Resenha #742: Belo Mundo, Onde Você Está - Sally Rooney (Companhia das Letras)

Título: Belo Mundo, Onde Você Está
Título Original: Beautiful World, Where Are You
Autor: Sally Rooney
Série: ---
Páginas: 352
Ano: 2021
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Alice conhece Felix pelo Tinder. Ela é romancista, ele trabalha num armazém nos subúrbios de uma pequena cidade costeira da Irlanda. No primeiro encontro, enquanto os dois tentam impressionar, a fagulha de algo mais aparece.
Em Dublin, Eileen está tentando superar o término de seu último relacionamento enquanto precisa lidar com a falta da melhor amiga, que se mudou para o litoral. Ela acaba voltando a flertar com Simon, um homem mais velho que acompanha sua vida há tempos.
Alice, Felix, Eileen e Simon ainda são jovens, mas sentem cada vez mais a pressão do passar dos anos. Eles se desejam, se iludem, se amam e se separam. Eles se preocupam com sexo, com amizade, com os rumos do planeta e com o próprio futuro. Seriam eles as últimas testemunhas do ocaso? Eles vão conseguir encontrar uma forma de viver mais uma vez em um belo mundo? Com uma prosa única e brutal, Sally Rooney constrói mais um romance inigualável sobre o que significa amadurecer sem deixar a si mesmo para trás.

Alice e Eileen são amigas desde a faculdade. Alice virou uma romancista de sucesso, já Eileen trabalha em uma revista. Ambas não estão muito satisfeitas com sua vida. Félix é um empacotador em uma pequena cidade do litoral; Simon trabalha com política.

Alice conhece Felix através do Tinder e, mesmo que o primeiro encontro não tenha sido dos melhores, os dois continuam a se encontrar. Eileen sempre foi apaixonada por Simon, mesmo ele sendo cinco anos mais velho que ela, e agora parece que ele corresponde seus sentimentos.


A escrita da Sally é sempre um desafio, já que sua estrutura é um tanto diferente das que estou acostumada. Aqui, os diálogos não são identificados por travessão ou aspas; eles são parte da narrativa, mas não foi algo que me atrapalhou na leitura.

Por já ter lido outro trabalho da autora, eu já sabia o tipo de personagens que iria encontrar por aqui. Por algumas vezes me identifiquei com Alice e Eileen, com seu descontentamento com a carreira e os questionamentos sobre seu momento atual. A personalidade das duas são bem diferentes, mas ambas possuem um grande carinho uma pela outra.

Já os homens, bem... Félix é típico falso-moralista e bastante tóxico. O modo como ele tratava Alice, eu tinha vontade de arrancar os olhos dele na base da unhada. Ele definitivament é um cara frustrado com sua vida e ao ver que Alice já não se importa tanto com o seu sucesso, ele acaba descontando nela suas frustrações mascaradas como críticas construtivas.

Já Simon é um pouquinho melhor, já que nem sempre ele era sincero com Eileen sobre o queria. Ambos se conhecem desde que Eileen era criança e essa experiência, junto com a diferença de idade de cinco anos, sempre foi algo bastante relevante. Mas agora Eileen já está com quase 30 anos e quem sabe se não é momento certo?

O meu maior problema com a história foram as trocas de emails entre Alice e Eileen. Até que abordavam assuntos interessantes como sociedade e relacionamentos, sobre nossas preocupações cotidianas em comparado com situações como fome e aquecimento global. Mas elas acabavam por divagar em assuntos completamente maçantes que quando eu chegava no final, nem sabia mais o que tinha sido falado lá no começo.

1 Comentários

  1. Olá, Luiza.
    Eu confesso que não tenho interesse em ler nada da autora. Eu li resenhas bem controversas de Pessoas Normais. E acredito que se fosse ler teria grande dificuldade com esse negócio dos diálogos. Já tenho dificuldade quando são aspas hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)