Resenha #779: Viúva De Ferro - Xiran Jay Zhao (Intrínseca)

Título: Viúva de Ferro
Título Original: Iron Widow
Autor: Xiran Jay Zhao
Série: Iron Widow #1
Páginas: 480
Ano: 2022
Editora: Intrínseca
Sinopse: Em Huaxia, a maior honra concedida a uma garota é sua escolha para a função de piloto-concubina, servas conectadas a pilotos homens para juntos fornecerem energia vital às crisálidas — máquinas de guerra gigantes que protegem a humanidade dos alienígenas além da Grande Muralha. Essa conexão mental tão intensa e poderosa entre piloto e concubina com frequência leva as jovens à morte, garantindo à família delas uma recompensa financeira do Estado. Aos dezoito anos, Wu Zetian se alista como concubina com apenas um objetivo em mente: vingança.
Seu plano é matar o piloto que tirou a vida de sua irmã, mas a situação toma um rumo brutal e inesperado, e Zetian recebe um título muito temido: Viúva de Ferro, uma mulher que, ao contrário do esperado, suga a energia dos homens nas crisálidas e os leva à morte.
Numa tentativa de minar suas habilidades mentais extremamente poderosas, o exército a pareia com Li Shimin, o piloto mais forte e controverso de Huaxia, um guerreiro que nunca erra seu alvo. Mas agora que Zetian sabe do que é capaz, não vai recuar tão facilmente, usando todas as suas armas para sobreviver e destruir de uma vez por todas um sistema que despreza a vida de meninas e mulheres.
Em Viúva de Ferro, Xiran Jay Zhao constrói com maestria um universo audacioso e original, unindo ficção científica, fantasia e elementos da história chinesa ao reimaginar a jornada da primeira e única imperatriz da China, Wu Zetian, em um futuro distópico, ameaçador e eletrizante.


Viúva de Ferro é um livro que já nasceu fazendo sucesso por conta da sua representatividade poliamorosa. Xiran se inspirou na história da imperatriz de mesmo nome de sue protagonista, Wu Zetian, para abordar assuntos como machismo, misognia, identidade de gênero entre outros.

Zetian é uma protagonista impulsiva, teimosa, cruel e com um baita espírito vingativo. E eu AMEI! Acho que desde Lada (Filha das Trevas) eu não lia sobre uma personagem que realmente cruel e não esconde de ninguém seu desejo de vingança. E você entende de onde vem toda essa raiva. Com a narração feita por ela, vemos como as mulheres são subjugadas, humilhadas e simplesmente dispensáveis em uma sociedade completamente machista. Não é algo muito diferente da nossa realidade. Zetian está disposta a manipular (o que ela faz), torturar (idem) e até matar (idem novamente); basicamente, ela vai aniquilar qualquer pessoa que entre em seu caminho.


As cenas de ação são bem eletrizantes, com as lutas de crisálidas. Eu só conseguia lembrar das batalhas de megazord dos Power Rangers. De fato, alguns momentos eu fiquei confusa sobre as sequências, mas apenas segui em frente de tão ansiosa que estava para ver onde ia terminar.

Sobre o tão falado romance, Xiran soube desenvolver muito bem o trisal (dá vontade ne, certas autoras?). Yizhi e Shimin são de personalidades diferentes e que acabam equilibrando Zetian. Apesar de sentir que ê autore não desenvolveu tanto Shimin, deu pra perceber que ele passa longe desse monstro que a Huaxia vende, assim como Yizhi é mais que apenas um riquinho privilegiado.

O universo criado por Xiran é bem interessante. Elu misturou cultura chinesa e ficção científica forma bem criativa. Sue escrita é bem fluída e com tanta coisa acontecendo uma atrás da outra faz com que a história seja bem envolvente e emocionante. Apesar disso, eu senti que faltou um pouco mais de explicações envolvendo as crisálidas, a energia qi, os monstros... 

Na reta final temos revelações interessantes e emoções à flor da pele. Infelizmente, senti que foi tudo muito atropelado, o que me deixou bem confusa em relação aos caminhos para o gancho final. O que me leva a outro ponto que poderia ser melhor que são suas descrições.

Entretanto, apesar de tudo, eu gostei muito da história e para um livro estreia eu achei que Xiran arrasou demais! Agora só me resta esperar pela continuação e torcer para que Zetian continue tacando o terror!

5 Comentários

  1. Oie, estou ansiosa para começar e espero gostar do final. Mas quando é mais atropelado também fico meio perdida.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu! Tudo bom?
    Mulher, que bom que tu curtiu porque tudo que citou positivamente eu odiei KKKKKKKKKKKKK pra mim essa leitura foi um trem desgovernado sem edição nenhuma, misericredo. A parte do trisal me decepcionou DEMAIS, zero química. E nem vou começar a falar do plágio descarado desse final com outro scifi famosinho.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu,
    Acho que não é pra mim não. O poliamor é uma coisa beeem complicada para mim, respeito e entendo que são para pessoas mais evoluídas que eu, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! Eu leria só por saber que a protagonista não é nada boazinha, eu gosto mais de personagens assim, do que das sonsas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia ainda o livro, Lu. Acho que vi a capa em algum lugar, mas não tinha lido sinopse, nem nada. Por um instante, me lembrou um pouco A Fúria e a Aurora.

     Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)