Resenha #859: A Estratégia do Charme - Alison Cochrun (Paralela)

Título: A Estratégia do Charme
Título Original: The Charm Offensive
Autor: Alison Cochrun
Série: ---
Páginas: 328
Ano: 2022
Editora: Paralela
Sinopse*: A estratégia do charme é uma comédia romântica encantadora sobre amores improváveis, aparências enganosas e personagens que precisam superar traumas e preconceitos para viver um conto de fada de verdade.
Dev Deshpande tem o trabalho dos sonhos: como o mais bem-sucedido produtor da história do reality show Para todo o sempre, ele cria contos de fada e ajuda os participantes a viverem uma história de amor perfeita. Mas seu histórico impecável fica ameaçado quando Charlie Winshaw é escolhido como protagonista da nova temporada. No papel, o empresário e prodígio da tecnologia parece o Príncipe Encantado perfeito, mas, na realidade, Charlie é o pesadelo dos produtores – ele não acredita em amor verdadeiro e só aceitou participar do programa para recuperar sua imagem profissional após alguns incidentes.
Enquanto o programa os leva para destinos paradisíacos ao redor do mundo, Dev tenta ajudar Charlie a se conectar com alguma pretendente. No entanto, conforme os dois se aproximam, fica claro que a química entre eles não pode ser ignorada. Agora, precisam decidir qual história de amor contar: a que Dev fabricou diante das câmeras ou a que viveu com Charlie nos bastidores.


Dev Deshpande é produtor no reality show Para Todo O Sempre e acredita piamente na proposta do programa: fazer duas pessoas encontrarem o amor. Porém essa nova edição parece que vai dar mais trabalho, já que o príncipe da nova temporada, Charlie Winshaw não acredita no sentimento.

Quando ele sugere encontros de mentirinha para ajudar Charlie se soltar mais no programa, fica difícil para os dois negarem a atração que sentem um pelo outro. Fica mais complicado à medida que as gravações avançam e Charlie precisa tomar uma decisão.

A Estratégia do Charme é um livro divertido, que também trata de assuntos sérios sem deixar o clima muito pesado. Achei a história muito no clima de Vermelho, Branco e Sangue Azul, e na verdade isso nem chega a ser uma reclamação, já que amo esse livro.


Dev e Charlie não poderiam ser mais diferentes. Enquanto o produtor é um romântico nato, o príncipe da edição passa longe de acreditar no amor, apesar de ansiar pelo sentimento. A relação entre eles não começa muito bem, mas com a convivência eles começam a se entender e daí já sabemos pra onde vai.

Achei que Charlie teve um pouco mais de desenvolvimento que Dev, devido a várias batalhas internas que ele luta diariamente. Porém isso não tira o mérito e nem importância de Dev. No relacionamento dos dois, Alison toca em assuntos como saúde mental e sexualidade de forma natural e delicada. Você vai rir com eles na mesma medida que pode chorar e querer protege-los de todo o mal. 

Bom, já sabemos que esse lance de encontro de mentirinha sempre acaba de uma forma que o casal nem esperava. Eu amei o desenvolvimento deles, a forma como Dev sempre estava preocupado com Charlie e como o astro da temporada também tentava entender as motivações do produtor. Os dois juntos são divertidos, fofos, românticos de sua própria maneira e, acima de tudo, atenciosos e respeitosos.

O fundo do reality show também é bem desenvolvido. Eu como super fã de UnREAL simplesmente amei. Não é mentira pra ninguém que muita coisa é armada e as edições que decidem como os espectadores vão se sentir em relação aos participantes, e aqui a autora foca bastante nesses artifícios.

A história é divertida e alterna o foco da narração entre Charlie e Dev. Minha única reclamação são os capítulos enormes, mas até que isso é compreensível já que cada capítulo engloba as semanas de gravação, e ainda possuem quebras. Então, não fica tão cansativo.

0 Comentários