Resenha #739: A Biblioteca Da Meia-Noite - Matt Haig (Bertrand Brasil)

Título: A Biblioteca da Meia-Noite
Título Original: The Midnight Library
Autor: Matt Haig
Série: ---
Páginas: 308
Ano: 2021
Editora: Bertrand Brasil
Sinopse: A biblioteca da meia-noite é um romance incrível que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo.
Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido.
Neste lugar entre a vida e a morte, e graças à ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a Austrália, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olímpica... enfim, as opções são infinitas. Mas será que alguma dessas outras vidas é realmente melhor do que a que ela já tem?
Em A biblioteca da meia-noite, Nora Seed se vê exatamente na situação pela qual todos gostaríamos de poder passar: voltar no tempo e desfazer algo de que nos arrependemos. Diante dessa possibilidade, Nora faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.

Alerta de gatilho para depressão e suicídio

Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de arrependimentos na vida. Após a morte do seu gato e ela ser demitida, ela decide morrer. Então, de repente, Nora se vê n'A Biblioteca da Meia-Noite e cheia de oportunidades de viver as vidas que poderia ter vivido.

Só pelo pequeno resumo, já sabemos que a carga emocional do livro é bastante pesada. Então fique atento aos gatilhos. Mesmo a história sendo tensa e a escrita do autor ter um certo tom de nostalgia, a história teve um bom ritmo. A narração em terceira pessoa deixa a história um pouco impessoal, mas nada que vá atrapalhar muito. Os capítulos são relativamente curtos até.


Nora é uma mulher que teve muitas oportunidades na vida, na mesma medida que sempre um acontecimento fazia com que ela abandonasse. Na biblioteca ela vai poder viver as vidas caso tivesse feito essas escolhas, mas isso não significa que aquela será a sua vida perfeita. Eu gostei da personagem e algumas vezes me identifiquei com ela na questão do "e se?".

Achei bem bacana como o autor mesclou física quântica com filosofia para explicar o que realmente seria A Biblioteca da Meia-Noite. De certo que ele poderia ter aprofundado mais um pouco, porém a jornada aqui é acompanhar Nora.

A mensagem do livro é bem bonita até, a questão de valorizar a vida que temos, mas eu achei um tanto imprudente como o autor a questão su1c1d4 de Nora. Soou algo tipo "está triste? pois não fique a vida é bela". Claro que Nora, vivendo suas várias vidas, aprendeu a apreciar a sua vida verdadeira, mas nem todo mundo consegue visualizar isso por baixo da depressão e outros problemas. De resto, é uma leitura que faz refletir sobre nossa vida, nossas conquistas e arrependimentos, e os vários "e se?"

5 Comentários

  1. Oi Lu,
    Eu vi o lançamento e JAMAIS esperaria esses gatilhos diante da capa e título!
    E é um livro que eu leria sim, está na minha lista.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu! Não pensei que tivesse gatilhos na obra, fiquei surpresa com este aspecto. Eu tenho bastante vontade de ler o livro, que pelo visto é bem mais reflexivo do que imaginei. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, eu Li Como parar o tempo do mesmo autor e tem um premissa parecida, eu gostei bastante. Quero conferir esse também!

    bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu! Tudo bom?
    Pela sinopse eu esperava uma história mais pesadinha, fiquei curiosa e ao mesmo tempo meio hmmm com os gatilhos que você comentou. Só essa capa que me mata porque não é nada atraente.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu queria saber como definir um capítulo de cada vez ?

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)