Resenha #793: The Romantic Agenda - Claire Kann (Berkley)

Título: The Romantic Agenda
Título Original: ---
Autor: Claire Kann
Série: ---
Páginas: 336
Ano: 2022
Editora: Berkley
Sinopse*: Uma das leituras LGBTQ mais esperadas do Buzzfeed em 2022!
Joy está apaixonada por Malcolm.
Mas Malcolm gosta muito de Summer.
Summer é apaixonada pelo amor.
E Fox é o ex-namorado de Summer.
Trinta, sedutora e assexual, Joy está secretamente apaixonada por seu melhor amigo Malcolm, mas nunca foi corajosa o suficiente para dizer isso. Quando ele inesperadamente anuncia que conheceu o amor de sua vida - e não, não é Joy - ela fica com o coração partido. Malcolm a convida para uma escapadela de fim de semana, e Joy decide que é sua última chance de mostrar a ele exatamente o que ele está ignorando. Mas talvez seja Joy quem está faltando alguma coisa... ou alguém... e seu nome é Fox.
Fox vê uma alma gêmea em Joy - e decide ajudá-la. Ele propõe que eles finjam se apaixonar um pelo outro na viagem de fim de semana para deixar Malcolm com ciúmes. Mas passar um tempo com Fox mostra a Joy como é não ser a terceira roda, e não há como confundir o jeito que ele a faz sentir. Poderia Fox ser o parceiro romântico que ela sempre mereceu?

Sabem aquele poema Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade? Pois ele descreve muito bem toda a situação que acontece em The Romantic Agenda.

Joy é apaixonada por Malcolm praticamente pelo tempo inteiro da amizade deles, dez anos. Quando ela cria coragem para declarar esse sentimento, ele a convida para uma viagem com sua nova possível namorada, Summer. Como se não bastasse, Malcolm também pede que ela seja a distração de Fox, ex-namorado de Summer e também convidado na viagem.

Primeiro eu tenho que destacar não apenas o protagonismo negro, mas também todas as discussões que a autora levantou durante a história sobre assexualidade, relacionamentos e sexo envolvendo aces. Eu esperava uma comédia romântica e fui recebida com discussões que abriram meus olhos. Afinal, como Joy diz, assexualidade é um espectro


Joy é uma mulher com uma auto estima invejável, segura de si e com um coração gigante que ela esconde por baixo de respostas rápidas e sarcásticas. Seu único ponto fraco é o sentimento por Malcolm. Fox faz o tipo turrão mal-humorado, mas é um fofo por dentro. Malcolm é um cara que eu tive sentimentos contraditórios, devido suas atitudes. Já Summer, de primeira ela parece estar bem alheia a tudo, mas acaba surpreendendo por ser mais que uma personalidade alegre e alto astral sempre.

A amizade de Joy e Malcolm é a melhor e a pior coisa entre eles. Por estarem na vida um do outro há dez anos, é difícil perder alguns hábitos. É bem interessante e um pouco sofrido ver Joy refletir sobre como a presença de Malcolm afeta sua vida, principalmente em relacionamentos amorosos. Claro que não é justo acabar uma amizade de anos apenas porque a outra pessoa está namorando, mas precisa haver um equilíbrio, e é algo que vemos que Malcolm não tem.

Sobre Joy e Summer, de início eu achei que teria uma rivalidade feminina, mas a autora passou bem longe disso. Joy entende que Summer não tem culpa do seu sentimento não-correspondido e, mesmo não gostando muito da moça, ela tenta uma convivência saudável por causa de Malcolm. Summer muito me surpreendeu com a forma que ela lidou com esse relacionamento de Malcolm e Joy; ela não quer competir com ninguém, só quer ter a chance de ser feliz.

Já o desenvolvimento de Joy e Fox foi TUDO PRA MIM! Os dois são bem opostos e aos poucos ela vai derrubando as paredes dele com seu jeito espontâneo e sincero. Já Fox se mostra um homem bastante carinhoso e compreensivo, principalmente na questão da assexualidade de Joy e como se daria um relacionamento com ela.

The Romantic Agenda foi uma grata surpresa. A narração é em terceira pessoa seguindo Joy e a escrita da autora é super fluída. O final não foi algo que eu esperava, mas me agradou bastante e foi super condizente com toda essa confusão amorosa apresentada.

4 Comentários

  1. Oi!
    Um livro que lembre o poema Quadrilha já tem toda a minha atenção por parecer bem caótico, e que alívio não ter rivalidade feminina!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu! Tudo bom?
    Claire Kann é a rainha de romcons com personagens assexuais e eu amo tanto ela por isso! Esse tá na listinha pra ler em breve, eu amei tanto Let's talk about love que quero até a lista de compras dela.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante atualmente esta sua postagens.
    Fortcap Resultado Abraços ;) !

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! Li faz pouco tempo um livro com uma protagonista assexual e arromantica e fiquei querendo conferir outras obras com o mesmo tema. Essa me chamou atenção por a protagonista ser apenas assexual e quero ver como isso se desenvolve quando a pessoa não é arromantica. Gostei da dica. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)