

A cidade conta com parques e reservas ecológicas, como o Parque Nacional da Tijuca, considerado "Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera" pela UNESCO, o Parque Estadual da Pedra Branca, o Complexo da Quinta da Boa Vista e o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico do Rio, o Parque Estadual da Pedra Branca, o Passeio Público.

Em razão da alta concentração de indústrias na região metropolitana, a cidade tem enfrentado sérios problemas de poluição ambiental. A baía de Guanabara perdeu áreas de manguezal e sofre com resíduos provenientes de esgotos domiciliares e industriais, óleos e metais pesados. Não obstante suas águas se renovem ao confluírem para o mar, a baía é receptora final de todos os afluentes gerados nas suas margens e nas bacias dos muitos rios e riachos que nela deságuam. Os níveis de material particulado no ar se encontram duas vezes acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, em parte devido à numerosa frota de veículos em circulação. Em uma pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, o Rio de Janeiro foi apontado como a quinta capital mais poluída do Brasil, atrás apenas de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba.

Principais pontos turísticos:

- Cristo Redentor
- Morro do Pão de Açúcar
- Lagoa Rodrigo de Freitas
- Copacabana
- Ipanema
- Barra da Tijuca
- Floresta da Tijuca
- Quinta da Boa Vista
- Jardim Botânico
- Largo do Boticário
- Cinelândia
- Estádio do Maracanã
- Museu Histórico Nacional
- Museu Nacional de Belas Artes
- Biblioteca Nacional
- Museu de Arte Moderna (MAM)
- Real Gabinete Português de Leitura
- Palácio do Catete
- Theatro Municipal
- Riocentro

Livros que se passam no Rio de Janeiro



Fonte: Rio de Janeiro

16 Comentários

  1. Acho que essa é uma série de posts mais originais que já vi em blog literarios, deve dar um trabalhão fazer, pesquisar tudo isso, achei engraçado o titulo já que o ditado é "quem tem boca vaia Roma", mas enfim, me ignore KK. Nunca tive vontade de ir ao Rio, por motivos de não gosto de calor e praia (moro no litoral, acabei enjoando), mas confesso que deu uma curiosidadezinha depois que li seu post. Dos livros citados já li Bem Vindo ao Rio (serie vagalume <3), a Arma Escalarte, Dom Casmuro e Memorias de um sargento de milicias e adoro todos.

    Abraços
    http://www.desconstruindooverbo.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, adorei seu post. Amo essa cidade, apesar de só ter ido uma vez visitá-la, e faz muito tempo :( Moro em SC então, fica bem complicado mesmo. Que vergonha: só li dois desses livros que você citou (A moreninha e Dom Casmurro), mas já li outros onde a ambientação se passava no Rio. Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive a chance de ir ao RJ, e por morar em Santos, com praia e tudo mais, confesso que também não fico louca pra ir não hahah mas lá só pelas fotos dá pra ver que é super lindo mesmo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Memórias de um Sargento de Milicias é o meu preferido dos citados Lu! E adorei o o tema do post!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    O Rio deve ser um lugar lindo... Nunca tive oportunidade de ir passear lá, mas ainda pretendo ir :)
    Dos livros, só li "A Hora da estrela" e "Dom Casmurro" que é meu favorito.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ahhh,minha cidade linda! ^_^
    Já fiz um post sobre o Rio também. É incrível a quantidade de clássicos nacionais que foram ambientados aqui, né?! "Dom Casmurro" é um dos meus livros preferidos da vida.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  7. Aaah, o Rio de Janeiro ♥
    Eu fui lá duas vezes e apesar de não ter turistado nos lugares mais conhecidos acabei vendo umas coisas bem bacanas por lá. Espero voltar com mais tempo e dinheiro para fazer uns programas de turista mesmo haha

    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  8. Luizzzz *.*
    Que interessante esse post!
    Eu tenho muita vontade de conhecer o Rio, uma vontade louca <3
    Muito bom ver as histórias que se passaram lá, muitos eu nem imaginava!
    Arrasou!!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  9. Fui no Rio três vezes e todas as vezes foram rápidas e não conheci nada da cidade, infelizmente, mas parece ser maravilhosa, com muitas pessoas divertidas e educadas. Adorei o post e adorei as dicas de livros que se passam na cidade!

    Te indiquei em um tag no meu blog, depois da uma passadinha lá!

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  10. Olá Lu, tudo bem?
    Não tinha visto essa coluna por aqui ainda, mas estou apaixonada.
    Adorei conhecer um pouco mais do ERREJOTA e saber de livros que se passam por lá. Já tive a oportunidade de ler A Batalha do Apocalipse - o único da lista que lembro da história.
    Quero ver mais lugares por aqui.
    Beijos :*
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Luiza, tudo bem?
    Eu adoro esta coluna, e ver minha cidade por aqui foi tudo de bom.
    O Rio de Janeiro é lindo sim amiga, mas infelizmente estamos ficando abandonados. Por aqui vergonhosamente está faltando de tudo... Policiamento, saúde, e etc... Mas, com certeza mesmo com todos os problemas existem paisagens lindas, um povo alegre e hospitaleiro só esperando para conhecer vocês.
    Dos livros citados já li Dom Casmurro e A Moreninha.
    Bjus flor.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu!
    Ahhh, Memórias de um Sargento de Milicia eu ri de morrer. Adorei o livro. Li Dom Casmurro também e A Batalha do Apocalipse, mas não cheguei a gostar.

    Abraços
    David
    http://olimpicoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Luiza! Tudo bem? Adorei o post e conhecer melhor o Rio de Janeiro. Mesmo nunca tendo visitado ele, gosto muito do lugar! <3 Um livro que retrata muito bem o Rio é "Fim", da Fernanda Torres.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiii Lu, tudo bem??? Adorei o post :) Quero ver se consigo viajar para o Rio no ano que vem na Bienal. Mas confesso que apesar de ter muita vontade de conhecer e tal, por causa de todos os pontos turístico, praias e tudo o mais, também morro de medo. Eu moro em uma cidade do interior do RS, então já viu :P
    Acho que vou ser assaltada assim que colocar meus pés na cidade :( Ó pensamento de colona hahahhaha
    E me bate um desespero também ver tanta gente reunida, correndo. odeio multidões. Já fico desesperada quando preciso ir a porto alegre, imagina ao Rio hahaha
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Aqui em casa todos já foram ao Rio de Janeiro, minha mãe, pai, irmãos e até meu marido, menos eu, rsrs. Um dia eu vou...
    Nossa que saudade da trama de A Moreninha, um dos melhores livros que li na vida.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)