Resenha #729: Imago - Octavia E. Butler (Morro Branco)

Título: Imago
Título Original: ---
Autor: Octavia E. Butler
Série: Xenogenesis #3
Páginas: 320
Ano: 2021
Editora: Morro Branco
Sinopse: A impactante conclusão da trilogia Xenogênese, com a busca de Jodahs pela única coisa que a incrível ciência dos Oankali não pode prover… um milagre.
Humanos e Oankali têm acasalado desde que os alienígenas vieram pela primeira vez à Terra para resgatar os poucos sobreviventes de uma devastadora guerra nuclear. Os Oankali começaram um grande projeto de procriação, guiados pelos ooloi, uma subespécie assexuada capaz de manipular o DNA, na esperança de eventualmente criar uma raça estelar perfeita.
Supõe-se que Jodahs seja apenas outro híbrido de Humano e Oankali, mas quando ele começa sua transformação para a idade adulta, ele se torna ooloi – o primeiro a nascer de uma mãe Humana.
Conforme seu corpo muda, Jodahs desenvolve a habilidade de mudar de forma, manipular matéria e curar ou criar doenças. Se esse jovem assustado for capaz de dominar sua nova identidade, Jodahs pode se tornar o salvador do que restou da Humanidade. Ou, se não tomar cuidado, pode se tornar uma praga que destruirá essa nova raça de uma vez por todas.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Dentre os autores que conheci esse ano, Octavia está nesta lista. A trilogia Xegonêse é uma ficção científica única e bastante criativa. Infelizmente Imago não foi uma conclusão à altura da história.

Desde que humanos e Oankali começaram a acasalar e dar vida aos constructos, nunca houve alguém como Jodahs: um constructo que, em sua fase adulta, é o primeiro ooloi nascido de mãe humana. Por alguns ele é visto como milagre, por outros, uma ameaça. Mas cabe a Jodahs decidir seu futuro.


Enquanto em Despertar vemos como se iniciou a relação entre os humanos e Oankali, e em Ritos de Passagem vemos algumas consequências dessa "união", eu esperava que Imago focasse bem mais nos acontecimentos pós-final de Ritos de Passagem. Entretanto, o que acompanhamos aqui teria funcionado melhor se esse livro fosse o segundo, por exemplo.

Entendo bem que, assim como todo mundo, Jodahs está um pouco perdido devido a sua condição de primeiro constructo nascido de mãe humana a se tornar ooloi. Foi até interessante ver um ooloi mais empático com os humanos e até ver as transformações para um ooloi adulto da visão de alguém passando por isso. Mas isso tudo fica meio perdido quando o pensamento de Jodahs está focado apenas é conseguir parceiros humanos.

Por ser o gênero responsável pela reprodução entre os humanos e Oankali, é até aceitável essa obsessão de Jodahs, mas chega um pouco que já fica cansativo e repetitivo o quanto ele diz que realmente necessita de parceiros humanos, agora que está se transformando em um ooloi adulto. Pela sinopse, eu pensei que seria abordado a questão do que esse novo tipo de constructo traz para a relação entre os humanos e seus "salvadores", mas isso é apenas mencionado superficialmente. 

90% do livro ficamos na cabeça de Jodahs obcecado por um casal de humanos e tentando convence-los a se tornarem seus parceiros oficialmente. Um ponto que destaco nessa relação entre ooloi e humanos é como a Octavia mostra a ilusão de os humanos realmente possuem alguma voz ativa nesse tipo de relacionamento, já que é mostrado desde o primeiro livro que os Oankali os manipulam geneticamente e o conceito deles sobre consentimento é um tanto deturpado.

Não digo que o livro se encerra de forma completamente aberta, mas fica aquela sensação de que algo se perdeu e não vemos. Comparado com seus antecessores, ele é bem fraco. Como comentei no começo da resenha, Imago teria funcionado muito melhor como livro transitório, mas como encerramento de uma trilogia bastante criativa e com questionamentos importantes, ficou bastante a desejar.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Despertar (Dawn)
Livro 2 - Ritos de Passagem (Adulthood Rites)

1 Comentários

  1. Oi, Lu! Tudo bom?
    Pulei a resenha porque quero muito ler essa trilogia, mas adoro chegar nos livros da Octavia sem saber o que esperar justamente pela surpresa! Eu amo tudo que essa mulher escreveu.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)