Quem tem boca vai a... #5: Roma

Um destino, vários livros
Hoje vamos para a cidade que inspirou o nome dessa coluna. Se preparem para conhecer mais um pouco de Roma.

Roma é uma cidade e uma comuna especial (chamada Roma Capitale) da Itália. É a capital do país, da província homônima e também da região do Lácio. Com 2,7 milhões de habitantes em 1.285,3 km² de área, também é a maior cidade italiana e a quarta cidade mais populosa da União Europeia. A área urbana de Roma se estende além dos limites administrativos da cidade com uma população de cerca de 3,8 milhões. Entre 3,2 e 4,2 milhões de pessoas vivem na área metropolitana da capital italiana. A cidade está localizada na porção centro-ocidental da península itálica, cortada pelo rio Tibre, dentro do Lácio. Roma é a única cidade no mundo que tem em seu interior um país inteiro, o enclave do Vaticano.

A história de Roma abrange mais de dois mil e quinhentos anos, desde a sua fundação lendária em 753 a.C. Roma é uma das mais antigas cidades continuamente ocupadas na Europa e é conhecida como "A Cidade Eterna", uma ideia expressa por poetas escritores da Roma Antiga. No mundo antigo, foi sucessivamente a capital do Reino de Roma, da República Romana e do Império Romano e é considerada um dos berços da civilização ocidental. Desde o século I, a cidade é a sede do papado e no século VIII a cidade tornou-se a capital dos Estados Pontifícios, que duraram até 1870. Em 1871, Roma se tornou a capital do Reino da Itália e em 1946 da República Italiana.

Após a Idade Média, Roma foi governada pelos papas Alexandre VI e Leão X, que transformaram a cidade em um dos principais centros do Renascimento italiano, juntamente com Florença. A versão atual da Basílica de São Pedro foi construída e a Capela Sistina foi pintada por Michelangelo. Artistas famosos e arquitetos, como Bramante, Bernini e Rafael, residiu por algum tempo em Roma, contribuindo para a sua arquitetura renascentista e barroca.

Roma é considerada uma cidade global. Em 2007, Roma foi a 11ª cidade mais visitada do mundo, a terceira mais visitada da União Europeia e a atração turística mais popular na Itália. A cidade tem uma das melhores "marcas" da Europa, tanto em reputação quanto em patrimônio. O seu centro histórico é classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Monumentos e museus tais como os Museus Vaticanos e o Coliseu estão entre os destinos turísticos mais visitados do mundo, sendo que ambos os locais recebem milhões de turistas por ano.

Roma é caracterizada por seu clima mediterrânico, com invernos suaves e úmidos e verões quentes e secos. Sua temperatura média anual está em cerca de 20 °C durante o dia e 10 °C durante a noite. Em janeiro, o mês mais frio, a temperatura média é de 12 °C durante o dia e de 3 °C à noite. Nos meses mais quentes, julho e agosto, a temperatura média é de 30 °C durante o dia e 18 °C à noite. A temperatura média anual é de cerca de 15 °C.

Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios, com temperaturas médias em torno de 12,5 °C durante o dia e de 3,6 ºC à noite. As temperaturas variam geralmente entre 10 e 15 °C durante o dia e entre 3 e 5 °C à noite, mas com períodos mais frios ou mais quentes que ocorrem com frequência. A queda de neve é ocasional - ocorre em quase todos os invernos, geralmente sem acumulação. Grandes nevascas são raras, sendo a última registrada em 2012.

Roma constitui uma speciale comune, com o nome Roma Capitale e é a maior em termos de área e de população entre as 8.101 comunas da Itália. É governada por um prefeito (sindaco), atualmente Francesco Paolo Tronca e um conselho municipal . A sede da comuna é o Palazzo Senatorio no Monte Capitolino, a sede histórica do governo da cidade. A administração local em Roma é comumente referido como Campidoglio, o nome italiano da colina.

Roma é a principal cidade da província de mesmo nome, que inclui a área metropolitana da cidade e se estende ao norte até Civitavecchia. A Província de Roma é o nona maior da Itália por área. Em seus 2 066 km², suas dimensões são comparáveis ​​à região da Ligúria. Além disso, a cidade também é a capital da região do Lácio.

Roma é a capital nacional da Itália e é a sede do governo italiano. As residências oficiais do Presidente da República Italiana e do Primeiro-Ministro, as sedes de ambas as casas do Parlamento Italiano e do Tribunal Constitucional Italiano estão localizadas no centro histórico da cidade. Os ministérios estão espalhados por toda a cidade, como o Ministério das Relações Exteriores, que está localizado no Palazzo della Farnesina, perto do Estádio Olímpico.

