Resenha #772: All My Rage - Sabaa Tahir (Razorbill)

Título: All My Rage
Título Original: ---
Autor: Sabaa Tahir
Série: ---
Páginas: 384
Ano: 2022
Editora: Razorbill
Sinopse: Lahore, Paquistão. Antes.
Misbah é uma sonhadora e contadora de histórias, recém-casada com Toufiq em um casamento arranjado. Depois que sua jovem vida é abalada pela tragédia, eles vêm para os Estados Unidos e abrem o Cloud's Rest Inn Motel, esperando um novo começo.
Juniper, Califórnia. Agora.
Salahudin e Noor são mais do que melhores amigos; eles são família. Crescendo como párias na pequena cidade deserta de Juniper, Califórnia, eles se entendem como ninguém. Até The Fight, que destrói seu vínculo com a fúria rápida de uma estrela explodindo.
Agora, Sal luta para administrar o motel da família enquanto a saúde de sua mãe Misbah falha e seu pai de luto se perde no alcoolismo. Noor, enquanto isso, anda na corda bamba angustiante: trabalhando na loja de bebidas de seu tio irado enquanto esconde o fato de que está se candidatando à faculdade para poder escapar dele - e Juniper - para sempre.
Quando as tentativas de Sal de salvar o motel saem do controle, ele e Noor devem se perguntar o que vale a amizade – e o que é preciso para derrotar os monstros em seu passado e aqueles em seu meio.
De um dos autores de jovens adultos mais queridos e mais vendidos de hoje, vem um romance de tirar o fôlego de amor jovem, arrependimentos antigos e perdão - um que é trágico e pungente em sua tenra ferocidade.

ARC cedida por PRH International em troca de uma opinião honesta


Alerta de gatilho: vício e consumo de alcool e drogas, islãfobia, violência doméstica, menção a abuso sexual, abuso de autoridades e morte/luto
 

Rage em inglês significa "fúria" e é isso que você vai encontrar durante a leitura desse livro. 

Em All My Rage vamos acompanhar a história de três personagens. No agora, temos Salahudin e Noor, dois amigos de infância e descendentes paquistaneses. Sal está tentando manter de pé o hotel negócio da família. Já Noor tem esperanças de que consiga escapar da pequena cidade deserto Juniper de seu tio. No passado, vamos acompanhar a história de Misbah, mãe de Salahudin.

Desde que vi um reels da Sabaa comentando que ela se inspirou em uma certa professora da sua infância para escrever a vilã dessa história, eu sabia que tudo teria um pessoal demais para ser apenas ficção. Ainda mais com o detalhe de uma das ambientações da história: um hotel beira de estrada em uma cidade deserto.


Foi bem difícil escrever essa resenha porque fica a sensação que eu não consegui colocar em palavras tudo que eu senti nessas 384 páginas. É impossível você não se envolver completamente na história de Salahudin, Noor e Misbah sem querer protegê-los de todo o mal.

Noor e Salahudin buscam em sua amizade forças e apoio para continuar em frente. O jovem sofre ao ver o negócio da vida da sua mãe aos poucos falindo enquanto o pai se afunda mais e mais no vício do alcoolismo. Já Noor só quer fugir do destino de ficar presa para sempre junto ao tio abusivo. As narrações são alternadas em primeira pessoa entre os personagens e é possível sentir toda dor, desesperança e, principalmente, fúria.

A história de Misbah também é bastante comovente. Uma jovem que se vê em um casamento arranjado, mas que ainda assim conseguiu constituir uma família amorosa até que o destino prega uma peça. Misbah é uma mulher que tem uma presença de espírito bem forte durante todo o livro. Não temos tanto da personagem com os outros dois, mas são nesses capítulos que vemos o amor incondicional que ela possui por eles. 

Gostei bastante como Sabaa trouxe a fé e religião para a história. Além de mostrar a experiência e relação de cada um (Noor busca conforto, já Salahudin é desacreditado), a religião também é algo que os marca e acaba por influenciar como as outras pessoas os tratam. Noor constantemente sofre ataques na escola de um projeto de Trump justamente por ser imigrante. 

Só sei que a partir de 70% eu só pude sentir desespero devido a uma guinada na história. Era algo que eu já suspeitava e esperava, mas que ainda assim não me preparou para mais sofrimento. Eu já não via nenhuma luz no fim do túnel, o que só piorou a situação. Eu só queria pegar os dois e proteger de todo o mal. Não posso dizer que o bem venceu completamente, mas a forma como tudo se resolveu foi bem condizente com o desenvolvido.

Mesmo que seja uma história bastante dolorida, a escrita da Sabaa te envolve de forma que você nem vê os capítulos passarem. Comparando com a série Uma Chama Entre as Cinzas, eu senti que aqui sua escrita está mais madura e no tom certo para a história.

A história contém bastante tópicos sensíveis como vício e consumo de alcool e drogas, islãfobia, violência doméstica, menção a abuso sexual, abuso de autoridades e morte/luto. Fique atentos a esses gatilhos; até porque, a Galera Record já disse que vai publicar ele esse ano e sabemos que as editoras no geral se importam zero em avisar sobre isso. No mais, All My Rage entrou para o rol de livros que vou levar pra vida e virou meu livro favorito da autora.

1 Comentários

  1. Apesar de ter todos os gatilhos possíveis, pelo visto, fiquei curiosa para ler. Geralmente, curto histórias mais densas. Isso de você ter comentado sobre ser uma escrita mais madura é, sem dúvidas, um ponto forte para mim.
     Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)