Resenha #712: A Outra Garota Negra - Zakiya Dalila Harris (Intrínseca)

Título: A Outra Garota Negra / Intrínsecos #35
Título Original: The Other Black Girl
Autor: Zakiya Dalila Harris
Série: ---
Páginas: 384
Ano: 2021
Editora: Intrínseca
Sinopse: A assistente editorial Nella Rogers é a única funcionária negra da Wagner Books. Quando outra negra, Hazel, começa a trabalhar no cubículo ao lado do dela, ela pensa que encontrou um aliado. Mas, com o passar das semanas, Nella percebe que Hazel se tornou a favorita do escritório – e ela mesma está sendo deixada de fora de projetos importantes. Em seguida, as notas começam a aparecer em sua mesa: deixe Wagner agora.

A Outra Garota Negra é um livro que tem uma premissa interessante. Enquanto a autora acerta em alguns pontos, em outros ela deixa bastante a desejar.

Um dos pontos que a autora super acertou foi no desenvolvimento envolvendo racismo velado no ambiente de trabalho, a condescência, microagressões e a dificuldade das pessoas negras subirem em suas carreiras. Todos esses pontos vemos através de Nella, uma jovem assistente de editoria que trabalha em um ambiente predominantemente branco. Ela era a única pessoa negra no seu setor até a chegada de Hazel.


Nesse mesmo cenário a autora também bate na tecla na pouca participação de negros no mercado editorial, principalmente nos bastidores da produção. Ano passado tivemos um caso com uma grande editora (cof cof Galera Record cof cof) que, apesar de não concordar muito com alguns pontos utilizados nesta situação, por outro lado ficou bastante claro o quão problemático é esse cenário.

Nella é uma moça que tem suas convicções bem fortes e quer fazer mudanças no mercado editorial de como a comunidade negra é vista por escritores brancos (principalmente homens, mas isso eu acho que nem era preciso especificar). Entretanto, suas ações sempre sofrem pequenas e discretas retaliações e por isso ela vai se questionando se vale a pena mesmo lutar, já que afeta diretamente na sua carreira. 

Por mais que A Outra Garota Negra traga discussões válidas e interessantes, o seu ritmo lento, a alternância de narração e o vai-e-volta na linha do tempo podem deixar o ritmo de leitura um pouco lento. A questão do suspense em si deixa um pouco a desejar, ainda mais no quesito explicação, mas isso eu já esperava porque é algo que sempre me brocha no gênero.

Apesar de seus pontos negativos, A Outra Garota Negra é uma leitura super válida e bastante reflexiva sobre como o mercado de trabalho trata os negros. Uma curiosidade interessante: a autora se baseou na sua experiência trabalhando na Penguim Random House (uma grande editora internacional) para escrever esse livro. Os direitos de adaptação já foram adquiridos pela Hulu.

3 Comentários

  1. Oi, Lu! Tudo bom?
    Falou tudo o que eu pensei sobre o livro. Toda a questão sobre o racismo no mercado de trabalho e no local de trabalho e em toda a vida da protagonista é muito bem desenvolvido e tenso e realista, agora a parte do thriller eu fiquei ?????
    Gostei do plot twist no final, mas achei muito tirado da cartola. E tem uns buracos na trama que eu não consegui entender ONDE estavam as respostas, se é que estavam ali. Enfim, teria funcionado melhor com uma edição mais coerente, pra deixar o texto menos confuso.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu. Faz tempo que não passava aqui. Estava com saudades dos seus posts sempre trazendo livros diferentes do usual e opiniões sinceras.
    Eu não conhecia esse livro e devo confessar que não me atraiu muito, mas sempre acho válido livros com essas temáticas, é muito importante falar e ler sobre isso.
    Bjus

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)