Roma, atualmente, é um dos destinos turísticos mais importantes do mundo, devido à imensidão incalculável de seus tesouros arqueológicos e artísticos, bem como por suas tradições únicas, a beleza de suas vistas panorâmicas e a majestade de seus magníficos parques. Entre os recursos turísticos mais importantes da cidade estão os seus muitos museus, como os Museus Capitolinos, os Museus Vaticanos e a Galleria Borghese e outros dedicados à arte moderna e contemporânea, além de aquedutos, fontes, igrejas, palácios, edifícios históricos, monumentos e as ruínas do Fórum Romano e da catacumba romana. Roma é a terceira cidade mais visitada da União Europeia, depois de Londres e Paris e recebe uma média de 7 a 10 milhões de turistas por ano, número que, por vezes, dobra em anos sagrados. O Coliseu (com 4 milhões de turistas) e os Museus Vaticanos (com 4,2 milhões de turistas) são o 39º e 37º lugares mais visitados do mundo, respectivamente.

A cidade é um grande centro arqueológico e um dos principais centros mundiais de pesquisa arqueológica. Existem inúmeros institutos culturais e de pesquisa localizadas na cidade, como a Academia Americana em Roma e o Instituto Sueco em Roma. A cidade possui vários sítios arqueológicos, como o Fórum Romano, o Mercado de Trajano, o Fórum de Trajano, o Coliseu e o Panteão. O Coliseu, sem dúvida um dos sítios arqueológicos mais emblemáticos de Roma e é considerado como uma das maravilhas do mundo.

A capital italiana contém uma coleção vasta e impressionante de arte, esculturas, fontes, mosaicos, afrescos e pinturas de vários períodos históricos diferentes. A cidade tornou-se pela primeira vez um grande centro artístico durante a Roma Antiga, com formas de arte romana importantes como arquitetura, pintura, escultura e trabalho em mosaico. Roma tornou-se mais tarde um grande centro de arte do Renascimento, uma vez que os papas investiram grandes somas de dinheiro na construção de grandiosas basílicas, palácios, praças e edifícios públicos em geral. Roma tornou-se um dos principais centros europeus de arte renascentista, perdendo apenas para Florença e capaz de se comparar a outras grandes cidades e centros culturais, como Paris e Veneza. A cidade foi muito afetado pelo estilo barroco e Roma se tornou o lar de numerosos artistas e arquitetos, como Bernini, Caravaggio, Carracci, Borromini e Cortona, entre outros. No final do século XVIII e início do século XIX, a cidade foi um dos centros do Grand Tour, quando ingleses jovens e ricos, além de outros aristocratas europeus, visitaram a cidade para conhecer a antiga cultura, arte, filosofia e arquitetura romana. Roma foi a casa de um grande número de artistas neoclássicos e rococó, como Pannini e Bernardo Bellotto. Hoje, a cidade é um importante centro artístico, com vários institutos de arte e museus.

Roma também é amplamente reconhecida como uma das capitais mundiais da moda. Apesar de não ser tão importante como Milão, Roma é o quarto centro de moda mais importante do mundo, de acordo com o Global Language Monitor de 2009, após Milão, Nova York e Paris, acima de Londres. As principais casas de moda de luxo e redes de joalherias, como Bulgari, Fendi, Laura Biagiotti e Brioni, estão sediadas ou foram fundadas na cidade. Além disso, outras marcas grandes, como Chanel, Prada, Dolce & Gabbana, Armani e Versace tem boutiques de luxo na cidade, principalmente ao longo da famosa Via Condotti.

Principais pontos turísticos

- Fórum Romano
- Mercado de Trajano
- Fórum de Trajano
- Coliseu
- Panteão
- Via Condotti
- Museus Capitolinos
- Museus Vaticanos
- Galleria Borghese
Livros em Roma

27 Comentários

  1. Roma é encantador mesmo! <3 Já li outros livros que se passam por lá, e fazem você se sentir lá.. Inclusive o livro anjos e demônios, haha

    Eu Fico Pensando

    ResponderExcluir
  2. sou louca pra ir pra roma hihihi
    to seguindo aqui , bjos

    http://www.nathoficial.com.br

    ResponderExcluir
  3. Um dos meus sonhos é conhecer o coliseu de Roma! <3
    Beijos!

    http://mechamadebella.blogspot.com.br/2016/01/panqueca-de-banana.html

    ResponderExcluir
  4. Um dos meus sonhos é conhecer o coliseu de Roma! <3
    Beijos!

    http://mechamadebella.blogspot.com.br/2016/01/panqueca-de-banana.html

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia de indicar livros que se passam lá, Luiza! Só faltou umas fotinhas da cidade, hahaha
    Eu amo estudar a história de lá tbm, é muito legal.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu!
    Tenho muita vontade de conhecer esta cidade, deve ser mesmo linda! Adoro esta coluna, sempre aprendo muito sobre o lugar da semana. Acho que só li um livro que se passasse em Roma, Eu te sinto, de Irene Cao (o segundo da trilogia) e, apesar de não ter gostado tanto da estória, foi apaixonante porque a autora soube aproveitar bem o cenário. Estou com vontade de ler alguns desta lista, como Anjos e Demônios. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
  7. oi, oi.

    Roma tá minha listinha de lugares que eu não posso deixar de conhecer. acho tão linda a cultura do pessoal de lá, sem dizer que lá tem tanta construção antiga linda. babo só com as fotos. <3

    dos livros, eu só li "comer, rezar e amar". to querendo muito ler "anjos e demônios".

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu! Que viagem neste post! Muito legal. Logo que comecei a ler lembrei da história de Quando em Roma, eu não li o livro, mas o filme sim e amei.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Olá, Luiza.
    Que postagem maravilhosa, que tudo. Eu amei. Tenho muita vontade de conhecer Roma. Desde criança eu vou na igreja e um dos primeiros livros que li foi a Bíblia, assim uma das cidades que sempre me interessou foi Roma. Dos livros li os dois primeiro e Anjos e Demônios é o meu preferido do autor.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Luiza!
    A Roma e toda a Itália estão no meu wishlist de viagens. Além de bonito é um lugar no qual a gente respira história, e eu adoro isso.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Um lugar cheio de histórias, morro de vontade de conhecer.
    Roma foi o inicio de tudo, eles eram muito bem organizados desde os primódios.
    Mega beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu!
    Como não querer visitar um lugar tão encantador, famoso pelo charme romantico e pela mitologia? *-*
    Não li nenhum livro que você citou, mas quero ler alguns da lista.

    Abraços
    David
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lu, tudo bem?

    Que post mais amor! <3
    Eu tenho muita vontade de conhecer a Itália, mas acredita que por mais bonita e imponente que Roma seja, ela não esta no topo da lista? Quem está é a Toscana! Morri de amores por aquele lugar depois que vi um filme chamado Sob o Sol da Toscana.

    Beijo
    - Tamires
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Oi! Tudo bem contigo, moça?

    Ah, que post meiga! Roma é um dos meus destinos quando ficar rica e com tempo mais flexível. Paris, no entanto, está em primeiro lugar no meu ranking pessoal - tem cidade mais linda que aquela, cara? Amo, amo, amo!

    Dos livros que citou, ainda não li nenhum, mas algo do Dan está na minha lista desse ano.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Luiza!
    E um daqueles lugares que todo mundo tem que conhecer um dia, né?
    Não lembro de ter visto os outros posts da coluna. Vou conferir ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Roma parece ser um lugar incrível e é uma das cidades que mais tenho vontade de conhecer.
    Adorei a postagem.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bom? Roma parece ser um lugar lindo, sou louca pra conhecer, adoro lugares históricos <3
    Adorei o post *_*

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi...
    Que post legal! Adorei conhecer Roma sem sair do lugar!
    Dos livros só li "Comer, rezar e amar"
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Acho bem interessante a história de Roma e a cidade em si.
    Nunca li nenhuma das obras citadas que e passava nessa cidade e acho que nunca li nenhum livro que se passe em tal lugar.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Meu sonho é visita Roma <3

    Blog: seteprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Luiza, tudo bem?
    Adorei o post e as indicações de livro no final. <3
    Anjos e Demônios é excelente, um livro do qual gosto muuuito!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  22. Oi
    Roma parece ser um lugar lindo, sempre vejo em filmes e quem sabe um dia eu conheça, não li nenhum livro que se passa em roma e preciso ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Sabe um dos lugares do mundo que eu desejo desde que me entendo por gente visitar?!?!? Pois é: ROMA! Amo quando as histórias possuem ela como cenário!!!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Nossa, meu sonho ir lá ;x por enquanto só através de livros e filmes mesmo hahaa
    Da lista já li Anjos e demônios e é um dos meus favoritos.
    bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Amei a coluna! E que postagem incrível, parabéns! Sou louca para conhecer Roma, a maravilhosa cidade eterna, e fiquei curiosa por ler os livros que se passam lá!

    Beijos!
    Participe do Book Tour de O Caminho Certo
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  26. Lu, adorei a coluna, ainda não tinha visto :O
    Roma é mesmo um lugar maravilhoso para as artes, não é?
    Peguei uma disciplina de Línguas Românicas semestre passado e a profa. vivia falando que tudo que a gente lesse ou mostrasse em sala não chegaria aos pés do que é estar lá... Ela brinca que o ideal mesmo era dar esse curso viajando por aí... eu eu ia adorar, né?

    Anjos e Demônios e Comer Rezar Amar são super famosos mas os outros eu ainda não tinha ouvido falar... Super legal conhecer ouros lugares através dos livros, se não tivesse acabado de "voltar da Índia" talvez me aventurasse pela Roma agora, ahahahah.

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  27. Olá Luiza,

    Achei demais esse post, gostei de conhecer um pouco mais de Roma e é um lugar que quero conhecer um dia...parabéns pelo post...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)